Antigamente 'para' se escrevia 'pára' quando era para 'parar'. E agora, como é a regra para o 'para'? - Veja aula gratuita de acentuação gráfica para mandar bem na Redação do Enem.
Confira resumo e Simulado Enem sobre Acentuação Gráfica para não vacilar nas questões de gramática e na Redação do Enem e dos vestibulares. Veja a revisão e faça os exercícios para você ficar bem afiado nos aspectos Gramaticais!
A Acentuação Gráfica é um dos itens da nossa ortografia que damos pouca atenção no dia a dia. Na hora de enviar mensagens no celular ou de conversar nos chats, acabamos simplificando a escrita, deixando de lado aspectos da norma culta.
No entanto, a Acentuação Gráfica não influi apenas na grafia das palavras, tem casos que modifica até mesmo o significado do que queremos expressar.
Vale lembrar que o Novo Acordo Ortográfico, que seria implementado a partir deste ano, foi adiado para 2016, com o objetivo de ajustar o prazo brasileiro ao de Portugal, que tem mais três anos para aplicar as regras no país.
QUANTO À POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA
1. Acentuam-se as oxítonas terminadas em “A”, “E”, “O”, seguidas ou não de “S”, inclusive as formas verbais quando seguidas de “LO(s)” ou “LA(s)”.
Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.
2. Acentuamos as palavras paroxítonas quando terminadas em: L – afável, fácil, cônsul, desejável, ágil, incrível. N – pólen, abdômen, sêmen, abdômen. R – câncer, caráter, néctar, repórter. X – tórax, látex, ônix, fênix. PS – fórceps, Quéops, bíceps. Ã(S) – ímã, órfãs, ímãs, Bálcãs. ÃO(S) – órgão, bênção, sótão, órfão. I(S) – júri, táxi, lápis, grátis, oásis, miosótis. ON(S) – náilon, próton, elétrons, cânon. UM(S) – álbum, fórum, médium, álbuns. US – ânus, bônus, vírus, Vênus.
Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.
3. Todas as proparoxítonas são acentuadas. Como podemos ver nos exemplos: México, música, mágico, lâmpada, pálido, pálido, sândalo, crisântemo, público, pároco, proparoxítona.
Veja agora para não esquecer:
Também recebem acento as oxítonas terminadas em ditongos abertos, como “ÉI”, “ÉU”, “ÓI”, seguidos ou não de “S”. Confira os exemplos no quadro:
Chá | Mês | nós |
Gás | Sapé | cipó |
Dará | Café | avós |
Pará | Vocês | compôs |
vatapá | pontapés | só |
Aliás | português | robô |
dá-lo | vê-lo | avó |
recuperá-los | Conhecê-los | pô-los |
guardá-la | Fé | compô-los |
réis (moeda) | Véu | dói |
méis | céu | mói |
pastéis | Chapéus | anzóis |
ninguém | parabéns | Jerusalém |
Antes de ver a classificação dos encontros vocálicos, veja a videoaula do Curso Enem Gratuito:
QUANTO À CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS
4. Acentuamos as vogais “I” e “U” dos hiatos, quando: Formarem sílabas sozinhos ou com “S”. Veja: Ju-í-zo, Lu-ís, ca-fe-í-na, ra-í-zes, sa-í-da, e-go-ís-ta.
IMPORTANTE – Por que não acentuamos “ba-i-nha”, “fei-u-ra”, “ru-im”, “ca-ir”, “Ra-ul”, se todos são “i” e “u” tônicas, portanto hiatos? Porque o “i” tônico de “bainha” vem seguido de NH. O “u” e o “i” tônicos de “ruim”, “cair” e “Raul” formam sílabas com “m”, “r” e “l” respectivamente. Essas consoantes já soam forte por natureza, tornando naturalmente a sílaba “tônica”, sem precisar de acento que reforce isso.
5. Trema – Não se usa mais o trema em palavras da língua portuguesa. Ele só vai permanecer em nomes próprios e seus derivados, de origem estrangeira, como Bündchen, Müller, mülleriano (neste caso, o “ü” lê-se “i”)
6. Acento Diferencial: O acento diferencial permanece nas palavras: pôde (passado), pode (presente)
pôr (verbo), por (preposição)
Nas formas verbais, cuja finalidade é determinar se a 3ª pessoa do verbo está no singular ou plural:
SINGULAR | PLURAL |
Ele tem | Eles têm |
Ele vem | Eles vêm |
Essa regra se aplica a todos os verbos derivados de “ter” e “vir”, como: conter, manter, intervir, deter, sobrevir, reter, etc.
Agora, faça o Simulado Enem Online de Acentuação Gráfica
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Fundação Instituto de Educação de Barueri SP/2017)
Justifica-se a acentuação gráfica das palavras “crédito” e “imobiliário”, respectivamente, como:
Correto
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEPG PR/2017)
Passe livre?
Os turistas que chegam a Boston, nos Estados Unidos, têm uma agradável surpresa: uma viagem na Silver Line, o corredor de ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade, sai de graça. Mas a tarifa zero só vale para quem embarca no próprio aeroporto: passageiros regulares pagam US$ 2,65. A ideia é dar uma espécie de “boas vindas” aos visitantes. A 7,5 mil quilômetros de Boston, a cidade de Agudos, no interior de São Paulo, tem passe livre integral. Todo mês o prefeito aplica R$ 120 mil na rede de 16 ônibus da cidade e só isso já garante o deslocamento de toda a população.
“Considero possível a tarifa zero em qualquer cidade. Mas trata-se de uma medida que demanda reestruturação tributária nos municípios”, diz Paulo Cesar Marques da Silva, especialista em mobilidade da Universidade de Brasília. A aplicação de impostos progressivos, cuja alíquota aumenta conforme a renda do contribuinte é uma possibilidade. Outra, segundo Paulo, é “a taxação pelo uso do automóvel, seja em estacionamentos públicos, seja pela circulação”. O pedágio urbano se tornou famoso após sua implantação em Londres: em dez anos, reduziu em 21% a presença de carros no centro da cidade.
“Precisamos de modelos de arrecadação. Caso contrário, a tarifa vai sempre subir e, no fim, muita gente deixa de usar o transporte”, afirma João Cucci Neto, professor de engenharia de tráfego da universidade Mackenzie. Além desses subsídios, a taxação da gasolina, a contribuição da indústria e outros empreendimentos que se beneficiem de um bom sistema de transporte são alguns modelos possíveis.
Adaptado de: Galileu, mar/2016, ed. 296, p. 30.
Sobre a acentuação gráfica das palavras agradável, automóvel e possível, assinale o que for correto.
Correto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UniRV GO/2016)
Considerando as regras de acentuação gráfica, assinale com as afirmativas verdadeiras. Analise o grupo que recebe acento pela mesma regra.
Correto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IFSC/2015)
Texto 1
Livro
Eu me livro daquele garoto chato
Com um livro enfiado no meu nariz
Fingindo achar a história feliz.
Fonte: MARIA, Selma. Isso isso. São Paulo: Peirópolis, 2010. s/p.
Texto 2
Considerando a posição da sílaba tônica e as regras de acentuação das palavras, assinale a alternativa CORRETA:
Correto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFAL/2016)
À beira da extinção, ave saíra apunhalada tem rara chance de se recuperar na natureza
A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma “punhalada”) é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.
A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.
“A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas”, diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. “Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas.”
A luta para proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na saíra apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de 2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos do governo.
(Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ambientalistaspressionam- governo-capixaba-a-proteger-ave-sairaapunhalada>. Acesso em 13/11/2015. Texto adaptado)
Quanto à acentuação das palavras, assinale a afirmação verdadeira.
Correto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFSC/2017)
Leia a tirinha a seguir, na qual conversam as personagens Mafalda, Susanita e Filipe
Considerando o texto, Assinale (V) para as alternativas corretas e (F) para as falsas.
( ) Há desvio da norma padrão escrita em relação à acentuação gráfica em“[…] que são loiros, lindos e tem carro”.
( ) Em “É a pergunta mais estúpida que eu ouvi em toda a minha vida, Susanita” e “O que você quer perguntar, Susanita?”, os termos destacados têm a mesma função sintática.
( ) No segundo quadrinho, Susanita quer saber em que momento Mafalda perguntou sobre o mundo e as guerras.
( ) No último quadrinho, Susanita compara os operários de seu país com os norte-americanos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo.
Correto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFSC/2015)
Com relação à acentuação gráfica das palavras no texto, é CORRETO afirmar:
Correto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IBMEC SP/2015)
De uns tempos para cá, não sei se me engano, começaram a proliferar normas destinadas a controlar nossa conduta individual. Falei em algumas aqui e cheguei a aventar a hipótese de que uma agência governamental, ou qualquer outra das muitas autoridades a que vivemos subordinados sem saber, venha a estabelecer normas para o uso do papel higiênico e garantir sua observação através da instalação de câmeras nos banheiros de uso público. Nos banheiros domésticos, imagino que seriam suficientes umas visitas incertas de inspetores com gazuas, para tentar flagrar os que se asseassem ilegalmente.
Não se trata somente de passatempo para burocratas entediados e sem mais o que fazer. Trata-se da convicção, que parece grassar truculentamente em toda parte, de que existe algo “certo”, cientificamente certo e, portanto, todos devem comportar-se dentro do certo. Se nas ciências físicas esse negócio de “certo” já é olhado com um pé atrás, nas ciências humanas, que nunca puderam aspirar ao nível de objetividade daquelas, a existência do “certo” é muito discutível, envolve necessariamente valores, valores que permeiam toda ação do homem e não são território da ciência e da objetividade.
(João Ubaldo Ribeiro, O Estado de S. Paulo, 08/11/2010)
A respeito da acentuação gráfica nas palavras presentes no texto, assinale a alternativa em que a ausência do acento não acarretaria falha gramatical.
Correto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEPG PR/2015)
A poesia de um B.O.
Não é de hoje que a Justiça apela para a literatura para arejar o discurso formal de seus documentos e protocolos, geralmente sisudos e eivados de linguagem técnica. Se juízes e advogados já praticaram a linguagem literária em horário de trabalho, agora foi a vez da polícia mineira arriscar nas rimas.
Na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, um policial se valeu de versos para contar a história de um pai que tentava tirar o filho do mundo do crime. O registro tratava da devolução de uma arma irregular, que foi descoberta pelo pai na casa do rapaz. Com medo de que o jovem fosse preso, o pai ligou para a polícia para indicar onde deixaria a arma. O policial assim descreveu a devolução: “Recolhemos a tal arma sem força ou resistência / O velho cumpriu o trato / Sem gastar uma insistência; / O velho nunca mais vi / Deve estar por aí”.
Segundo a assessoria de imprensa da PM mineira, o militar, que não teve o nome divulgado, desrespeitou a técnica de redação dos documentos militares, o que poderá lhe render uma punição.
Adaptado de: Revista Metáfora. Fevereiro de 2013, número 16, página 09.
No que diz respeito à acentuação, assinale o que for correto.
Correto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFSC/2013)
Assinale a alternativa CORRETA quanto à acentuação gráfica.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
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http://veja.abril.com.br/vestibular/portugues-simulado-on-line
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Dica 3: Revisão de Gramática: Para que servem os sinais de Pontuação? https://blogdoenem.com.br/revisao-gramatica-pontuacao/
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.