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Anelídeos e Moluscos – Biologia Enem

Você sabia que a minhoca é um anelídeo? Revise sobre os Anelídeos e os Moluscos em mais esta aula preparatória para a prova de Biologia Enem

 

Representantes: animais de corpo cilíndrico segmentado, formado por anéis. Podem ou não apresentar cerdas auxiliares para locomoção. São anelídeos as minhocas, os nereis e as sanguessugas.

Habitat e modo de vida

Alguns anelídeos são aquáticos marinhos ou dulcícolas, mas a maioria das espécies é de vida livre terrestre e possui a epiderme com grande número de glândulas secretoras de muco que formam uma cutícula protetora.

Embriologia

São animais triblásticos (possuem endoderme, mesoderme e ectoderme) e protostômios (blastóporo origina a boca). A cavidade interna é totalmente cercada por mesoderme, sendo animais celomados. O corpo possui simetria bilateral e é segmentado. A segmentação pode ser denominada metameria (cada segmento é denominado metâmero) e apresenta-se tanto externa quanto internamente. Os metâmeros são separado dos demais internamente por septos e abrigam diversos órgãos individualizados.

Fisiologia

Digestão

O sistema digestório é completo com boca, faringe, esôfago, papo (digestão química com ação enzimática), moela (digestão mecânica, trituração), intestino (apresentando prega dorsal– tiflossole – que aumenta a superfície de contato e a absorção dos nutrientes) e ânus.

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Respiração

Na maioria das espécies, as trocas gasosas ocorrem por difusão através da pele, com auxílio de pigmentos que transportam oxigênio, sendo a respiração cutânea indireta. Em poliquetas marinhos, a respiração é branquial, com brânquias pouco desenvolvidas. As glândulas mucosas que mantêm a superfície do corpo umedecida são fundamentais para respiração cutânea, sendo que a epiderme é bastante vascularizada.

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Excreção

Os anelídeos apresentam sistema excretor segmentado, com pares de nefrídeos em cada segmento. Os nefrídeos recolhem amônia e água e possuem duas extremidades, onefróstoma, que se abre no líquido celômico de cada segmento e retira excreções, e o nefridióporo ou poro excretor que se abre na superfície corporal.

Circulação

O sistema circulatório é fechado. O sangue circula sempre dentro de vasos pulsáteis, chamados de corações, que em minhocas estão distribuídos anteriormente em 5 pares. Possuem pigmentos respiratórios, hemoglobina ou clorocruonina, que transportam os gases respiratórios.

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Muscular

Os anelídeos possuem 2 camadas musculares: uma com músculos circulares e uma com músculos longitudinais. Essas camadas funcionam de forma antagônica, de modo que quando a circular contrai a longitudinal relaxa, esticando o corpo.

Esqueleto

Sem sistema esquelético. O líquido que preenche o celoma promove a sustentação necessária para a contração das fibras musculares, agindo como um esqueleto hidrostático.

Nervoso

O sistema nervoso dos anelídeos é constituído por gânglios ventrais, sendo animais (hiponeuros). Há um par de gânglios cerebroides na região anterior e um cordão nervoso duplo que se estende por todo o corpo, com mais um par de gânglios e pares de nervos laterais por segmento.

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Reprodução

A maioria dos anelídeos é monoico, porém poliquetas são dioicos. Fazem fecundação cruzada, externa e com cópula. Maioria com desenvolvimento direto (sem larva), mas existem espécies de nereis que têm desenvolvimento indireto.

Na extremidade do corpo, há uma região com muito muco chamada clitelo. Após a cópula, o clitelo desliza para frente recebendo os óvulos e, em seguida, os espermatozoides armazenados provenientes do parceiro. A fecundação ocorre dentro do clitelo, que se desprende do corpo do animal formando um casulo, onde irão se desenvolver anelídeos jovens. As minhocas também podem se reproduzir assexuadamente realizando autofecundação.

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Classificação

Os anelídeos são classificados de acordo com a quantidade de cerdas que possuem.

  • Classe Polichaeta – gênero Nereis e Eunice. Possuem muitas cerdas. Maioria marinhos, respiram por brânquias e apresentam um par de parapódios por segmento. Dioicos com desenvolvimento indireto (larva trocófora).
  • Classe Oligochaeta – minhoca da terra (Lumbricus terrestris). Possuem poucas cerdas. A cabeça não é distinta do corpo, sangue com hemoglobina (vermelho). Produzem húmus e galerias no solo, mantendo o solo com nutrientes e arejado, importantes para agricultura.
  • Classe Hirudinea (Achaeta) – sanguessugas. Aquáticas, com falsa segmentação e 2 ventosas (uma na parte anterior e outra na posterior) para fixação. São hematófagas. Durante a alimentação, a sanguessuga secreta um anticoagulante, hirudina, que assim como a heparina possui grande importância para a medicina.

Moluscos

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Representantes: Animais de corpo mole, envolvido por uma concha calcária. Corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. São exemplos: ostras, mariscos, caracóis, polvo e lula.

Habitat e modo de vida

A maioria dos moluscos habita o mar, estando fixos sobre as rochas (ostras e mariscos), nadando ativamente (polvos e lulas) ou enterrados na areia (escafópodes). Mas existem também espécies dulcícolas (caramujos) e terrestres (caramujos e lesmas).

Embriologia

São triblásticos, celomados, protostômios, bilatérios e não segmentados.

Fisiologia

Digestão

Possuem um sistema digestório completo, com boca, esôfago, estômago, hepatopâncreas, intestino e ânus. Na boca, existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção dealimentos. Os bivalves não possuem rádula, possuem um estilete cristalino, estrutura localizada entre o estômago e o intestino, em uma cavidade chamada ceco gástrico que facilita a digestão liberando enzimas.

Respiração

A respiração nos moluscos é do tipo branquial (ex.: mariscos) ou pulmonar (ex.: caracóis), ou cutânea (ex.: lesmas), dependendo do habitat. Asbrânquias dos moluscos aquáticosficam na cavidade do manto e possuem cílios que participam na movimentação da água promovendo as trocas gasosas. Já nos moluscos terrestres a cavidade do manto abriga os pulmões.

Excreção

A excreção é feita por nefrídios. Cada nefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.

Circulação

A circulação nos moluscos é do tipo aberta. O coração ocupa a posição dorsal e fica em uma cavidade chamada pericárdica. Possui um ou dois átrios, e um ventrículo. O sangue passa das células ao coração pelas lacunas. Nos cefalópodes, como o polvo e a lula, a circulação é do tipo fechada e há vasos. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina.

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Muscular

O pé é a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos, com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas. Em consequência do desenvolvimento de um maciço e musculoso parênquima, o celoma dos moluscos geralmente se restringe a um espaço que encerra as gônadas e o coração. Os moluscos marinhos que são rápidos se locomovem pela expulsão de jatos de água que saem por um sifão. Os bivalves apresentam musculatura diferenciada que controla a abertura e fechamento das conchas.

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Esqueleto

Na epiderme, existe uma dobra chamada manto, que envolve o corpo do animal e secreta a concha, que é um exoesqueleto calcário. O exoesqueleto que apareceu nos moluscos durante a evolução desempenha várias funções: confere resistência ao organismo; permite que o corpo se sustente contra a ação da gravidade; serve como ponto de inserção dos músculos; protege contra a dessecação e representa como uma armadura que protege o animal dos predadores.

Nervoso

Osistema nervoso dos moluscos é ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde partem nervos para as diversas partes do corpo. Os cefalópodes possuem um grande gânglio cerebroide, semelhante ao encéfalo dos vertebrados, o que permite a execução de atividades altamente elaboradas.

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Reprodução

A reprodução dos moluscos ésexuadae, na maioria dos representantes do grupo, afecundação é interna e cruzada. O caramujo-de-jardim, por exemplo, é monoico com desenvolvimento direto. Na cópula, dois indivíduos se aproximam e encostam seus poros genitais, pelos quais se fecundam reciprocamente. Os ovos se desenvolvem e eclodem liberando novos indivíduos sem a passagem por fase larval.

Nos cefalópodes, o macho carrega um pacote de espermatozoides que é introduzido na cavidade do manto da fêmea para as fecundações. Após as fecundações, são liberados milhares de ovos, com casca gelatinosa. As fêmeas de muitas espécies depositam os ovos em lugares protegidos. Certas fêmeas de polvos até cuidam dos ovos, expelindo jatos de água pelo sifão. O desenvolvimento é direto, sem larva. A maioria dos filhotes que nasce servirá de alimento para diversos predadores. Poucos polvos e lulas chegam à vida adulta, pois a mãe morre logo que os filhotes nascem.

