Faltam 100 dias para o Enem 2020: veja o que fazer e como estudar

O que parecia longe já está chegando: faltam somente 100 dias para o Enem! Confira 10 dicas do que estudar e de como se preparar nessa reta final dos estudos!

Faltam 100 dias para a realização da primeira prova do Enem 2020. As provas impressas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem digital deverá ocorrer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas no Brasil e para a obtenção de bolsas de estudo.

E se a reta final normalmente já causa ansiedade nos candidatos, a pandemia aumenta mais ainda as expectativas para o exame. Com o adiamento das datas por conta da pandemia de Covid-19, os alunos terão cerca de dois meses a mais para estudar.

No entanto, o isolamento social tem sido uma barreira a mais para ser enfrentada pelos estudantes. Falta de acesso à internet, de um local apropriado para os estudos e a preocupação causada pelo coronavírus atrapalham a rotina de mais de 6,3 milhões de candidatos inscritos no Enem deste ano.

Por isso, a equipe do Blog do Enem preparou uma série de dicas de como se preparar faltando 100 dias para o Enem.

Defina um cronograma

O passo número 1 para começar estudar para qualquer tipo de prova é criar um cronograma que atenda as suas necessidades. Primeiramente, é importante identificar quanto tempo você consegue estudar por dia. Cada pessoa tem uma rotina diferente e horários em que tem mais facilidade de concentração. Sem essa delimitação, você corre o risco de se culpar por não estar estudando o suficiente ou de ficar exausto por exceder seus limites.

estudante cansada - 100 dias para o enem

Em seguida, distribua suas tarefas diárias em uma grade de horários. Mas não coloque apenas as disciplinas nesse cronograma. Lembre-se de inserir tempo de descanso e outras atividades importantes que você precisa realizar diariamente, como trabalho e tarefas domésticas. Assim você consegue visualizar seu planejamento e fica mais fácil de segui-lo.

Priorize os assuntos que mais caem nas provas

Caso você já esteja estudando há alguns meses e seguindo um plano de estudos, siga firme com ele! Mas se você ainda não conseguiu estabelecer uma rotina, a melhor estratégia é priorizar os conteúdos que mais caem em cada disciplina.

sem tempo irmão - 100 dias apra o enem

O Curso Enem Gratuito possui um plano de estudos intensivo com aulas selecionadas para abordar todos os temas mais frequentes do Enem. Seguir esse cronograma pode facilitar a sua vida!

Assista a videoaulas

Se você está preocupado com a quantidade de conteúdos que ainda precisa estudar, ou não está se adaptando com a leitura de aulas, as videoaulas podem ser uma boa saída! Exitem conteúdos mais visuais, ou que são mais fáceis de serem entendidos com o fala de um professor. Além disso, às vezes você consegue encontrar um professor que explica bem do jeitinho perfeito para você entender!

videoaula - 100 dias para o enem

Por aqui a gente recomenda o canal do YouTube do Curso Enem Gratuito, que tem videoaulas criadas especialmente para quem vai prestar o Enem. Quer um exemplo? Confira a aula sobre como fazer a redação do Enem com a prof. Dani:

Resolva provas antigas e simulados

Uma etapa muito importante dos seus estudos, principalmente faltando 100 dias para o Enem, é a resolução de exercícios. Procurar por simulados específicos de cada assunto estudado e resolver provas antigas são formas de otimizar sua preparação para as provas. Veja só o porquê:

  • Você testa o que aprendeu e descobre quais assuntos precisa retomar;
  • Treina a resolução de cálculos e a interpretação de textos;
  • Percebe de quais formas cada conteúdo é cobrado;
  • Descobre quanto tempo você demora, em média, para responder uma questão;
  • Revisa o conteúdo;
  • Aprende informações novas.

Tá Jóia GIF - Itsok Alright Thumbsup GIFs

Treine sua redação

Pode ser que bata aquela preguiça de começar a treinar redação do Enem, mas é preciso estar tão preparado para ela quanto para as demais disciplinas. Sozinha ela já vale um quinto da sua prova! A nota da redação pode ser decisiva na sua aprovação ou reprovação. E a melhor forma de melhorar o seu texto é treinando. Por isso que aqui no site temos uma lista de temas de redação para você praticar.

escrevendo - 100 dias para o enem

Pesquise sobre o curso que você deseja fazer

As universidades utilizam o SiSU e o ProUni como formas de seleção de candidatos, certo? Mas isso não quer dizer que todas as instituições utilizam a nota do Enem da mesma forma.

o que - 100 dias para o enem

Existem universidades que fazem apenas uma média aritmética das notas de cada uma das 5 frentes do Enem. Entretanto, várias instituições estabelecem pesos diferentes para cada área do conhecimento. Assim, se você quer cursar uma engenharia, por exemplo, pode ser que a prova de Matemática tenha um peso maior do que as demais. Existem ainda instituições que fornecem bônus em determinadas categorias de cotas.

Por tudo isso, é importante pesquisar como o curso e a instituição onde você deseja estudar utilizam a nota do Enem, e pesquisar qual foi a nota de corte do último ano. Assim você consegue estabelecer um objetivo e traçar um plano para alcançá-lo.

Leia o edital

No momento em que decidimos fazer a prova do Enem, parece tudo muito simples. É só se inscrever e comparecer no dia e local marcados para a prova. No entanto, existe uma série de particularidades que podem surgir sem que você tenha previsto.

Por isso recomendamos que você leia o edital do Enem para ficar bem informado. Faltando 100 dias para o Enem ainda tem bastante tempo para você encarar o documento.

Pense em alternativas de estudo

Às vezes a gente fica tão imerso nas aulas que esquece que existem várias formas de aprender. Livros, filmes, séries, documentários, reportagens e até músicas são alternativas para o aprendizado – e são a cara do Enem! Além de aprender com outros materiais, você ainda consegue descolar aquele repertório sociocultural pra usar na redação.

assistir - 100 dias para o enem

Não se compare

Todos os anos são milhões de estudantes que prestam o Enem, e a trajetória de cada um deles é singular. Vivemos em um país grande, diverso e, infelizmente, muito desigual. Cada um tem uma carga de estudos diferente, os próprios limites e habilidades. Lembre-se sempre que o mais saudável é não se comparar e respeitar a sua própria história.

beyonce

Dedique um tempo para o lazer

Não importa se você já está estudando já um ano ou se vai começar agora que faltam 100 dias para o Enem: separar um tempo para lazer é essencial para ter um bom desempenho. Ter pequenas pausas e fazer coisas que você gosta ajudam a dar um tempo para sua mente processar o que você estudou.

lazer - 100 dias para o enem

Além disso, é importante recarregar as energias para absorver tudo o que você está estudando. Quem nunca chegou no final da página e se deu conta que não lembrava do início porque tava cheio de sono? Lembre-se que estudar pouco com qualidade é sempre melhor do que estudar bastante e sem concentração.

Bons estudos!