Faltam 100 dias para o Enem 2021: veja o que estudar

O que parecia longe já está chegando: faltam somente 100 dias para o Enem! Confira 10 dicas do que estudar e de como se preparar nessa reta final dos estudos!

No dia 13 de agosto vão faltar exatamente 100 dias para a primeira prova do Enem 2021. Tanto as provas impressas quanto as digitais vão ocorrer em dois domingos consecutivos, nos dias 20 e 27 de novembro de 2021. O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas no Brasil e para a obtenção de bolsas de estudo.

E se a reta final normalmente já causa ansiedade nos candidatos, a pandemia aumenta mais ainda as expectativas para o exame. O isolamento social tem sido uma barreira a mais para ser enfrentada pelos estudantes. Falta de acesso à internet, de um local apropriado para os estudos e a preocupação causada pelo coronavírus atrapalharam a rotina de mais de 3 milhões de candidatos inscritos no Enem deste ano.

Por isso, a equipe do Blog do Enem preparou uma série de dicas de como se preparar faltando 100 dias para o Enem.

Defina um cronograma

O passo número 1 para começar estudar para qualquer tipo de prova é criar um cronograma que atenda as suas necessidades. Primeiramente, é importante identificar quanto tempo você consegue estudar por dia. Cada pessoa tem uma rotina diferente e horários em que tem mais facilidade de concentração. Sem essa delimitação, você corre o risco de se culpar por não estar estudando o suficiente ou de ficar exausto por exceder seus limites.

estudante cansada - 100 dias para o enem

Em seguida, distribua suas tarefas diárias em uma grade de horários. Mas não coloque apenas as disciplinas nesse cronograma. Lembre-se de inserir tempo de descanso e outras atividades importantes que você precisa realizar diariamente, como trabalho e tarefas domésticas. Assim você consegue visualizar seu planejamento e fica mais fácil de segui-lo.

Priorize os assuntos que mais caem nas provas

Caso você já esteja estudando há alguns meses e seguindo um plano de estudos, siga firme com ele! Mas se você ainda não conseguiu estabelecer uma rotina, a melhor estratégia é priorizar os conteúdos que mais caem em cada disciplina.

O Curso Enem Gratuito possui um plano de estudos intensivo com aulas selecionadas para abordar todos os temas mais frequentes do Enem. Seguir esse cronograma pode facilitar a sua vida!

Assista à videoaulas

Se você está preocupado com a quantidade de conteúdos que ainda precisa estudar, ou não está se adaptando com a leitura de aulas, as videoaulas podem ser uma boa saída! Existem conteúdos mais visuais, ou que são mais fáceis de serem entendidos com o fala de um professor. Além disso, às vezes você consegue encontrar um professor que explica bem do jeitinho perfeito para você entender!

Por aqui a gente recomenda o canal do YouTube do Curso Enem Gratuito, que tem videoaulas criadas especialmente para quem vai prestar o Enem. Quer um exemplo? Confira a aula sobre como fazer a redação do Enem com a prof. Dani:

Resolva provas antigas e simulados

Uma etapa muito importante dos seus estudos, principalmente faltando 100 dias para o Enem, é a resolução de exercícios. Procurar por simulados específicos de cada assunto estudado e resolver provas antigas são formas de otimizar sua preparação para as provas. Veja só o porquê:

  • Você testa o que aprendeu e descobre quais assuntos precisa retomar;
  • Treina a resolução de cálculos e a interpretação de textos;
  • Percebe de quais formas cada conteúdo é cobrado;
  • Descobre quanto tempo você demora, em média, para responder uma questão;
  • Revisa o conteúdo;
  • Aprende informações novas.

Treine sua redação

Pode ser que bata aquela preguiça de começar a treinar redação do Enem, mas é preciso estar tão preparado para ela quanto para as demais disciplinas. Sozinha ela já vale um quinto da sua prova! A nota da redação pode ser decisiva na sua aprovação ou reprovação. E a melhor forma de melhorar o seu texto é treinando. Por isso que aqui no site temos uma lista de temas de redação para você praticar.

Pesquise sobre o curso que você deseja fazer

As universidades utilizam o SiSU e o ProUni como formas de seleção de candidatos, certo? Mas isso não quer dizer que todas as instituições utilizam a nota do Enem da mesma forma.

Existem universidades que fazem apenas uma média aritmética das notas de cada uma das 5 frentes do Enem. Entretanto, várias instituições estabelecem pesos diferentes para cada área do conhecimento. Assim, se você quer cursar uma engenharia, por exemplo, pode ser que a prova de Matemática tenha um peso maior do que as demais. Existem ainda instituições que fornecem bônus em determinadas categorias de cotas.

Por tudo isso, é importante pesquisar como o curso e a instituição onde você deseja estudar utilizam a nota do Enem, e pesquisar qual foi a nota de corte do último ano. Assim você consegue estabelecer um objetivo e traçar um plano para alcançá-lo.

Leia o edital

No momento em que decidimos fazer a prova do Enem, parece tudo muito simples. É só se inscrever e comparecer no dia e local marcados para a prova. No entanto, existe uma série de particularidades que podem surgir sem que você tenha previsto.

Por isso recomendamos que você leia o edital do Enem para ficar bem informado. Faltando 100 dias para o Enem ainda tem bastante tempo para você encarar o documento.

Pense em alternativas de estudo

Às vezes a gente fica tão imerso nas aulas que esquece que existem várias formas de aprender. Livros, filmes, séries, documentários, reportagens e até músicas são alternativas para o aprendizado – e são a cara do Enem! Além de aprender com outros materiais, você ainda consegue descolar aquele repertório sociocultural pra usar na redação.

Não se compare

Todos os anos são milhões de estudantes que prestam o Enem, e a trajetória de cada um deles é singular. Vivemos em um país grande, diverso e, infelizmente, muito desigual. Cada um tem uma carga de estudos diferente, os próprios limites e habilidades. Lembre-se sempre que o mais saudável é não se comparar e respeitar a sua própria história.

Dedique um tempo para o lazer

Não importa se você já está estudando já há um ano ou se vai começar agora que faltam 100 dias para o Enem: separar um tempo para lazer é essencial para ter um bom desempenho. Ter pequenas pausas e fazer coisas que você gosta ajudam a dar um tempo para sua mente processar o que você estudou.

Além disso, é importante recarregar as energias para absorver tudo o que você está estudando. Quem nunca chegou no final da página e se deu conta que não lembrava do início porque estava cheio de sono? Lembre-se que estudar pouco com qualidade é sempre melhor do que estudar bastante e sem concentração.

Bons estudos!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel