Aldeídos – Revisão de Química para o Enem

O Formol que alisa cabelos é um Aldeído. Tire as suas dúvidas sobre a Química dos aldeídos Metanal, Etanal e Propenal para se dar bem no Enem!

Você lembra da função orgânica Aldeídos?  Que tal relembrar e mandar ver na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Fique por dentro! Não perca essa oportunidade.

Dentre as funções orgânicas, como reconhecer um aldeído? 

Os aldeídos são caracterizados pela presença do grupo funcional formila na ponta de uma cadeia carbônica.

1

Aldeído  – Metanal: em condições ambientes, ele é um gás incolor muito irritante, com ponto de ebulição de -21ºC.

O metanal é mais conhecido na forma de solução, cuja concentração pode ser no máximo de 40% em massa. Essa solução em água é popularmente conhecida como formol.

O formol tem a propriedade de desnaturar proteínas, por isso elas ficam mais resistentes à decomposição por bactérias. Esta propriedade justifica seu uso como fluido de embalsamamento e na conservação de espécies biológicas.

2

Dica 1 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou.

Aplicações do Formol – Alisar os cabelos é uma das mais comuns

O formol é muito usado nos produtos para alisamento de cabelo. Mas, aos poucos, está sendo substituído por outros produtos, devido ao seu caráter danoso para a saúde humana. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios. Ainda assim, muitos salões de beleza continuam utilizando produtos com acima de 0,2% de formol em sua composição, ultrapassando o limite permitido pela ANVISA.

3

Dica 2 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Propriedades coligativas orgânicos.  Clique aqui e não fique de fora dessa!

Que tal agora relembrar a nomenclatura dos aldeídos? 

A nomenclatura dos aldeídos é simples! Basta acrescentar ao nome do radical hidrocarboneto, o sufixo al.  As insaturações e ramificações da cadeia do radical hidrocarboneto devem vir indicadas por números. A numeração deve começar a partir do grupo Formila. Veja os exemplos:

4

Plano de Estudos de Química para o Enem

Veja aqui um Plano de Estudos Completo para a revisão de Química do Enem. A seleção do que mais cai nas provas e as indicações de revisão foram elaboradas pelo professor Ramunno, do Colégio Bandeirantes de São Paulo, um dos melhores do Brasil. Confira aqui o Plano de Estudos de Química Enem: Plano de Estudos de Química Enem

Aula Gratuita sobre os aldeídos

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 (PUC Camp SP, 2015) A seguir estão representadas duas fórmulas de poluentes encontrados no ar, provenientes de automóveis que utilizam etanol como combustível.

5

Ambas as substâncias apresentam a função orgânica:

a)    álcool.

b)    cetona.

c)    aldeído.

d)    ácido carboxílico.

e)    éter.

Resposta: C

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel