Atualidades no Enem: a implantação da Lei Seca no Brasil

A irresponsabilidade dos motoristas e a falta de aplicação rigorosa da Lei Seca no Brasil estão claras nas estatísticas: São mais de 40 mil mortes no trânsito por ano! Veja um resumo de Atualidades Enem

A Lei Seca, implantada nosso país em 2008, e desde então não saiu mais dos noticiários. As reportagens falam das “Operações Lei Seca”, intensificadas nos feriados e festividades. Em janeiro de 2008, um decreto presidencial proibia a venda de bebidas alcoólicas em rodoviais federais ou faixas de acessos a rodoviais.

Em junho daquele mesmo ano, a Lei Seca passou a vigorar no país, diminuindo o índice diminuindo o limite de ingestão alcoólica para 0,2g/L no sangue, que seria o equivalente a um copo de cerveja ou uma taça de vinho, e aplicando multas cada vez mais pesadas ao motoristas.

A Lei Seca no Brasil

Passados alguns anos, a legislação ficou ainda mais restritiva. Em 2012, a tolerância à ingestão de álcool no trânsito passou a ser zero. As provas testemunhais de agentes de trânsito também passaram a ser válidas contra motoristas.

Flagrantes de motoristas dirigindo bêbados, a queda da venda de bebidas alcoólicas em casas noturnas, os bons exemplos que voltam das festas de táxis ou ainda os grupos de amigos que elegem o “motorista da rodada”, aquele que vai deixar de beber para garantir a volta para casa de maneira segura, são assuntos recorrentes em nosso cotidiano.

O Motorista da Rodada

Assuntos que se desdobram em outras polêmicas que o aluno poderia abordar tanto na Redação Enem, quanto em questões de atualidades relacionadas ao tema, durante a prova. O teste do bafômetro, o qual o motorista pode se negar a fazer, pois não é obrigado a produzir provas contra si e o fato de colocar em risco não somente a sua vida, como também de outros indivíduos.

Em função deste cenário começou a ganhar corpo no país a figura do Motorista da Rodada, que é um dos amigos que faz parte da turma que se reveza no grupo “sem beber” nos passeios ou noitadas. E alternando o escolhido a cada passeio. Porém, a partir de 2017, com a chegada mais forte dos aplicativos do tipo Uber, 99, Pop, Carona ou Garupa, entre outros, muitos jovens passaram a não ir mais de carro próprio para as baladas. Um atitude saudável.

Tema de Redação Enem

Mas, e se cair na Redação do Enem um tema sobre a Lei Seca  no Brasil com uma abordagem completamente diferente? O que você pode fazer? Arrancar os cabelos e desmaiar não vale, porque só iria gerar desconcentração e perda de tempo.  Muita calma nesta hora da prova, pois há segredos que podem te ajudar quando cair um tema totalmente desconhecido para você.

Confira agora com a professora Daniela Garcia como você pode se sair bem mesmo se não souber nada do Tema da Redação do Enem.

Esta super aula com as dicas da professora Daniela está no canal do Curso Enem Gratuito.

Lei Seca na Redação do Enem

Na Redação Enem o aluno poderia escrever sobre esses aspectos ou ainda sugerir outras soluções para a problemática combinação “direção+bebida alcoólica”. Questionar o porquê das pessoas, em grande maioria os jovens, insistem em arriscar suas vidas e a dos outros dirigindo bêbados. A ideia de que “isso não vai acontecer comigo” ou “eu sei o meu limite” traz resultados gravíssimos: o número de vítimas do trânsito.

Um tema muito parecido já caiu na Redação do Enem 2013, mas nada impede que caia com nova abordagem, pois o  problema social e de saúde pública ainda é muito grande.

A Lei Seca talvez não fosse necessária se tivéssemos a consciência de que dirigir embriagado é tão perigoso quanto uma roleta russa. Essa falta de consciência também pode ser resultado das condições educacionais do nosso país. A precariedade do ensino se reflete em nossos atos como cidadãos.

A Lei Seca no Brasil

Fonte: Após muitos anos de Lei Seca, mortes no trânsito ainda preocupam

Amanda Nascimento - Blog do EnemEste post sobre A lei seca no Brasil foi elaborado por Amanda Nascimento, formada em jornalismo pela Unisul.

Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel