O que dá para fazer com 400 pontos no Enem? 

As notas de corte variam, mas em 2023, 400 pontos no Enem já garantiram vagas em diversos cursos. Além do Sisu, Prouni e Fies, essa pontuação pode ser a chave para conseguir bolsas de estudos. Confira as oportunidades!

Os resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio já saíram, e provavelmente você está se perguntando o que é possível fazer com a sua nota, certo? Temos uma boa notícia: com 400 pontos no Enem já dá para entrar na faculdade! 

Em 2023, por exemplo, quem chegou à faixa de 460 pontos, tanto pelas notas de corte das Cotas, quanto da Ampla Concorrência, conseguiu ingressar em um curso de graduação.

Para que você também possa ter uma estimativa quanto às suas alternativas assim que as datas do Sisu forem anunciadas, vamos explicar o que é viável fazer com a sua pontuação. 

Para começar: o que são notas de corte? 

As notas de corte representam a pontuação mínima necessária para se qualificar para as vagas em cursos superiores através dos programas do governo federal – Sisu, Prouni e Fies. Elas são estabelecidas considerando a concorrência e o número de vagas em cada curso e instituição.

É importante destacar que se trata de uma referência dinâmica, podendo variar a cada processo seletivo conforme a demanda e o desempenho dos candidatos. 

Além de determinarem a elegibilidade para a universidade pública, as notas de corte também têm impacto no acesso a bolsas e descontos em instituições privadas, oferecendo um critério objetivo para a seleção dos estudantes.

Para exemplificar, em 2023, o curso de Ciências Sociais teve 755.01 como maior nota de corte na UFAM, e como menor nota de corte foram necessários apenas 400.94 pontos para ingressar na UEMS.

A lógica é a mesma para entender as suas chances de entrar nos demais cursos. Por isso, se você tirou 400 pontos no Enem, já tem uma pontuação considerada suficiente para começar um curso de graduação. 

Sisu 2023: cursos para entrar com 400 pontos no Enem

Anualmente, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre oportunidades para ingresso em universidades públicas e federais. 

Os critérios de seleção dos alunos se baseiam na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e variam conforme a oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência, ocorrendo duas vezes ao ano.

Como as médias das notas de corte referentes ao Sisu 2023 já foram divulgadas, você já pode ter uma ideia de que cursos poderia fazer com 400 pontos no Enem ou até menos. Confira:

  • Ciências Sociais: 400,94 – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Engenharia de Minas: 407,8 – Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) 
  • Física: 412,8 – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 
  • Química: 415,97 –  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 
  • Alimentos: 424,94 – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) 
  • Processos Químicos: 426,19 – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 
  • Ciências Exatas: 427,18 – Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Política e Gestão Cultural: 430,02 – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Geografia: 435,22 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Pedagogia: 439,04 – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

É importante destacar que essas pontuações se referem às vagas da Ampla Concorrência,  destinadas àqueles candidatos que não se enquadram em políticas de cotas ou não se beneficiam de ações afirmativas.

Consequentemente, as notas costumam ser mais elevadas do que nas diversas modalidades de cotas (como escola pública, escola pública + renda, racial, racial + renda, PcD, PcD + renda).

De acordo com as atualizações da Lei de Cotas, em 2024 o Sisu já deve adotar as novidades para o processo seletivo de estudantes. Isso significa que todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência e, só então, caso não atinjam as notas requeridas nessa categoria, passarão a concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas.

A lista de espera também tem um papel significativo, visto que a competição geral oferece um maior número de vagas, com chances de desistências. Essa pode ser uma ótima oportunidade para ingressar no curso dos seus sonhos, mesmo com uma pontuação de cerca de 400 pontos no Enem.

Veja as notas de corte do Sisu 2023 para todos os cursos e universidades. 

Também preparamos um vídeo para explicar melhor o que são e como funcionam as notas de corte:

Nota do Enem e Bolsas de Estudo

A pontuação alcançada no Enem pode ser um apoio na obtenção de bolsas de estudo progressivas para a graduação, que também variam conforme o desempenho nas provas.

Se atingir 400 pontos no Enem, já é possível concorrer a uma bolsa, assegurando a oportunidade de estudar em uma universidade de qualidade com mensalidades substancialmente mais acessíveis. 

Confira a tabela de bolsas e descontos oferecidos pela Uniasselvi:

  • 35% de bolsa para pontuações até 450 pontos.
  • 40% de bolsa para pontuações de 451 a 500 pontos.
  • 45% de bolsa para pontuações de 501 a 600 pontos.
  • 50% de bolsa para pontuações de 601 a 650 pontos.
  • 55% de bolsa para pontuações de 651 a 700 pontos.
  • 100% de bolsa para pontuações a partir de 701 pontos.

Bolsas de estudo da Uniasselvi

Para conhecer as oportunidades de bolsas de estudos da Uniasselvi, basta escolher a cidade e o curso desejado, e informar os seus dados de contato para receber as melhores ofertas. 

Você pode utilizar a sua nota do Enem, Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.

Certamente, com 400 pontos no Enem, algumas portas para ingressar na faculdade vão se abrir. Essa pontuação é um ponto de partida para planejar o seu caminho rumo à graduação e abraçar as oportunidades mais adequadas aos seus objetivos acadêmicos. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel