Entenda o que é calorimetria e treine para as provas de Física com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios com gabarito para você testar seus conhecimentos!
A calorimetria está entre os assuntos que mais caem no Enem e nos vestibulares. Por isso nós preparamos um resumo para você relembrar o que é capacidade térmica, calor sensível e calor latente. Além disso, tem uma lista com 10 exercícios sobre calorimetria para você treinar para as questões de Física!
Resumo sobre calorimetria
A calorimetria estuda os processos que envolvem o calor, ou seja, a energia térmica. Uma caloria (cal) é a quantidade de calor (energia térmica) necessária para aumentar a temperatura de 1 g de água em um 1ºC, sob pressão de um 1 atm.
Para avaliar o calor transferido entre os corpos, a calorimetria utiliza a grandeza denominada quantidade de calor, geralmente representada por Q.
Resumo sobre calor sensível
A fim de entender melhor o que é calor sensível e capacidade térmica, assista à aula do professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele também explica como realizar os cálculos com a fórmula do calor sensível.
A quantidade de calor, por ser uma forma de energia, é medida no Sistema Internacional de Unidades pelo joule (J). Contudo, as unidades mais utilizadas para se medir a quantidade de calor são a caloria (cal) e a quilocaloria (kcal). Convertendo essas unidades temos:
- 1 cal ≅ 4,2 J
- 1 kcal = 4200 J
- 1 kcal = 1000 cal
Tipos de calor
É importante lembrar que existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível faz o corpo variar sua temperatura sem mudar seu estado físico. Para isso, analisa-se também qual é a capacidade térmica do corpo.
Por exemplo: para fazer um café, a água pode ser aquecida de 25ºC até 70ºC. Portanto, o calor envolvido é sensível, uma vez que há variação de temperatura e o estado físico da água não muda durante o aquecimento.
O calor latente, por sua vez, é aquele que, recebido ou cedido pelo corpo, provoca a mudança de seu estado físico. Ao estudar o calor latente, é importante analisar a curva de aquecimento da substância.
Por exemplo: ao ferver a água para cozinhar um alimento a temperatura pode variar até 100ºC ou mais. Neste caso, até chegar aos 100ºC o calor envolvido é sensível, mas durante a ebulição nos 100ºC é calor latente.Resumo sobre calor sensível
Veja agora o que é calor latente professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele também explica como realizar os cálculos da curva de aquecimento:
Exercícios sobre calorimetria
Se você não lembra como utilizar as fórmulas de calor sensível e latente, assista às videoaulas que estão antes e depois dos exercícios. Lembre-se que as questões também podem exigir a utilização da fórmula de potência.
Resolva os Exercícios:
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2009)
Em grandes metrópoles, devido a mudanças na superfície terrestre – asfalto e concreto em excesso, por exemplo – formam-se ilhas de calor. A resposta da atmosfera a esse fenômeno é a precipitação convectiva. Isso explica a violência das chuvas em São Paulo, onde as ilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus centígrados de diferença em relação ao seu entorno.
Revista Terra da Gente. Ano 5, nº 60, Abril 2009 (adaptado).
As características físicas, tanto do material como da estrutura projetada de uma edificação, são a base para compressão de resposta daquela tecnologia construtiva em termos de conforto ambiental. Nas mesmas condições ambientais (temperatura. umidade e pressão), uma quadra terá melhor conforto térmico se
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.
DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas. Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 (adaptado).
Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFRS/2020)
Em uma panela de pressão coloca-se 1,0 L de água à temperatura de 20 ºC. A panela é devidamente tampada, colocada sobre a chama de um fogão a gás e ali deixada até ocorrer a total vaporização da água. Considerando que a massa de 1,0 L de água é de 1000 g, o calor específico da água de 1,0 cal/(gºC) e o calor latente de vaporização de 540 cal/g, as quantidades de calor sensível e de calor latente trocados entre a chama e a água nesse processo, em kcal , respectivamente, foram
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
Para a prática de esportes olímpicos, é adequada a piscina olímpica. As dimensões dela, segundo Federação Internacional de Natação, devem ser de 50 m para o comprimento; 25 m, para a largura, e 2,0 m, para a profundidade. A temperatura média ideal da água deve ser igual a 25 ºC.
A quantidade de energia necessária, em joules, a ser fornecida para deixar a água da piscina na temperatura ideal – sendo essa a única troca de energia a se considerar –, observando que inicialmente a água, que preenche todo o volume da piscina, estava a 20 ºC, é igual a
Dados:
cágua = 1,0 cal/gºC (calor específico sensível da água)
1,0 g/cm3 (massa específica da água)
1,0 cal = 4,0 J
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Mesmo para peixes de aquário, como o peixe arco-íris, a temperatura da água fora da faixa ideal (26 ºC a 28 ºC), bem como sua variação brusca, pode afetar a saúde do animal. Para manter a temperatura da água dentro do aquário na média desejada, utilizam-se dispositivos de aquecimento com termostato. Por exemplo, para um aquário de 50 L, pode-se utilizar um sistema de aquecimento de 50 W otimizado para suprir sua taxa de resfriamento. Essa taxa pode ser considerada praticamente constante, já que a temperatura externa ao aquário é mantida pelas estufas. Utilize para a água o calor específico 4,0 kJ kg–1 K–1 e a densidade 1 kg L–1.
Se o sistema de aquecimento for desligado por 1 h, qual o valor mais próximo para a redução da temperatura da água do aquário?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5 g de castanha-de-caju crua para aquecer 350 g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor. Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada. O calor específico da água é 1 cal g–1 °C–1, e sua temperatura inicial era de 20 ºC.
Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2016/2º Aplicação)
Num dia em que a temperatura ambiente é de 37 ºC, uma pessoa, com essa mesma temperatura corporal, repousa à sombra. Para regular sua temperatura corporal e mantê-la constante, a pessoa libera calor através da evaporação do suor. Considere que a potência necessária para manter seu metabolismo é 120 W e que, nessas condições, 20% dessa energia é dissipada pelo suor, cujo calor de vaporização é igual ao da água (540 cal/g). Utilize 1 cal igual a 4 J.
Após duas horas nessa situação, que quantidade de água essa pessoa deve ingerir para repor a perda pela transpiração?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Unicamp SP/2021)
Um microchip de massa m = 2,010–6 g é composto majoritariamente de silício. Durante um minuto de funcionamento, o circuito elétrico do dispositivo dissipa, na forma térmica, uma quantidade de energia Q = 0,96 mJ. Considere que o calor específico do silício é CSi = 800 J/kg ºC . Caso não houvesse nenhum mecanismo de escoamento de calor para fora do dispositivo, em quanto sua temperatura aumentaria após esse tempo de funcionamento?
Se necessário, use π = 3 e g = 10m/s2.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Unesp SP/2021)
Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.
(www.estudopratico.com.br. Adaptado.)
As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEMA/2021)
Recentemente um incêndio em uma subestação de energia elétrica no estado do Amapá provocou um apagão na capital e deixou cerca de 765 mil pessoas sem luz. Os principais impactos do apagão para a população foram a falta de água encanada, de água mineral e de gelo. Como não havia como utilizar a geladeira, a procura de gelo por toda cidade foi muito grande.
Uma moradora com necessidade de resfriar 3000 g de água em um recipiente, inicialmente a uma temperatura de 30 ºC, adiciona gelo a –20ºC. Considere que todo gelo se funde e que o calor específico do recipiente pode ser desprezado.
Dados: calor específico da água = 1 cal/g ºC; calor específico do gelo = 0,5 cal/g ºC; calor latente de fusão do gelo = 80cal/g.
A quantidade de gelo, em g, para que a temperatura final seja igual a 0 °C é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!