Classificação

  • Classe Polyplacophora ou Amphineura: Um representante é o quíton. Exclusivamente marinhos. A superfície dorsal desses moluscos apresenta uma concha calcária composta por placas parcialmente sobrepostas e articuladas. Rastejam-se no fundo do mar, se alimentando de algas que conseguem raspar com a rádula na superfície das rochas e possuem respiração branquial.
  • Classe Scaphopoda: Conhecidos, em geral, por dentálios ou escafópodos. Pequenos animais com pés em forma de cone e dotados de uma concha cônica e alongada. São marinhos, e vivem parcialmente enterrados na areia.
  • Classe Gastropoda: São representantes o caramujo, o caracol e a lesma. Os caracóis são hermafroditas. Podem possuir uma concha calcaria com formato helicoidal que é secretada pelo manto, todas sendo univalvas. São os únicos moluscos com representantes terrestres. Seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça há tentáculos e olhos, nos pés há uma glândula produtora de muco.
  • Classe Bivalvia: São representantes desta classe as ostras, mexilhões e mariscos. Sua concha é dotada de duas valvas. Possuem uma cabeça atrofiada e um pé em forma de martelo. Não possuem rádula. Os pés secretam filamentos para fixação, chamado bisso. A respiração é branquial. São exclusivamente aquáticos, com representantes de água doce e marinhos. Possuem grande importância econômica. Podem ser utilizados na alimentação e algumas espécies produzem pérolas.
  • Classe Cephalopoda: São representantes desta classe as lulas, os polvos, nautilos e argonauta. São animais marinhos. As lulas possuem uma concha interna. Esses animais possuem uma intensa cefalização e os pés foram transformados em tentáculos. As lulas possuem 10 tentáculos e o polvo, 8. Apresentam rádula. Os olhos são grandes e a circulação é do tipo fechada. Possuem estruturas de defesa como cromatóforos. Quando se sentem ameaçados, soltam esses pigmentos que turvam a água e confundem os predadores.

Saiba mais sobre os Anelídeos e Moluscos nesta aula do canal PENSI, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=woTPcSCu1bM]

Desafios

Questão 01

Marque a alternativa errada:

a) Os animais da classe Poliqueta possuem o corpo repleto de cerdas implantadas em estruturas chamadas de parapódios.

b) Os animais pertencentes à classe Hirundínea não têm cerdas nem parapódios, e o seu corpo é ligeiramente achatado dorsoventralmente.

c) Os anelídeos possuem digestão extracelular e tubo digestório completo.

d) As minhocas armazenam os alimentos em seu estômago, para depois triturá-los na moela.

e) O sistema nervoso dos anelídeos é constituído por um par de gânglios cerebrais, localizados dorsalmente sobre a faringe; e por dois cordões nervosos ventrais, com um par de gânglios por metâmero.

Questão 02

Um biólogo coletou exemplares de uma espécie animal desconhecida, os quais foram criados em laboratório e analisados quanto a diversas características. Concluiu que se tratava de anelídeos, pois eram animais:

a) Diblásticos, celomados, segmentados e de simetria radial.

b) Triblásticos, celomados, não segmentados e de simetria bilateral.

c) Triblásticos, acelomados, segmentados e de simetria bilateral.

d) Diblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral.

e) Triblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral.

Questão 03

Assinale a alternativa em que está escrito o nome da classe e o nome de um animal que pertence a essa classe.

a) Gastropoda – ostras e mexilhões.

b) Cephalopoda – caramujos e lulas.

c)Bivalve – polvos e náutilo.

d) Gastrópodes – caramujos e quíton.

e) Bivalve – mariscos e mexilhões.

Questão 04

Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta:

a) A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, respiração cutânea.

b) Os moluscos têm reprodução sexuada, e em algumas espécies, como no caracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto; em outras espécies, como nas ostras, o desenvolvimento é indireto, com fase larval.

c)A maioria dos gastrópodes é monóica.

d) A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente por carbonato de cálcio, e possui três camadas. Essa concha é produzida por uma estrutura chamada de nácar.

e) Os moluscos têm sistema digestório completo, formado por um tubo que começa na boca e termina no ânus.

Questão 05

Diversos grupos taxonômicos são utilizados em cultivos marinhos para fins comerciais. Com relação aos moluscos, considere as seguintes afirmativas:

1- O consumo de mexilhões pode ser prejudicado pela retenção de microrganismos patogênicos ao homem, uma vez que esses animais são filtradores naturais da água do mar.

2- Os polvos são cefalópodes que devem ter a concha retirada antes de serem consumidos.

3- Há espécies de ostras cultivadas especialmente para a obtenção de pérolas, e não para consumo como alimento.

4- Os cromatóforos do manto das lulas causam danos à saúde humana quando ingeridos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!