Funções Inorgânicas – Química Enem

Ácidos, bases, sais e óxidos. Entenda como são constituídas as funções inorgânicas e saiba como não errar as suas nomenclaturas nesta aula de Química Enem

Entenda o que são as Funções Inorgânicas no mundo da Química. Cai sim no Enem e nos vestibulares. São os compostos que não têm o Elemento Carbono em sua composição. Os ácidos, as bases, os sais e os óxidos fazem parte do universo das Funções Inorgânicas.

Ácidos (Arrhenius)

 Definição: espécie química que libera como único cátion o íon H+ em solução aquosa. Exemplos: HCℓ, H2SO4, H3BO3, H2S. Características dos Ácidos: apresentam sabor azedo, conduzem corrente elétrica, quando adicionados ao mármore e a outros carbonatos, produz efervescência, com liberação de gás carbônico. figura_39.jpgAntes de se dissolverem em água os ácidos são compostos moleculares.

figura_40.jpgProdutos industrializados, medicamentos, frutas consumidas no cotidiano que apresenta determinada acidez. Fonte: http://quimicasemproblemas.blogspot.com

figura_41.jpgÁcidos orgânicos são a defesa de alguns insetos. Fonte: www.brasilescola.com

Na presença da água:

a) ácido clorídrico

HCl(aq) H+(aq) + Cl(aq)

b) ácido nítrico

HNO3(aq) H+(aq) + NO3(aq)

Classificação dos Ácidos:

Quanto à presença do elemento oxigênio.

Oxiácidos: apresentam o elemento oxigênio. Exemplos: H2SO4, H3BO3.
Hidrácidos: não apresentam o elemento oxigênio. Exemplos: H2S, HCℓ, HCN.

Nomenclatura: para nomear um ácido não-oxigenado basta escrever o nome do elemento acrescido da terminação ídrico.

(nome do elemento) + ídrico

Ex: HF = ácido fluorídrico

HCl = ácido clorídrico

HBr = ácido bromídrico

H2S = ácido sulfídrico

HCN = ácido cianídrico

Ácidos oxigenados ou oxiácidos

Há várias maneiras de nomear os ácidos que contêm oxigênio.

Uma delas é utilizando o número de oxidação (NOX) do elemento central.

Nox

Nome

+7

per … ico

+6 +5

… ico

+4 +3

… oso

+2 +1

hipo … oso

Dica 1 – As Ligações Químicas acontecem entre os átomos dos elementos. Entendas as regras que determinam os tipos de ligações nesta aula de Química Enem – https://blogdoenem.com.br/revisao-sobre-ligacoes-quimicas-quimica-enem/

Bases ou Hidróxidos (Arrhenius)

 Definição: é toda substância que, em solução aquosa, libera como íon negativo somente OH-.

Características: Possui sabor adstringente e conduz corrente elétrica. As propriedades comuns entre as bases se devem ao íon negativo OH-.

figura_42.jpg

Fonte: http://www.profpc.com.br

figura_43.jpg

Fonte: http://www.magmablog.com

figura_44.jpg

Algumas bases estão presente em medicamentos, produtos de higiene, produtos de limpeza. Fonte: http://www.brasilescola.com

Abaixo segue a dissociação do hidróxido de sódio.

NaOH(s) Na+(aq) + OH(aq)

 Nomenclatura: o nome das bases é obtido a partir dos cátions presentes na molécula.

Hidróxido de … (nome do cátion)

Ex: NaOH – Hidróxido de sódio

Dica 2 – Para gabaritar em Química Enem, entenda como relacionar as propriedades químicas e físicas dos elementos dentro da Tabela Periódica – https://blogdoenem.com.br/propriedade-periodica-elementos-enem/

Sais

Definição: são todas as substâncias que em água sofrem dissociação produzindo pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos um ânion diferente de OH. São compostos que contêm pelo menos um cátion da base e um ânion de um ácido.

figura_45.jpg

figura_46.jpg

figura_47.jpg

Os mais variados tipos de sais são utilizados no tratamento de água, como condimento, fermento para massas, complementos minerais entre outras aplicações. Fontes: www.nortonmellopersonal.com

NaOH

+

HCl

NaCl

+

H2O

base

ácido

sal

água

Nomenclatura: a nomenclatura dos sais depende da presença ou ausência do elemento oxigênio.

Sais desoxigenados:

Nome do elemento + sufixo (eto)

Exemplo: NaCl = cloreto de sódio

Sais oxigenados:

O sufixo depende do NOX do elemento central.

Nox

Nome

+7

per … ato

+6 +5

… ato

+4 +3

… ito

+2 +1

hipo … ito

Óxidos

Definição: são substâncias binárias onde o elemento oxigênio é o mais eletronegativo. Exemplos: Na2O, Cl2O, CaO, CO2.

Classificação dos óxidos:

Quanto à natureza
Iônicos: presença de metais em sua composição. Elementos das famílias 1A, 2A, 3A ou do grupo B. Exemplos: CaO, Na2O, K2O, MgO.
Covalentes: presença apenas de ametais na composição. Apenas famílias 4A, 5A, 6A, 7A e H. Exemplos: CO2, CO, N2O, N2O4.
Quanto ao caráter
Básico: São os óxidos iônicos. Exemplos: Na2O, CaO, MgO.

Principais exceções (Anfóteros): Al2O3, ZnO.

Ácidos: São os óxidos covalentes. Exemplos: CO2, SO2, SO3.

Principais exceções: CO, NO, N2O.

Dica 3 – Metais alcalinos, calcogênios, halogênios e gases nobres. Revise nesta aula de Química Enem, como é fácil localizar os elementos químicos na Tabela Periódica – https://blogdoenem.com.br/tabela-periodica-quimica-enem/

Desafios

Questão 01

Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d’água não poluído que deve ter sofrido, como conseqüência:

I. mortandade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades.

II. variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água.

III. danos permanentes na qualidade de suas águas.

IV. aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.

É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer

a) I e II.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Questão 02

Uma região industrial lança ao ar gases como o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, causadores da chuva ácida. A figura mostra a dispersão desses gases poluentes. Considerando o ciclo da água e a dispersão dos gases, analise as seguintes possibilidades:

figura_48.jpg

I. As águas de escoamento superficial e de precipitação que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da água do manancial e provocar a morte de peixes.

II. A precipitação na região rural poderia causar aumento de acidez do solo e exigir procedimentos corretivos, como a calagem.

III. A precipitação na região rural, embora ácida, não afetaria o ecossistema, pois a transpiração dos vegetais neutralizaria o excesso de ácido.

Dessas possibilidades:

a) pode ocorrer apenas a I.

b) pode ocorrer apenas a II.

c) podem ocorrer tanto a I quanto a II.

d) podem ocorrer tanto a I quanto a III.

e) podem ocorrer tanto a II quanto a III.

Questão 03

O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo.

figura_49.jpg

Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:

Material

Cor

I

Amoníaco

verde

II

Leite de magnésia

azul

III

Vinagre

vermelho

IV

Banana verde

amarelo

De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:

a) ácido/básico/básico/ácido.

b) ácido/básico/ácido/básico.

c) básico/ácido/básico/ácido.

d) ácido/ácido/básico/básico.

e) básico/básico/ácido/básico

Questão 04

(Enem – adaptado) Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem:

Solo ácido não favorece plantio

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo do girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme as recomendações da Embrapa, o agricultor deve colocar, por hectare, 40kg a 60kg de nitrogênio, 40kg a 80kg de potássio e 40kg a 80kg de fósforo. O pH do solo, na região do agricultor, é de 4,8. Dessa forma, o agricultor deverá fazer a “calagem”.

 (Folha de S. Paulo, 25/09/1996)

Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento do pH do solo por adição de cal virgem – CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)‚), que reage com os íons H+ (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando ions Ca+2 no solo.

Considere as seguintes equações:

I. CaO + 2H2O Ca(OH)2

II. CaO + H2O Ca(OH)2

III. Ca(OH)2 + 2H+ Ca+2 + 2H2O

IV. Ca(OH)2 + H+ CaO + H2O

O processo de calagem descrito pode ser representado pelas equações:

a) I e II

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

Questão 05

(UFMG) Na embalagem de um produto usado para desentupir pias e ralos, à base de soda cáustica (hidróxido de sódio – NaOH), são encontradas, entre outras, as instruções:

Cuidado: Em caso de contato, lavar imediatamente os olhos ou a pele com água em abundância durante quinze minutos. Se ingerido, não provocar vômito. Dar grande quantidade de água e também vinagre diluído em um copo de água. A seguir, dar uma colher de óleo comestível.

Não reaproveitar a embalagem vazia. Lavar a colher utilizada como medida com bastante água corrente antes de reutilizá-la. Não adicionar água à embalagem do produto. O quadro abaixo relaciona algumas dessas instruções com as justificativas para o uso desses procedimentos, com base nas propriedades da soda cáustica e das outras espécies envolvidas.

Assinale a alternativa que contém uma justificativa incorreta para a instrução relacionada.

a) Instrução: Dar vinagre diluído em um copo de água. Justificativa: O vinagre diluído neutraliza a soda cáustica através de reação ácido-base.

b) Instrução: Lavar a colher utilizada como medida com bastante água corrente antes de reutilizá-la. Justificativa: A utilização de grande quantidade de água deve-se ao fato de a soda cáustica ser insolúvel na água.

c) Instrução: Não adicionar água à embalagem com o produto. Justificativa: A adição de água à embalagem com o produto provoca forte aquecimento.

d) Instrução: Não reaproveitar a embalagem vazia. Justificativa: A embalagem pode estar contaminada com resíduos de soda cáustica.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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