Independência da Bahia vira aula especial sobre o 2 de julho

Saiba como foi que o Brasil ficou definitivamente livre de Portugal em 1823, no dia 2 de julho, após uma série de batalhas em Salvador e no Recôncavo Baiano.

A Independência da Bahia virou conteúdo para um thriller de aprendizagem direcionado aos alunos do Ensino Médio das escolas vinculadas à Secretaria da Educação da Bahia.

O Curso Enem Gratuito, em parceria com a Superintendência de Políticas para a Educação Básica, criou uma aula digital para rodar no Youtube, plataformas de ensino e redes sociais na semana comemorativa do 2 de julho.

A pesquisa histórica sobre a Independência da Bahia foi realizada pelo professor Felipe de Oliveira, que fez o roteiro final e a interpretação com estilo de uma narrativa de ação e aprendizagem.

A pegada, segundo o professor Felipe, “é que os alunos se engajem na história das batalhas e nos personagens da Independência da Bahia como se os próprios estudantes estivessem participando da ação que expulsou as forças de Portugal em 1823“.

A ideia de criar uma aula especial sobre o 2 de julho surgiu a partir da parceria entre a Secretaria da Educação da Bahia e o Curso Enem Gratuito, com o propósito de contribuir para a preparação dos alunos da rede estadual para o melhor desempenho no Enem e nos vestibulares.

O aulão especial sobre o 2 de Julho tem duração de 10 minutos e 48 segundos, e já está disponível para acesso pelos alunos no canal do Curso Enem Gratuito.

A direção de estúdio é do videomaker Arthur Emmanuel, com edição e efeitos especiais de Gustavo Rolim de Moura e artes de Matheus Laste.

Videoaula sobre a Independência da Bahia

Assista à videoaula apresentada pelo professor Felipe para conhecer o contexto histórico do dia 2 de julho e da Independência da Bahia.

Estude para o Enem com o Curso Enem Gratuito

Para ter um bom desempenho no Enem é preciso foco, dedicação e motivação. Afinal, a sua nota pode garantir que você ingresse no curso superior que sempre desejou, certo? 

Cada pessoa se organiza da forma que mais faz sentido para si, do tempo e das ferramentas disponíveis. 

Mas, é importante saber que você pode contar com o Curso Enem Gratuito, preparado especialmente para quem vai fazer o Enem, de acordo com os conteúdos que mais foram cobrados nas edições anteriores do exame. 

Tudo é organizado a partir de três opções de Planos de Estudos: Extensivo, Semiextensivo e Intensivo. 

Basta se inscrever, sem precisar pagar nada, e acessar as aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Cai no Enem, Curso Enem Gratuito, Enem, Ensino Médio, História
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel