Vai ter o Enem? Você é contra ou a favor? Vote agora na enquete

O Adiamento do Enem está na discussão de todas as redes sociais. A UNE e a DPU querem adiar as provas previstas para este domingo. O MEC e o INEP querem manter. A Justiça Federal de primeiro grau deu razão ao MEC. E agora uma decisão da Justiça em grau de recurso deve acontecer nos próximos dias.

A realização das provas deste domingo para o Exame Nacional do Ensino Médio virou briga judicial sobre o adiamento do Enem. A Defensoria Pública da União (DPU) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) dizem que não, mas o MEC diz que sim. Por enquanto a Justiça Federal de primeira instância deu ganho de causa ao MEC.

Mas, vêm novos capítulos por aí com o recurso que a DPU entrou para instâncias superiores do Poder Judiciário, pedindo o adiamento do Enem. O Secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pediu oficialmente ao MEC o adiamento. E, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde fez o mesmo pedido pelo adiamento do Enem.

Tem Enem, ou não tem Enem?

O foco da discussão é se no atual quadro da Pandemia do Novo Coronavírus no Brasil, com mais de mil pessoas morrendo por dia em função do Covid-19, e com números crescentes de infectados e de óbitos, se há ou não as condições sanitárias para que os 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio possam fazer as provas em segurança.

UNE  + DPU x MEC + INEP

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Defensoria Pública da União (DPU) têm a mesma visão, de que não há condições concretas para realizar as provas com a segurança sanitária necessária. E isto valeria não apenas para os “locais de prova”, e sim para todo o ambiente social, que inclui os deslocamentos das pessoas e até mesmo viagens, pois nas cidades onde não são aplicadas as provas os participantes precisam se deslocar a ouros municípios.

Por outro lado, pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que é o órgão público responsável pelo Exame, as informações prestadas à Justiça foram de que todos os protocolos de segurança foram providenciados, e que as condições suficientes estão dadas.

Qual a sua opinião?

E você, o que você pensa a respeito do adiamento do Enem? Você acha que as provas devem ser mantidas para começar neste domingo próximo, dia 17 de janeiro? Ou acha que as provas devem ser adiadas?

Participe agora da enquete do Blog do Enem, e dê a sua opinião: Enquete sobre o adiamento do Enemhttps://forms.gle/kvJAySYyFHofRnHw8

 

Muito obrigado pela sua participação na enquete sobre o adiamento do Enem

O Blog do Enem realizou pesquisas e enquetes com os participantes do Enem durante todo o ano de 2020, acompanhando a opinião em relação aos estudos remotos durante a Pandemia, ao grau de satisfação ou não com as aulas remotas, e sobre a preparação dos estudantes para o exame.

Você pode ver os resultados anteriores aqui.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel