O Aparelho Urinário – Aula de revisão para Biologia Enem

Relembre sobre o Aparelho Urinário humano em mais esta aula preparatória para prova de Biologia Enem!

Aparelho Urinário – Confira o funcionamento do sistema excretor da urina nos seres humanos.

A Urina Normal – A principal forma de excreção  humana através de líquidos é feita pela urina, com volume de cerca de um litro e meio por dia, numa pessoa normal com dieta normal e em temperatura amena. Veja as principais características do Sistema Urinário. começando pelas características da Urina Normal: ela é basicamente formada por água, sais minerais e excretas. As excretas são produtos resultantes do metabolismo de aminoácidos pelas nossas células, que se tornam nocivas e devem ser eliminadas.

Biologia Enem

Excretas: amônia, a mais nociva e tóxica, que as células liberam na corrente sanguínea para o fígado transformar em ureia, que é menos tóxica. O ácido úrico, que é insolúvel em água e seu excesso pode provocar problemas nas articulações, pele e formação de cálculos renais.figura_06-b.jpg

Os Rins: são dois, situados na região lombar da cavidade abdominal. Têm a forma de “feijões gigantes”, com coloração vermelho escura. Recebem sangue através das artérias renais (uma ramificação da aorta). Esta vai dando origem a arteríolas, que levarão o sangue para ser filtrado no interior da cápsula de Bowmann (ou cápsula renal). As veias renais trazem o sangue de retorno ao coração.

Os Néfrons: em cada rim temos aproximadamente um milhão de néfrons (unidades funcionais). Há uma cápsula onde a arteríola aferente (que entra) forma um novelo, conhecido como glomérulo de Malpighi (ou glomérulo renal). Esta arteríola forma o novelo e depois sai da cápsula com arteríola eferente, que vai circundar os túbulos renais para fazer a reabsorção do que foi filtrado na cápsula.

Ultrafiltração glomerular: com a pressão do sangue, no interior da cápsula o sangue é filtrado, saindo pela parede do vaso sanguíneo cerca de 130 ml de conteúdo por minuto. Isso é o filtrado, que é muito rico e volumoso, pois produzimos apenas 1 ml de urina por minuto. Ele contém água, sais minerais, glicose, aminoácidos, excretas. Isso não é a urina.

o sistema urinário

Reabsorção tubular: a cápsula tem parede dupla e absorve o filtrado, passando-o para o túbulo contornado proximal, que reabsorve os sais minerais (apenas o necessário), deixando o excesso não necessário no túbulo para ser excretado. Na continuação há a alça renal (ou de Henle), onde há reabsorção de água, ficando o excesso no túbulo para ser excretada. No último trecho há reabsorção de glicose e aminoácidos, resultando apenas o que chamamos de urina.

A Bexiga: armazena a urina que foi trazida pelos ureteres.

Exercícios – Desafios

Questão 01

(PUC-SP) Considere as seguintes funções:

I. filtração;

II. reabsorção;

III. excreção.

Os rins realizam:

a) apenas uma delas, qualquer que seja ela.

b) apenas I e II.

c) apenas II e III.

d) apenas I e III.

e) I, II e III.

Dica 1 – Sabe tudo sobre o sistema circulatório? Revise nesta aula preparatória para a prova de Biologia Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/circulacao-humana-biologia-enem/

Questão 02

(Cesgranrio-RJ) No homem, após a filtragem no glomérulo renal, ocorre a formação e eliminação da urina. Assinale a opção que associa corretamente as lacunas do aparelho urinário humano, apresentadas na primeira coluna, em algarismos romanos, com as funções apresentadas na segunda coluna, em algarismos arábicos.

I. Uretra

II. Ureter

III. Néfron

IV. Bexiga

1) Produz a urina através da filtração e da reabsorção.

2) Conduz a urina para o meio externo.

3) Armazena urina.

4) Recolhe a urina que surge na pelve renal.

5) Concentra a urina.

a) I – 2, II – 4, III – 1, IV – 3.

b) I – 2, II – 3, III – 1, IV – 5.

c) I – 4, II – 3, III – 1, IV – 5.

d) I – 4, II – 5, III – 3, IV – 1.

e) I – 3, II – 5, III – 4, IV – 1.

Dica 2 – Revise sobre a Respiração Humana nesta aula de Biologia Enem. Tire suas dúvidas, resolva os exercícios e fique pronto para a prova – https://blogdoenem.com.br/respiracao-humana-biologia-enem/

Questão 03

(UFBA) (…) o sangue flui sob alta pressão para os capilares do glomérulo. Essa elevação da pressão sanguínea força o fluido a sair dos capilares e a entrar na cápsula de Bowmann, Esse processo é conhecido como filtração. (BSCS, Versão Azul, v. 2. P. 246).

Contudo, cerca de 99% de água e as substâncias que o organismo não pode perder são posteriormente reabsorvidas na passagem do filtrado elo túbulo.

Assim, o processo de filtração automaticamente assegura:

a) a eliminação de todos os excretas normais do organismo, através de processos particulares a cada um deles.

b) a excreção do excesso de água e a reabsorção de substâncias úteis.

c) a remoção das excreções normais e de substâncias úteis.

d) a eliminação das substâncias estranhas ao organismo, através de mecanismos que lhe são próprios e específicos.

Dica 3 – Estude sobre a Digestão Humana nesta aula de revisão para a prova de Biologia Enem e fique preparado para tirar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio – https://blogdoenem.com.br/digestao-humana-biologia-enem/

Questão 04

(Mack-SP) A hemodiálise é um processo clínico que visa filtrar o sangue, retirando-lhe todas as suas impurezas. Que órgão a hemodiálise substitui?

a) Coração.

b) Pulmão.

c) Fígado.

d) Rim.

e) Intestino.

Questão 05

(Uni-Rio-RJ) Um homem com um cálculo renal localizado em um dos seus rins, passado algum tempo, consegue eliminar o cálculo. Até ser eliminado, o cálculo passou sucessivamente por:

a) rim, ureter, bexiga e uretra.

b) rim, bexiga, ureter e uretra.

c) rim, uretra, bexiga e ureter.

d) rim, bexiga, uretra e ureter.

e) rim, uretra, ureter e bexiga

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel