O Lixo Doméstico produzido diariamente – Geografia ENEM

Você sabia que em todo o mundo, a quantidade de lixo aumenta cada vez mais, e que a falta de saneamento básico, de tratamento e coleta de lixo causam até mesmo a morte de milhares de pessoas?

As paisagens são aquilo que nossa visão alcança. Já estudamos as paisagens aqui no nosso blog, mas você já reparou como algumas delas são “enfeitadas” pelo lixo doméstico que o homem produz diariamente?

No Brasil, infelizmente há lixo depositado em terrenos, a céu aberto, e isso além de poluir visualmente as paisagens traz uma série de problemas de poluição sérios.

A coleta e a fiscalização desse material não são rigorosas, ficando assim prejudicada a saúde da população.

Mas, o que é o lixo doméstico? Você sabe?

O Lixo Doméstico - Geografia Enem

                                                Figura 1 – Charges sobre a conscientização do lixo produzido.

O Lixo doméstico

É aquele que diariamente é descartado dos lares brasileiros, onde as pessoas utilizam diversos produtos (restos de alimentos, material plástico, papel, tecido, eletrônicos, etc) e descartam, na maioria das vezes sem efetuar a reciclagem.

Dica 1- Você sabe o que são terras emersas? Vamos conhecer cada continente e relembrar quais são essas terras? Acompanhe aqui no nosso blog! https://blogdoenem.com.br/geografia-continentes-terras-emersas/

Assista a essa reportagem sobre “O Lixo doméstico no Brasil” – fique atento como se polui facilmente as ruas, e como os profissionais responsáveis pela limpeza  tem trabalho com essa falta de educação da população.

Depósito a céu aberto

Por falta de uma cultura que priorize o meio ambiente, as pessoas acabam descartando todo tipo de material em terrenos baldios, mananciais, rios, florestas, pântanos, etc, e isso já se tornou  um problema urbano que muitas cidades enfrentam. Nos “lixões”, todo o lixo doméstico é depositado a céu aberto, o  que gera mau cheiro, e animais que provocam doenças sérias. Principalmente pelo fato de que existem pessoas que vivem nesses lugares coletando e reciclando o lixo para vender, e dali tirar seu sustento.

O Lixo Doméstico - Geografia Enem

Figura 2– Lixo em rio.                                                                 Figura 3– Lixo depositado em terreno baldio.

Dica 2- A translação é o movimento em que a Terra faz em volta do Sol. Vamos relembrar como acontece esse fenômeno e suas consequências? Cai no Enem e vestibulares. Então acesse! https://blogdoenem.com.br/movimento-translacao-terra-geografia/

Analise o gráfico e (re) pense: para onde vai o lixo?

O Lixo Doméstico - Geografia Enem

Gráfico sobre a distribuição do lixo. (Disponível em https://geoconceicao.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html, Acesso em 16 jun.2014.).

Estações de Triagem

São lugares onde o lixo é dividido, ou seja, é feita a separação de materiais como metal, plástico, vidro, papel. Esse material é tratado para reaproveitamento.

Aterros

São locais onde o lixo é depositado. São feitas camadas, onde os tratores cobrem esse lixo de terra. Possuem um sistema de drenagem onde se capta o chorume, que é um líquido proveniente da decomposição do lixo, possui um cheiro forte e, deve ser tratado, pois caso entre em contato com o solo, pode contaminar lençóis freáticos.

Dica 3– Que tal ficar por dentro dos fusos horários no Brasil? Não perca tempo! Entenda como funciona essa dinâmica. E aí já acertou as horas? Então veja! https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-brasileiros/

No Brasil, a maior quantidade de lixo produzido é o orgânico.  Nos países desenvolvidos  é somente 20%. Ainda é um desafio para o povo brasileiro, aprender a lidar com o lixo doméstico, reciclar e reaproveitar. Isso remete a uma consciência maior, a de preocupar-se com o meio ambiente, evitando acúmulo, doenças, e contribuindo para o descarte correto, praticando cidadania.

Vejo como este e outros problemas ambientais acontecem no Brasil nesta aula do professor Carrieri

 

(Vunesp-1995) Com relação ao lixo doméstico produzido pela sociedade urbana do Brasil, é verdadeiro afirmar:

a) Um elevado percentual da receita municipal provém da reciclagem
b) A quase totalidade é constituída por plásticos, vidros e metais, facilmente decompostos em ambientes anaeróbicos.
c) A maior parte é enterrada em aterros sanitários apropriados, o que elimina a possibilidade de contaminações.
d) As áreas onde o lixo é depositado são inóspitas devido à proliferação de animais transmissores de doenças.
e) Os aterros sanitários são fertilizados pelos resíduos sólidos, enquanto os mananciais se beneficiam com o chorume.

Resposta: letra D

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel