Movimentos Circulares – Revisão de Física Enem. Confira.

Já estudou tudo sobre os Movimentos Circulares? Entenda o que são a Velocidade Angular, o Movimento Periódico e o Aspecto Vetorial nesta aula de Física Enem. Confira abaixo.

Você lembra das aulas sobre Movimentos Circulares? Sabe calcular Velocidade Angular?  E Movimento Periódico, ou Aspecto Vetorial? – Se você não ‘matou de primeira’, é hora de revisar!

Velocidade Angular (ω)

Perceba abaixo a descrição de um arco por um ponto material. Tal arco percorrido por certo tempo dará origem a uma velocidade denominada velocidade angular. Pareceu complicado?

Veja bem a imagem abaixo, com calma, e leia o enunciado novamente, associando o texto às imagens.  Faça a sua parte de esforço de compreensão para aprender de verdade. No final do post tem um vídeo de reforço para você sobre Movimentos Circulares.2855.png

Para aprender este conteúdo é preciso ter disciplina, paciência para fazer as observações nas imagens, e, então, poder assimilar o que está nas representações matemáticas.figura_01.jpg

O Movimento Periódico:

  • Todas as características do movimento (posição, velocidade e aceleração) se repetem em intervalos de tempo iguais.
  • Período (T): é o menor intervalo de tempo para que haja repetição das características do movimento.
  • Frequência (f): é o número de repetições (n) das características do movimento, na unidade de tempo.2863.png

As Relações Fundamentais

  1. a.
    2870.png

     

  1. b.
    2878.png

     

O Aspecto Vetorial

Perceba que a velocidade linear ou tangencial encontra-se sob uma linha tangente à trajetória em cada ponto do movimento.figura_02.jpg

Componentes da força resultante

Dinâmica do movimento circular refere-se às forças envolvidas durante uma curva. Nesse sentido, para que haja a formação de uma curva é necessário que a soma vetorial das forças envolvidas no movimento estudado seja no sentido centro.

A essa força resultante, voltada para o centro da trajetória, dá-se o nome de FORÇA CENTRÍPETA, cuja função é alterar a direção e sentido do vetor velocidade.figura_03.jpgComponente tangencial: Ft = m | a |

A Componente Centrípeta:

2887.png

Aula Gratuita sobre Movimentos Circulares

Saiba mais sobre Movimentos Circulares nesta aula do canal  Curso Enem Gratuito, com o professor Rosseto, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Dica do Blog – O calor é transferido espontaneamente de um corpo “mais quente” para o “mais frio”. Estude com a Aula  de Princípio Geral da Troca de Calor e fique preparado para prova de Física Enem troca de calor destacada

Desafios para você responder e compartilhar sobre Movimento Circular

Questão 01

(UFF) Uma criança se balança em um balanço como representado esquematicamente na figura a seguir. Assinale a alternativa que melhor representa a aceleração da criança no instante em que ela passa pelo ponto mais baixo de sua trajetória.figura_04.jpg

a)

2918.png

b)

2944.png

c)

2951.png

d)

2979.png

e)

2984.png

Questão 02

(PUCSP) Um automóvel de massa 800 kg, dirigido por um motorista de massa igual a 60 kg, passa pela parte mais baixa de uma depressão de raio = 20 m com velocidade escalar de 72 km/h. Nesse momento, a intensidade da força de reação que a pista aplica no veículo é: (adote g = 10 m/s²).

figura_05.jpg

a) 231.512 N

b) 215.360 N

c) 1.800 N

d) 25.800 N

e) 24.000 N

Dica 3 – Relembre sobre Calor sensível e Calor latente nesta aula de Física Enem. Estude conosco e fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/calor-sensivel-e-calor-latente-revisao-de-fisica-enem/

Questão 03

(ENEM)O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos.

Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s²), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente:

a) 80 m

b) 430 m

c) 800 m

d) 1.600 m

e) 6.400 m

Questão 04

(UFF) Para um bom desempenho em corridas automobilísticas, esporte que consagrou Ayrton Senna como um de seus maiores praticantes, é fundamental que o piloto faça o aquecimento dos pneus nas primeiras voltas.

Suponha que esse aquecimento seja feito no trecho de pista exibido na figura a seguir, com o velocímetro marcando sempre o mesmo valor.

Assinale a opção que identifica corretamente como os módulos das acelerações do carro nos pontos A, B e C assinalados na figura estão relacionados.

1470.png

a) aA = aC > aB ≠ 0

b) aA = aB = aC = 0

c) aC > aA > aB = 0

d) aA > aC > aB = 0

e) aA = aB = aC ≠ 0

Quesrtão 05

(ENEM) Observe o fenômeno indicado na tirinha ao lado: a força que atua sobre o peso e produz o deslocamento vertical da garrafa é a força

figura_07.jpg

a) de inércia.

b) gravitacional.

c) de empuxo.

d) centrípeta.

e) elástica.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel