Nota de corte é a menor nota que um candidato precisa tirar para ser aprovado na 1ª chamada. Cada modalidade de concorrência tem uma nota de corte diferente. Entenda!
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2026 estão chegando. Entre os dias 19 e 23 de janeiro, os candidatos vão encarar a disputa pelas notas de corte em instituições públicas de ensino superior do Brasil inteiro. Saiba o que são as notas de corte, como são calculadas e confira a lista de notas de corte do SiSU 2025 para calcular suas chances!
O que são as notas de corte do SiSU
A nota de corte nada mais é do que a menor nota que um candidato precisa tirar pra ser aprovado no SiSU. As notas de corte são calculadas para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Para entender melhor: imagine que uma universidade disponibilizou 10 vagas para determinado curso na Ampla Concorrência. De todas as pessoas que se inscreveram para concorrer a essas vagas, serão selecionadas as 10 que tiverem as maiores notas. A nota de corte é a pontuação da pessoa que foi aprovada na última colocação, ou seja, a 10ª maior nota.
Notas de corte parciais
A nota de corte final de cada curso só é divulgada junto com o resultado do SiSU, em 29 de janeiro de 2026. Durante o período de inscrição, uma vez por dia (sempre à meia-noite), o sistema calcula uma nota de corte parcial para cada curso com base nas inscrições até aquele momento.
Essas notas mudam todos os dias porque novos candidatos se inscrevem e outros alteram suas opções de curso. Por isso, as notas de corte parciais não são garantia de aprovação, mas servem como referência importante para:
- Monitorar sua posição na disputa
- Decidir se mantém ou altera suas opções de curso
- Escolher a opção com maior probabilidade de aprovação
Dica estratégica: Acompanhe diariamente as notas de corte no portal do SiSU e esteja preparado para fazer ajustes nas suas escolhas até o último dia de inscrição (23 de janeiro).
Diferença entre as notas de corte da Ampla Concorrência e das Cotas
As vagas destinadas à ampla concorrência e de cada modalidade de cota são ofertadas separadamente no SiSU. Por isso, elas possuem notas de corte diferentes. Portanto, se você se inscrever pra cotas raciais e de escola pública, por exemplo, você só vai concorrer com quem se inscreveu nessa mesma modalidade.
As notas de corte costumam ser mais baixas nas cotas do que na ampla concorrência, em média, 6,3% menores do que na ampla concorrência. Veja alguns exemplos da diferença nas notas de corte de Arquitetura no SiSU 2025:
| Universidade | Ampla concorrência | Cotas para Escola Pública |
| UFSC | 761,29 | 738,09 (LI_EP) // 717,25 (LB_EP) |
| UFMG | 758,36 | 737,68 (LI_EP) // 701,46 (LB_EP) |
UFPE | 704,78 | 685,18 (LI_EP) // 682,58 (LB_EP) |
| UFAM | 710,40 | 709,77 (LI_EP) // 682,96 (LB_EP) |
| UFMT | 683,18 | 668,68 (LI_EP) // 666,60 (LB_EP) |
A Lei de Cotas no SiSU 2026
A Lei de Cotas permanece como pilar central no SiSU 2026, garantindo reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Os percentuais são definidos respeitando o Censo 2022, promovendo equidade no acesso ao ensino superior.
SiSU agora aceita as últimas notas de 3 edições do Enem
A principal inovação do SiSU 2026 é que você pode usar suas notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025) para se inscrever. O sistema selecionará automaticamente a nota que gerar a melhor média ponderada para cada curso escolhido.
Como funciona
- O sistema calcula sua média ponderada usando as notas de cada edição disponível
- Automaticamente seleciona a edição que resulta na maior pontuação final
- A edição utilizada pode variar entre sua primeira e segunda opção de curso
- Você não precisa escolher qual nota usar — o sistema faz isso por você!
Requisitos importantes
- Você não pode ter zerado a redação na edição que for utilizada
- Não pode ter participado como “treineiro” naquela edição
- Precisa ter concluído o ensino médio até a data da matrícula
Esta mudança amplia significativamente as chances de aprovação, principalmente para quem teve desempenho diferente em anos anteriores.
Notas mínimas e médias mínimas
Além das notas de corte, alguns cursos e instituições exigem que o candidato atinja uma nota mínima ou média mínima específica para poder concorrer a uma vaga. Essas exigências variam conforme o curso e a instituição escolhidos.
Como calcular a nota do Enem para o SiSU
Uma dúvida que sempre aparece durante o SiSU é: por que as notas dos candidatos não são as mesmas em todos os cursos e universidades?
Isso acontece porque cada curso, dentro de cada universidade, pode escolher qual peso dará para cada prova do Enem. Alguns cursos e instituições optam por dar peso 1 a todas as provas. Nesses casos, basta fazer uma média aritmética simples (somar tudo e dividir por 5) para descobrir sua nota.
Enquanto isso, existem cursos e instituições que atribuem pesos diferentes. Por isso, em vez de fazer uma média aritmética simples, o sistema do Sisu faz uma média ponderada de acordo com os pesos informados pela instituição.
A fim de entender melhor, vamos ver o exemplo dos pesos atribuídos pelo curso de Direito da UFSC no Sisu 2025:
- Redação: 2
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 1
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 2
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2
- Matemática e suas Tecnologias: 1
Para saber qual a sua nota nesse curso, você teria que multiplicar por 2 suas notas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens. Em seguida, deveria somar o resultado com as notas de Ciências da Natureza e Matemática. Por fim, teria que dividir o total por 8, que é o número total de pesos. Dessa maneira você descobriria sua nota para concorrer ao curso de Direito da UFSC.

Não se preocupe porque não é necessário fazer esse cálculo na inscrição do SiSU. O sistema sempre mostra qual é a sua nota pra aquela vaga. Mas, se você quiser saber quais são os pesos de determinado curso, é só buscar pelo termo de adesão da instituição no SiSU. Esse documento sempre está disponível no site de cada universidade.
Saiba mais: Quais os cursos e universidades com mais vagas no SiSU 2026
Destaques do SiSU 2026
Esta edição apresenta crescimento de 5% em relação a 2025, com 13.097 vagas a mais. Além disso:
- 105 novos cursos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)
- 4.143 vagas focadas em formação em inteligência artificial
- Participação de novas instituições estaduais como UERJ, Unioeste, Uergs, UEAP e Faeterj Três Rios
- Primeira participação da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)
Cronograma completo do SiSU 2026
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro de 2026
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro de 2026
- Matrículas da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro de 2026
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026
Quer saber mais?
Entre no canal de WhatsApp do Curso Enem Gratuito! Lá, você recebe dicas exclusivas, resumos práticos, links para aulas e muito mais – tudo gratuito e direto no seu celular. É a chance de ficar por dentro de tudo o que rola no curso e não perder nenhuma novidade.
