Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise!

Sabe tudo sobre a Circulação Sanguínea nos humanos? Veja aqui revisão sobre o Sistema Circulatório nesta aula preparatória para as questões de Biologia no vestibular e no Enem.

Nossa circulação é dupla (o sangue passa duas vezes pelo coração para a trajetória completa), fechada (o sangue só fica no interior dos vasos) e completa (não há mistura de sangue arterial com venoso).

Veja nesta revisão que o sangue arterial é rico em oxigênio e venoso é pobre em oxigênio. O coração humano adulto pesa cerca de 500 gramas e fica situado atrás do osso esterno, na região conhecida como mediastino, entre os dois pulmões.

O coração é envolvido por uma camada serosa, o pericárdio. As paredes do coração são formadas por músculo estriado cardíaco, o miocárdio.

Este músculo realiza contrações involuntárias e rápidas, que são as ‘batidas do coração’, que ocorrem sob o comando do sistema nervoso autônomo.

Entenda as contrações do Coração

A contração do coração é a sístole e o relaxamento é a diástole. Quando se verifica a pressão arterial há a pressão sistólica (mais alta) e a diastólica (mais baixa). A frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto, que num adulto normal em repouso é de cerca de 70 a 90 vezes por minuto.

O coração tem dois átrios (AD e AE) e dois ventrículos (VD e VE). Separando o AD do VD há a valva tricúspide e entre o AE e VE há a valva bicúspide ou mitral. A válvula permite que o sangue passe do átrio ao ventrículo, fechando em seguida e impedindo o refluxo do sangue.

figura_04.jpg

O sangue passa no interior dos vasos sanguíneos, que são as artérias, veias e capilares.

  • Artéria é todo vaso sanguíneo que leva o sangue para fora do coração. Elas têm a parede mais espessa que a veia, pois o sangue circula no seu interior com pressão.
  • Veia é todo vaso sanguíneo que traz o sangue de retorno ao coração. São mais calibrosas que as artérias, mas sua parede é mais delgada.
  • Capilares são vasos microscópicos, passam na intimidade dos tecidos, entre as células, possuem paredes muito finas e são permeáveis. É a nível de capilar que ocorrem as trocas sangue/tecido e tecido/sangue.

figura_05.jpg

O ritmo cardíaco é regulado através do nodo sinoatrial, apelidado de marca-passo cardíaco. Esse ritmo deve ser constante.

Pessoas com hipertensão tem pressão alta no interior do vaso e é um mal às vezes silencioso. O vaso corre o risco de ruptura, conhecido como acidente vascular, popularmente AVC, que na realidade pode ser em qualquer local do corpo. É o derrame.

Dica 1 – Revise sobre a Respiração Humana nesta aula de Biologia Enem. Tire suas dúvidas, resolva os exercícios e fique pronto para a prova – https://blogdoenem.com.br/respiracao-humana-biologia-enem/

Dica 2 – Estude sobre a Digestão Humana nesta aula de revisão para a prova de Biologia Enem e fique preparado para tirar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio – https://blogdoenem.com.br/digestao-humana-biologia-enem/

Para o sangue circular por todo o corpo há a pequena circulação (pulmonar) e a grande circulação (sistêmica). Na pulmonar o sangue sai venoso e retorna arterial e na sistêmica sai arterial e retorna venoso.

A artéria coronária nutre o miocárdio e sua obstrução causa morte deste músculo ou parte dele. É o infarto do miocárdio.

Aula Gratuita

Veja nossa aula gratuita sobre o sistema circulatório e estude para o Enem e vestibulares

Desafios sobre circulação sanguínea

Questão 01

(Curso Sinapse) Observe a figura ao lado e analise as afirmativas referentes à circulação humana:I-A artéria pulmonar leva sangue arterial do coração aos pulmões.

II- A artéria aorta sai do ventrículo esquerdo, levando sangue arterial para o corpo.

III-A veia cava traz sangue venoso do corpo para o coração.

IV-O átrio esquerdo recebe sangue venoso da veia pulmonar.

V-O lado direito do nosso coração só tem sangue venoso.

Estão corretas:

a) I, II, III, V.

b) II, III, V.

c) I, II, IV, V.

d) II, III, IV.

e) I, III, IV.

Dica 3 – Que tal dar uma revisada em Zoologia para garantir a sua nota na prova de Biologia Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – https://blogdoenem.com.br/zoologia-biologia-enem/

Questão 02

(UFV-MG)Com relação às artérias é correto afirmar que:

a) na estrutura de sua parede não há camada de músculo liso.

b) sua pressão sanguínea é menor que nas veias.

c) são vasos que transportam somente sangue arterial.

d) são pulsantes e eferentes em relação ao coração.

e) são dotadas de válvulas que impedem o refluxo de sangue.

Questão 03

(UERJ) Um contraste radiológico, substância opaca ao raio X, foi injetado, por via venosa, no braço de um paciente submetido a uma radiografia dos rins. Essa substância, logo após a injeção e antes de atingir os rins, passa pela seguinte sequência de estruturas anatômicas:

a) pulmões, átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo.

b) átrio direito, ventrículo direito, pulmões, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo.

c) pulmões, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito, ventrículo direito.

d) átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, pulmões, átrio direito, ventrículo direito.

e) átrio direito, ventrículo direito, pulmões, ventrículo esquerdo, átrio esquerdo.

Questão 04

(Mack-SP) Num infarto, células do músculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste:

a) na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular.

b) na substituição de parte da artéria aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração.

c) no transplante de células retiradas do músculo da perna, que substituirão a parte morta do músculo cardíaco.

d) na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração.

e) na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo do sangue do ventrículo para o átrio.

Comentário:

O infarto é ocasionado porque a artéria coronária ou uma de suas ramificações, é interrompida, fazendo com que não haja passagem de sangue para irrigação do miocárdio. Aveia safena está na perna e é “sanfonada”, podendo ter um pedaço retirado para fazer um desvio no local onde a coronária está entupida. Em alguns casos, se retira a parte entupida e se coloca esse pedaço da safena para substituir.

Questão 05

(Curso Sinapse) No coração humano, notamos que as paredes dos ventrículos direito e esquerdo têm espessuras diferentes, o que nos sugere que exerçam pressões diferentes ao impulsionarem sangue. O ventrículo direito tem paredes mais finas que o esquerdo e:

a) recebe sangue da aurícula esquerda e o bombeia para o pulmão.

b) recebe sangue da aurícula direita e o bombeia para o corpo em geral.

c) recebe sangue arterial e o bombeia para o corpo em geral, através das artérias.

d) bombeia sangue venoso para os pulmões, a arterial para o corpo em geral.

e) recebe sangue venoso e o bombeia para os pulmões.

Comentário:

O ventrículo direito tem as paredes menos espessas que o esquerdo porque precisa contrair com menos pressão o sangue para os pulmões (que estão próximos). Já o ventrículo esquerdo precisa mandar o sangue para todos os outros órgãos do corpo (grande circulação).

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel