As cadeias alimentares – Cai nas questões de ecologia e meio ambiente no Enem

As Cadeias Alimentares são sequências de seres vivos em que um serve de alimento para o outro. Nesse caso, a energia contida em um ser vivo passa para o outro de maneira linear. Alguns organismos, nesta caso, são os Produtores, e os outros são os Consumidores. Veja aula gratuita completa para mandar bem nas provas.

Dentro do conteúdo de ccologia, as cadeias alimentares são um assunto bastante explorado pelo Enem. Este é um tema importante, uma vez que as ações humanas podem desequilibrar estas relações!

Aí, você lê o título da questão e pensa: “- Ok, cadeias alimentares, essa é fácil! Deixa-me pensar: a cenoura é um ser produtor, que é comido pelo coelho que é consumidor primário, que por sua vez é comido pelo ser humano que é consumidor secundário. Beleza, entendi! Ah não!

Mas que história é essa de nível trófico? A planta está no primeiro nível, não deveria ser o consumidor primário? Nãããão!” Fique calmo, querido estudante, não é tão difícil assim, não precisa ficar confuso! Para ajudar você a se dar bem na prova de Ciências da natureza do Enem, preparamos este post sobre Ecologia e Cadeias Alimentares!

Aula Gratuita de Introdução > Para fazer um esquenta deste assunto, veja essa vídeo-aula da professora Juliana Evelyn Santos, do Curso Enem Gratuito, com um resumo bem bacana para você ficar em dia e depois seguir com a leitura do post e fazer os exercícios no final:/p>
E aí, gostou do vídeo? Ainda está meio confuso com todas as classificações abordadas? Não tem problema! Dá uma espiada no resumo que preparamos para vocês!

Cadeias alimentares: São sequências de seres vivos em que um serve de alimento para o outro. Nesse caso, a energia contida em um ser vivo passa para o outro de maneira linear.

Seres produtores: São os autótrofos, seres que podem produzir substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas (como o CO2, água e sair minerais) em processos que utilizam algum tipo de energia disponível no meio (do Sol, como na fotossíntese ou de reações químicas, como na quimiossíntese). Exemplo: plantas.

Seres consumidores: São os seres heterótrofos, que não conseguem sintetizar substâncias orgânicas (alimento) e, por isso, se alimentam de outros seres vivos. Serão classificados conforme sua ordem na cadeia alimentar. Assim, o primeiro consumidor a comer algo, no caso, sempre uma planta, será o consumidor primário.

Os consumidores primários podem ser tanto herbívoros (que só comem plantas), como onívoros (que comem de tudo um pouco). Já o ser que se alimenta do consumidor primário, será um consumidor secundário, pois é o segundo a “comer” outro ser vivo.

Nesse caso, os consumidores serão carnívoros ou onívoros, nunca herbívoros (pois herbívoros só comem seres produtores e o consumidor secundário come outro animal). A classificação segue, obedecendo à ordem numérica de consumidores (terciário, quaternário etc).

Decompositores: São os seres que reciclam a matéria orgânica, decompondo-a em moléculas menores, inorgânicas. São representados pelas bactérias e fungos.

Para resumir estes tópicos, veja o esquema a seguir:Cadeias Alimentares

Níveis tróficos: É o nível de nutrição em que um ser se encontra. Indica a passagem de energia entre seres vivos em um ecossistema. Os seres que pertencem ao 1º nível trófico, sempre serão os seres produtores, pois é neles que a energia fica armazenada primeiramente. Já o 2º nível trófico é ocupado pelos consumidores primários e, assim, sucessivamente.

A energia, então, vai passando de um ser vivo a outro. Porém, fique atento: a energia absorvida por um ser vivo é gasta por ele ao longo da sua vida para a manutenção de seu metabolismo. Assim, em média, apenas 10% da energia que este ser vivo absorveu durante a vida é passada para o nível trófico seguinte.

Complicou? Então veja esse exemplo: o coelho comeu muitas cenouras ao longo da sua vida. Parte da energia dessas cenouras foi utilizada para manter o calor do corpo do animal, outra parte para ele se movimentar, outra parte para manter em funcionamento seus órgãos vitais e outra parte é eliminada nas fezes e na urina.

Assim, quando a onça comer este coelho, parte da energia que ele absorveu já se dispersou, sobrando apenas aquela armazena em suas células –  aproximadamente 10%. A imagem a seguir ilustra bem este tópico:

Biologia Enem

Teias alimentares: Em um ecossistema, uma planta pode servir de alimento para várias espécies de herbívoros, assim como uma cutia pode servir de comida tanto para uma onça quanto para uma jaguatirica.

Nós seres humanos, por exemplo, comemos tanto plantas como animais. Assim, ora somos consumidores primários, ora secundários. Por isso, você pode perceber que em um ecossistema existem várias cadeias alimentares ligadas entre si, formando as teias alimentares.

Além de conhecer todos os elementos das cadeias alimentares, é importante saber que ela faz parte do ciclo do carbono. Não deixe de conferir nossa aula sobre o assunto!

Agora que você já sabe tudo sobre ecologia e cadeias alimentares, vamos testar seus conhecimentos?

1)     (Enem – 2012) A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.

Ecologia Enem 2

A função interativa I representa a proporção de:

a) herbivoria entre P1 e P2.

b) polinização entre P1 e P2.

c) P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.

d) P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3.

e) energia de P1 e de P2 que saem do sistema.

Resposta: d. Como I é um onívoro, ele pode tanto comer uma planta quanto um animal, logo os níveis populacionais de P1 e P2 influenciarão na população de I.

1)     (Enem – 2011) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

Cadeia Alimentar

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a)     produtor e consumidor primário.

b)     consumidor primário e consumidor secundário.

c)      consumidor secundário e consumidor terciário.

d)     consumidor terciário e produtor.

e)      consumidor secundário e consumidor primário.

Resposta: c. Como o tigre é o segundo a se alimentar na cadeia (pois o homem foi o primeiro, comendo frutas) ele será um consumidor secundário. Já o tigre, é o terceiro, sendo considerado consumidor terciário.

Dica 3:  Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de Biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/Biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de Biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos .

Juliana Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel