Megaoperação de combate ao zika vírus será neste sábado (13)

Exército, Aeronáutica e Marinha na Guerra contra o Zika vírus. Ação acontece em todo o Brasil e serão feitas visitas nas residências para orientar a destruição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Zika Vírus: Um mosquito não é mais forte que um país inteiro. Este é o slogan da nova campanha de combate ao zika vírus, que vem causando o surto de microcefalia no Brasil.

Uma megaoperação envolvendo militares do Exército, Marinha e Aeronáutica junto com agentes de saúde acontece durante este sábado, dia 13 de fevereiro.

A ação será realizada devido à urgência mundial decretada pela Organização Mundial de Saúde, considerando o surto de Zika vírus um risco global.

O Brasil é principal foco de contaminação atual. A campanha deste sábado tem foco em informar e envolver oda a população brasileira para que se una no combate ao mosquito Aedes Aegypti. 

Zika vírus e Microcefalia

O Zika vírus tem no mosquito o vetor que dissemina o vírus entre a população. As principais vítimas potenciais da infeção são os bebês ainda em gestação. O vírus que alcança mulheres durante a gravidez consegue superar as barreiras da placenta e chega ao feto, provocando danos neurológicos como a microcefalia, cegueira, surdez, e retardo mental.

microcefalia-zika-virus
Tragédia no Brasil: Contaminação de mulheres grávidas pelo zika vírus cresceu exponencialmente

Quizz do Zika vírus – Quer saber mais sobre este assunto que pode cair no Enem deste ano? Então teste seus conhecimentos sobre um dos assuntos mais falados em todo o Brasil, basta clicar aqui para participar do Quizz do zika vírus.

Microcefalia e Zika vírus no Enem 2016 –  Veja também: clicando aqui você tem acesso ao conteúdo que pode cair nos vestibulares e no Enem. Entenda o que é a doença, como se dá a transmissão e o que é esse vírus que tem alarmado a população.

Confira os seis passos para combater o mosquito Aedes Aegypti periodicamente:

1º passo:

1

2º passo: 

2

3º passo:

3

4º passo:

5

5º passo:

6

6º passo:

7

Você sabia?

  • Eliminar os criadouros potenciais do mosquito é a principal medida contra as doenças
  • É importante permitir e acompanhar a visita do agende de saúde na sua casa
  • Cada fêmea coloca mais de 100 ovos por vez
  • Os ovos podem durar um ano e meio fora da água
  • Só as fêmeas picam as pessoas. Elas precisam de sangue para amadurecer os ovos

O Blog do Enem faz um agradecimento especial à 14ª Brigada Militar de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, em Florianópolis, pela disponibilização de materiais informativos. E os militares alertam: eliminar os criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia para evitar doenças. 

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel