Tipos de vegetação do Continente Americano – Geografia Enem

Desertos, Estepes, e Florestas Tropicais estão presentes na Vegetação do Continente Americano. Veja!

Vegetação de Florestas e de Desertos. Tem de tudo no Continente Americano. Veja!

As diversas formações, você já sabe, mas  não custa revisar aqui: Tundra, Floresta Temperada, Boreal e Pradarias, agora veremos: os Desertos, a estepe ou caatinga, vegetação mediterrânea, floresta tropical ou equatorial, e a savana.

 

Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte II) Geografia- Enem
Figura 1- Deserto do Atacama no Chile

Desertos

A Vegetação desértica é adaptada a escassez de água devido ao clima árido, são espinhosas, com pequenas folhas e raízes profundas para captar água de lençóis subterrâneos.  Muitas espécies aparecem após raras chuvas. Localizam- se no noroeste do México, na Califórnia, no sul da Argentina, norte do Chile e costa do Peru.

Dica 1- Que tal rever quais os fusos horários brasileiros e ver como isso ocorre? Fique atento, cai no Enem e vestibulares! https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-brasileiros/

Estepe

Clima semiárido, a estepe sofre com chuvas escassas e temperaturas elevadas. No Brasil essa vegetação é chamada de Caatinga. A vegetação é rasteira, com pequenas plantas, na caatinga arbustos e cactos.

Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte II) Geografia- Enem
Figura 2
– Estepe                                                Figura 3– Caatinga

Vegetação Mediterrânea

É uma vegetação própria de clima mediterrâneo, com verões quentes e invernos úmidos e chuvosos. No continente americano esse tipo de vegetação é encontrado no litoral da Califórnia , Estados Unidos e no Chile, áreas centrais. Sua vegetação é composta de árvores e arbustos de tamanho médio. Vegetação esparsa, isto é, separadas umas das outras.

Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte II) Geografia- Enem
Figura 4
– Vegetação Mediterrânea.

Dica 2– Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos diariamente? E o que isso acarreta no meio ambiente? Acompanhe essa aula! https://blogdoenem.com.br/lixo-domestico-geografia-enem/

Floresta Tropical ou Equatorial

São as florestas localizadas nas áreas intertropicais, ou zonas equatoriais. Com uma variada e densa vegetação, essa floresta tem como maior exemplo a Floresta Amazônica. Abriga milhares de espécies animais e vegetais, tudo isso em razão das condições climáticas favoráveis, pois essa floresta recebe chuvas e umidade durante o ano inteiro.

Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte II) Geografia- Enem
Figura 5
– Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo.

Savanas

São florestas de características de clima tropical, uma seca e outra chuvosa. Na América, essa vegetação ocorre na América do Sul e é chamada de cerrado. Suas plantas são basicamente gramíneas, árvores e arbustos espalhados e capins que cobrem o solo.

Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte II) Geografia- Enem
Figura 6
– Savana ou Cerrado

Aula Gratuita

Não perca a aula do professor Carrieri sobre os aspectos geográficos do continente americano!

Agora é a sua vez! Vamos resolver mais um exercício sobre os tipos de formações vegetais e fixar esse assunto!

(FGV-SP) Assinale a alternativa que associa corretamente um tipo climático ao tipo de vegetação zonal que a ele corresponde:

a) Clima Equatorial/Vegetação esclerófila (chaparral, maqui)
b) Clima Tropical/ Savanas
c) Clima Mediterrâneo/ Florestas temperadas caducifólias
d) Clima Temperado/ Florestas pluviais tropicais
e) Clima Subtropical árido/Estepes

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel