Veja a produção de hormônios e o papel da Hipófise, dos Testítulos, da Renal e Supra-Renal, da Tireóide, e da Adenohipófise. Aprenda agora o básico sobre o Sistema Endócrino. Vem!
O Sistema endócrino é responsável pela produção de hormônios em nosso organismo. Os hormônios explodem na puberdade, trazendo o desenvolvimento dos seios nas meninas e a barba e o bigode nos meninos, entre outras transformações em direção ao organismo adulto e à capacidade reprodutiva.
Os Hormônios são conhecidos também como mensageiros químicos. Eles Agem em pequena quantidade e produzem efeitos muito intensos. Entenda como o Sistema Endócrino está na base de tudo para os Hormônios.
A Hipófise
Situada na base do cérebro, ligada ao hipotálamo. É dividida em duas partes. A parte anterior é a adenohipófise e a posterior é a neurohipófise.
Adenohipófise e os Hormônios na reprodução
• Hormônio Folículo Estimulante (FSH): age nos ovários fazendo com que o folículo (grupo de células ovarianas que se desenvolve e uma delas se transformará em ovócito) cresça. É liberado toda vez que a taxa de progesterona ovariana baixou. O FSH masculino age nos testículos estimulando a espermatogênese.
• Hormônio Luteinizante (LH): age nos ovários, determinando o rompimento do folículo maduro (é o dia da ovulação). O LH masculino é conhecido como hormônio estimulante das células intersticiais (ICSH), que age nos testículos para estimulá-los a produzir testosterona.
• Hormônio Prolactina (PRL): age nas glândulas mamárias para promover a lactogênese. É produzido na gravidez.
Veja os Anticoncepcionais de base hormonal
Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, como é que os anticoncepcionais produzidos a partir de hormônios atuam para evitar a gravidez no organismo feminino.
Os métodos contraceptivos hormonais utilizam substâncias sintéticas que imitam os hormônios femininos. Eles têm como função evitar a ovocitação, ou seja, a liberação do gameta feminino. Podem também podem agir alterando as condições uterinas, de modo a evitar a fixação do embrião no endométrio.
Confira com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito.
As dicas da Juliana
- Existem vários tipos de métodos hormonais que devem ser indicados por um/a médico/a, observando as condições de cada paciente.
- É importante salientar que alguns métodos hormonais podem ter sérias consequências para a saúde das mulheres, por isso é sempre importante ir ao médico antes de começar a utilizar.
- Uma consulta com o(a) médico(a) ajuda você a fazer a escolha certa.
- Nesta aula, a professora Juliana fala sobre os contraceptivos hormonais.
A Produção do Sistema Endócrino
• Hormônio Tireotrófico ou Estimulante da Tireoide (TSH): age na glândula tireoide para estimulá-la a produzir seus próprios hormônios.
• Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH): age na córtex da adrenal ou suprarrenal, estimulando-a a produzir seus próprios hormônios.
• Hormônio do Crescimento ou Somatotrófico (GH ou STH): age no esqueleto e determina o crescimento do corpo. Gigantismo é consequência de hipersecreção e nanismo é consequência da hiposecreção.
Dica 1 – Você está nervoso para encarar as provas? Então relaxe, por que preparamos uma aula completa do Sistema Nervoso para você gabaritar na prova de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/sistema-nervoso-biologia-enem/
Neurohipófise
• Ocitocina: hormônio responsável por promover a ejeção de leite e também atua no miométrio para provocar suas contrações. É produzido quando a taxa de progesterona está em baixa (final do ciclo ou final da gravidez, quando a placenta está “velha”).
• Vasopressina ou Hormônio Antidiurético (ADH): atua nos túbulos renais, controlando a reabsorção de água pelos mesmos. É inibido quando há dieta rica em líquido, aumentando a taxa de diurese.
• Tireóide: situada na base do pescoço, integra o Sistema Endócrino. A Tereóide, Necessita de iodo para formar o T3e T4(triodotironina e tetraiodotironina ou tiroxina).
Eles controlam o metabolismo geral do corpo. Hipertireoidismo provoca agitação, magreza, hiperatividade. Hipotireoidismo provoca apatia, inchaço (mixedema), sonolência. A tireoide também produz calcitonina, que inibe a retirada de cálcio dos ossos pelo paratormônio.
• Paratireoides: são quatro pequenas glândulas. Produzem o paratormônio ouparatirina, que estimula a absorção de cálcio pelo intestino, favorecendo o aumento de sua taxa no sangue. Sua hiperfunção pode provocar a retirada de cálcio dos ossos, favorecendo o osteoporose.
• Pâncreas: possui uma região chamada “ilhotas de Langerhans”, onde são produzidos os dois hormônios que controlam a taxa de glicose no sangue. Insulina, que favorece a entrada da glicose nas células e o armazenamento do excesso dela como glicogênio nos músculos e fígado. Glucagon, que determina a transformação do glicogênio novamente em glicose sanguínea.
Falta de insulina determina o diabete melito.
• Suprarrenal ou Adrenal: na medula (parte mais interna) produz o hormônio da “luta, fuga, susto e grandes emoções”, a adrenalina. Na sua córtex (parte mais externa) produz o cortisol, que é um glicocorticoide que transforma lipídios e proteínas em glicose.
Também produzaldosterona, que controla a excreção de sais minerais pela urina. Ele é um mineralocorticoide. Além dos dois, produz os andrógenos, que são hormônios sexuais.
• Os Testículos integram o Sistema Endócrino masculino. Eles produzem testosterona, que determina as características sexuais secundárias masculinas. É produzida pelas células intersticiais de Leydig.
• Ovários: o folículo em crescimento produz estrógeno, que determina as características sexuais secundárias. Após o rompimento do folículo (ovulação) há a formação do corpo lúteo, que passa a produzir progesterona, que prepara e mantém a gravidez.
Desafios sobre os Hormônios
Questão 01 – Sobre o Sistema Endócrino
(Curso Sinapse) Ao lado vemos uma figura mostrando a glândula hipófise, antigamente conhecida como pituitária. Elafica na base do cérebro, tem o tamanho de um grão de ervilha e comanda todo o corpo humano, pois dela demandam os hormônios que estimulam ou inibem o funcionamento de outras glândulas.
Um distúrbio hipofisário pode determinar a morte do indivíduo.
Observe a lista de hormônios mostrada a seguir:
I – FSH
II – LH
III – ADH
IV – Insulina
V – GH
VI – Adrenalina
VII – TSH
VIII – Tiroxina
Não são secretados pela hipófise:
a) I – II –V – VII.
b) III – IV – VI – VIII.
c) I – II – V.
d) IV – VI – VIII.
e) III – IV – VIII.
Dica 2 – Relembre sobre o Aparelho Urinário humano em mais esta aula preparatória para prova de Biologia Enem! – https://blogdoenem.com.br/aparelho-urinario-biologia-enem/
Questão 02
(UECE) Associe as colunas.
(1) Ocitocina |
( ) Desenvolve a parede uterina para a nidação. |
(2) Tiroxina |
( ) Contrai a musculatura uterina. |
(3) Insulina |
( ) Eleva a pressão arterial. |
(4)Adrenalina |
( ) Controla a glicose no sangue. |
(5) Progesterona |
( ) Eleva o metabolismo basal. |
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 5,4, 1, 2, 3.
b) 5,1, 4, 3, 2.
c) 1,5, 3, 4, 2.
d) 1,5, 4, 2, 3.
e) 4,3, 2, 1, 5.
Questão 03
(ENEM) O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Poroutro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes.
O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, “quebrando-se” em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas.
A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por facilitar a entrada de glicose nas células. Seuma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida.
Com base nestas informações, pode-se concluir que:
a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.
b) a insulina produzida pelo pâncreas tem papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.
c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.
d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.
e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose no sangue suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.
Dica 3 – Sabe tudo sobre o sistema circulatório? Revise nesta aula preparatória para a prova de Biologia Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/circulacao-humana-biologia-enem/
Questão 04
(Uneb-BA) Um déficit de água no sangue estimula certas células no hipotálamo que, por sua vez, levam a hipófise a liberar:
a)ocitocina.
b)adrenalina.
c)secretina.
d)hormônio antidiurético.
e)hormônio luteinizante.
Questão 05
(UCS-RS)Três pacientes com disfunções hormonais apresentaram os seguintes sintomas:
• Paciente1 – contração da musculatura uterina.
• Paciente2 – elevado nível de cálcio no sangue e estímulo de liberação de cálcio nos ossos.
• Paciente3 – aceleração dos batimentos cardíacos.
As glândulas e os hormônios envolvidos na sintomatologia apresentada pelos pacientes 1, 2 e 3, são respectivamente:
a) tireoide e calcitonina – pâncreas e insulina – pineal e melatonina.
b) hipófise e ocitocina – paratireoides e paratormônio – adrenal e adrenalina.
c) ovário e progesterona – tireoide e calcitonina – hipófise e luteinizante.
d) hipófise e luteinizante – ovário e progesterona – tireoide e calcitonina.
e) hipófise e tiroxina – tireoide e calcitonina – adrenal e epinefrina.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!