Artes Visuais: O curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

Ganhar a vida como Artista não é apenas um sonho. Veja como funciona o curso de graduação em Artes Visuais, e os caminhos da profissão no mercado de trabalho. Confira abaixo.

O artista visual é aquele que cria esculturas, pinturas e desenhos para simbolizar o mundo real ou imaginário. Para isso, ele se utiliza de diferentes tipos de materiais como metais, papel, tinta, argila e madeira. Nos dias de hoje, o profissional também faz uso de programas de computador e outras ferramentas para exercer suas atividades.

Artes Visuais

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso de graduação em Artes Visuais oferece duas modalidades de conclusão para seus alunos. Eles podem optar pelo diploma de Bacharel, ou pelo de Licenciado, que permite trabalhar como professor de Artes Visuais. Por isso, a área possui profissionais com dois perfis diferentes.O perfil do bacharel está ligado à difusão da arte e da cultura por meio de diferentes linguagens artísticas como a pintura, a escultura, as multimídias, o desenho, entre outras.

O profissional trabalha como Artista.
Já o estudante que faz a opção pela Licenciatura, ao concluir o curso ele será um Licenciado,  condição legal que permite atuar na área da educação enquanto professor de escolas do ensino infantil, fundamental e médio ou em cursos livres de artes. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Se seguir nos estudos e alcançar a pós-graduação, pode dar aulas no Ensino Superior.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL DE ARTES VISUAIS?

Quem se forma no curso de graduação em Artes Visuais pode atuar em diferentes áreas. Há a possibilidade de trabalhar com pintura e desenhos, criando esculturas a partir de diferentes tipos de materiais e fazendo gravuras em superfícies de metal, tecido, pedra ou madeira. Ele também pode expor suas criações em galerias e museus. Além disso, costuma trabalhar com recuperação de obras e restauração de objetos de arte antigos ou que estão se deteriorando.

Atualmente, é muito comum encontrar vagas de planejamento de exposições em museus que demandam artistas para preenchê-las. Outras oportunidades podem ser encontradas em sites e canais de televisão que, geralmente, buscam os artistas para criar animações e ilustrações. Os graduados nos cursos de licenciatura atuam majoritariamente na área do ensino em escolas.

MERCADO DE TRABALHO

Os centros de cultura, museus e organizações envolvidas com a arte passaram a se profissionalizar, abrindo mais oportunidades de trabalho para os artistas. Os graduados da área não são apenas artistas, mas profissionais capazes de trabalhar em museus, galerias e com pesquisa e curadoria de arte. Eles também podem encontrar vagas na televisão, no cinema, no teatro e até na indústria, trabalhando com linhas de produto e estampas.

Os que fizeram o curso de graduação em Artes Visuais na modalidade de Licenciatura encontram mais oportunidades em escolas e nas instituições artísticas e culturais.

O licenciado ainda pode trabalhar coordenando cursos livres, criando programações artísticas e atuando em projetos educativos. Para os bacharéis, os melhores postos de trabalho então no Sudeste e Sul do país.Enquanto os profissionais que trabalham com ensino encontram mais oportunidades no Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Dependendo da área e da região, o salário inicial de um artista visual varia entre R$ 900 e R$ 2 mil. Vale lembrar que muitos artistas têm seus ateliês, o que faz com que os preços das obras variem de acordo com a técnica e experiência no mercado.

DICAS DO BLOG DO ENEM

Dica 1: Sociologia e Filosofia também caem na prova do Enem. Para garantir uma vaga na universidade, não deixe de ler o resumo dos assuntos mais importantes.

Dica 2: Não sabe como funciona o Sisu? Saiba tudo, pois novas vagas em universidades públicas serão abertas no meio do ano e você pode garantir a sua.

Dica 3: Faça a revisão gratuita de esquistossomose e mande bem na prova de Biologia do Enem.

Post escrito por Daniela Yumi.  Formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Como todo mundo, teve muitas dúvidas na escolha da profissão. Atualmente, trabalha como redatora freelancer. LinkedIn: br.linkedin.com/daniela-yumi-fujiwara/58/424/a38/pt

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel