Resumo de Acentuação Gráfica com Simulado Enem de Gramática

Antigamente 'para' se escrevia 'pára' quando era para 'parar'. E agora, como é a regra para o 'para'? - Veja aula gratuita de acentuação gráfica para mandar bem na Redação do Enem.

Confira resumo e Simulado Enem sobre Acentuação Gráfica para não vacilar nas questões de gramática e na Redação do Enem e dos vestibulares. Veja a revisão e faça os exercícios para você ficar bem afiado nos aspectos Gramaticais!

A Acentuação Gráfica é um dos itens da nossa ortografia que damos pouca atenção no dia a dia. Na hora de enviar mensagens no celular ou de conversar nos chats, acabamos simplificando a escrita, deixando de lado aspectos da norma culta.

No entanto, a Acentuação Gráfica não influi apenas na grafia das palavras, tem casos que modifica até mesmo o significado do que queremos expressar.

Vale lembrar que o Novo Acordo Ortográfico, que seria implementado a partir deste ano, foi adiado para 2016, com o objetivo de ajustar o prazo brasileiro ao de Portugal, que tem mais três anos para aplicar as regras no país.

QUANTO À POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA

1. Acentuam-se as oxítonas terminadas em “A”, “E”, “O”, seguidas ou não de “S”, inclusive as formas verbais quando seguidas de “LO(s)” ou “LA(s)”.

Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.

2. Acentuamos as palavras paroxítonas quando terminadas em: L – afável, fácil, cônsul, desejável, ágil, incrível. N – pólen, abdômen, sêmen, abdômen. R  – câncer, caráter, néctar, repórter. X­ – tórax, látex, ônix, fênix. PS – fórceps, Quéops, bíceps. Ã(S) – ímã, órfãs, ímãs, Bálcãs. ÃO(S) – órgão, bênção, sótão, órfão. I(S)  – júri, táxi, lápis, grátis, oásis, miosótis. ON(S) – náilon, próton, elétrons, cânon. UM(S) – álbum, fórum, médium, álbuns. US – ânus, bônus, vírus, Vênus.

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

3. Todas as proparoxítonas são acentuadas. Como podemos ver nos exemplos: México, música, mágico, lâmpada, pálido, pálido, sândalo, crisântemo, público, pároco, proparoxítona.

Veja agora para não esquecer:

Também recebem acento as oxítonas terminadas em ditongos abertos, como “ÉI”, “ÉU”, “ÓI”, seguidos ou não de “S”. Confira os exemplos no quadro:

Chá Mês nós
Gás Sapé cipó
Dará Café avós
Pará Vocês compôs
vatapá pontapés
Aliás português robô
dá-lo vê-lo avó
recuperá-los Conhecê-los pô-los
guardá-la compô-los
réis (moeda) Véu dói
méis céu mói
pastéis Chapéus anzóis
ninguém parabéns Jerusalém

Antes de ver a classificação dos encontros vocálicos, veja a videoaula do Curso Enem Gratuito:

QUANTO À CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS

4. Acentuamos as vogais “I” “U” dos hiatos, quando: Formarem sílabas sozinhos ou com “S”. Veja: Ju-í-zo, Lu-ís, ca-fe-í-na, ra-í-zes, sa-í-da, e-go-ís-ta.

IMPORTANTE – Por que não acentuamos “ba-i-nha”, “fei-u-ra”, “ru-im”, “ca-ir”, “Ra-ul”, se todos são “i” e “u” tônicas, portanto hiatos? Porque o “i” tônico de “bainha” vem seguido de NH. O “u” e o “i” tônicos de “ruim”, “cair” e “Raul” formam sílabas com “m”, “r” e “l” respectivamente. Essas consoantes já soam forte por natureza, tornando naturalmente a sílaba “tônica”, sem precisar de acento que reforce isso.

5. Trema – Não se usa mais o trema em palavras da língua portuguesa. Ele só vai permanecer em nomes próprios e seus derivados, de origem estrangeira, como Bündchen, Müller, mülleriano (neste caso, o “ü” lê-se “i”)

6. Acento Diferencial: O acento diferencial permanece nas palavras: pôde (passado), pode (presente)
pôr (verbo), por (preposição)
Nas formas verbais, cuja finalidade é determinar se a 3ª pessoa do verbo está no singular ou plural:

SINGULAR PLURAL
Ele tem Eles têm
Ele vem Eles vêm

Essa regra se aplica a todos os verbos derivados de “ter” e “vir”, como: conter, manter, intervir, deter, sobrevir, reter, etc.

Agora, faça o Simulado Enem Online de Acentuação Gráfica

  1. Pergunta 1 de 10

    (IFAL/2016)

    À beira da extinção, ave saíra apunhalada tem rara chance de se recuperar na natureza

     

    A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma “punhalada”) é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.

    A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.

    “A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas”, diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. “Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas.”

    A luta para proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na saíra apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de 2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos do governo.

    (Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ambientalistaspressionam- governo-capixaba-a-proteger-ave-sairaapunhalada>. Acesso em 13/11/2015. Texto adaptado)

     

    Quanto à acentuação das palavras, assinale a afirmação verdadeira.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

No portal da revista Exame, da editora Abril, tem uma seleção de questões de Vestibulares e de concursos envolvendo tópicos Gramaticais.

Basta acessar o link, responder as questões e clicar em “enviar”. Assim, você já confere na hora as questões que acertou e os pontos que ainda está com dificuldade:

http://exame.abril.com.br/simulado-de-gramatica-para-concursos

Já no site da revista Veja, também da Editora Abril, existe outro simulado para auxiliar você nos estudos gramaticais. Mas, esse simulado trabalha os aspectos da gramática normativa em excertos de livros da nossa literatura. Questões desse tipo são bem frequentes, vale praticar:

http://veja.abril.com.br/vestibular/portugues-simulado-on-line

Continue de olho no Blog do Enem, você encontra dicas para o exame e demais vestibulares.

Dica 1: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Dica 2: Redação – Saiba como usar a Vírgula corretamente nesta Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-virgula-aula-gratis/
Dica 3: Revisão de Gramática: Para que servem os sinais de Pontuação? https://blogdoenem.com.br/revisao-gramatica-pontuacao/

Gramática Enem

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.

 Amanda Nascimento - Blog do Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.