Relações Ecológicas: Colônia, Mutualismo, Canibalismo etc…

Sociedade, Colônia, Mutualismo, Parasitsmo e outras Relações Ecológicas existentes na natureza podem ser alteradas por ações humanas que gerem desequilíbrio dos ecossistemas.

Ecologia: classificação das Relações Ecológicas – A primeira coisa que você precisa lembrar é que os seres vivos podem interagir, tanto com os componentes abióticos de um ecossistema (como a água, o ar, a luminosidade), como também com os componentes bióticos, ou seja, com outros seres vivos (como um leão comendo uma zebra).

As relações que ocorrem entre os seres vivos são largamente estudadas e classificadas sob aspectos diferentes. Um ser vivo pode se relacionar tanto com indivíduos da mesma espécie, quanto com seres de espécies diferentes.

Relações Intraespecíficas x Interespecíficas

Chamamos o primeiro tipo de relação de intraespecífica (intra = dentro, neste caso, dentro da mesma espécie) e o segundo de interespecífica (inter = entre, ou seja, entre espécies).

Outra maneira de classificarmos as relações ecológicas é observando as vantagens e desvantagens que sofrem os seres vivos envolvidos.

Relações Harmônicas x Relações Desarmônicas

Consideramos como “relações harmônicas” todas as relações ecológicas em que nenhum ser vivo envolvido sair prejudicado. Já aquelas em que um ser vivo sai prejudicado (como um rato que é comido por uma serpente), são consideradas “relações desarmônicas”. Porém, fique atento com essas classificações!

Os tubarões e as rêmoras (imagem) tem uma relação ecológica harmônica. A imagem é incrível, e a realidade mais ainda: as rêmoras utilizam uma nadadeira como ‘ventosa’ e se grudam no corpo de tubarões.
Elas se alimentam dos restos da comida dos tubarões. É um Comensalismo, onde uma espécie é beneficiada sem prejudicar a outra.

As Relações Ecológicas Desarmônicas – O fato de uma relação ecológica ser considerada desarmônica não quer dizer que ela seja ruim para o equilíbrio ecológico! Pelo contrário!

As relações desarmônicas são muito importantes, por exemplo, na manutenção das populações: se não existissem predadores, como as serpentes, suas presas se multiplicariam demais, tornando-se pragas.

As Relações Ecológicas

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, uma revisão online completa sobre as Relações Ecológicas entre os seres vivos. Confira:

Relações intraespecíficas harmônicas

As relações intraespecíficas harmônicas são relações ecológicas que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, sem prejuízo para nenhuma parte. Esse é o caso das sociedades e colônias. (fonte: https://cursoenemgratuito.com.br/relacoes-ecologicas-biologia-enem/ )

Sociedades

As sociedades são associações de indivíduos da mesma espécie em que os indivíduos se organizam de modo cooperativo sem estarem ligados anatomicamente (pelo corpo). Exemplo: Formigas.

relações ecológicas - sociedadeExemplo de sociedade – formigas Monomorium minimo carregando pupas

Colônias

São agrupamentos de seres da mesma espécie que têm seus corpos ligados uns aos outros, o que facilita a sua sobrevivência. Exemplo: colônia de corais.

Relações Ecológicas - colôniaColônia de corais-cérebro

Relações interespecíficas harmônicas

São relações ecológicas que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, sem prejuízo para nenhuma parte. As relações interespecíficas harmônicas são o mutualismo, a protocooperação, o comensalismo e o inquilinismo.

Mutualismo

É uma relação ecológica obrigatória (sem um, o outro não vive) entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos são beneficiados. Exemplo: líquens.

Relações Ecológicas - mutualismoLíquen crescendo sobre um galho de árvore

Protocooperação

É uma relação ecológica não obrigatória entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos são beneficiados. Exemplo: paguro e anêmona.

Relações Ecológicas - protocooperaçãoPaguro (carangueijo ermitão) com anêmonas em uma relação de protocooperação

Comensalismo

O comensalismo é uma relação ecológica entre seres de espécies diferentes em que apenas um dos envolvidos é beneficiado, sem causar prejuízo ou benefício à outra parte.

O comensalismo está relacionado ao aproveitamento de restos de alimentos de uma das partes. Exemplo: rêmora e tubarão.

Relações Ecológicas - comensalismoRêmoras aderidas em um tubarão-baleia em uma relação de comensalismo

Inquilinismo

O Inquilinismo é semelhante ao comensalismo, porém o benefício, neste caso, não é um alimento e sim abrigo. Exemplo: bromélias sobre uma árvore.

relações ecológicas - inquilinismoBromélias epífitas sobre os galhos de uma árvore em uma relação de inquilinismo

Relações interespecíficas desarmônicas

São relações ecológicas que ocorrem entre seres de espécies diferentes, com prejuízo de alguma das partes. As relações interespecíficas desarmônicas são a predação, a herbivoria, o parasitismo e a competição interespecífica.

Predação

A Predação é uma relação ecológica em que um ser vivo – o predador – captura e mata outro – a presa, com o objetivo de se alimentar do mesmo. Exemplo: onça comendo paca.

Relações Ecológicas - predaçãoOnça com sua presa – uma paca em uma relação de predação ou predatismo

Herbivoria

A herbivoria é a relação ecológica entre um consumidor primário e um produtor, como por exemplo, um animal comendo uma planta. Exemplo: veado comendo vegetação.

relações ecológicas - herbivoriaVeado comendo vegetação em uma relação ecológica de herbivoria

Parasitismo

O Parasitismo é uma relação ecológica em que um ser vivo – o parasita – vive às custas de outro (dentro ou sobre outro ser) – o hospedeiro. Exemplo: protozoário causador da malária.

Relações Ecológicas - parasitismoHemácias parasitadas por plasmódio (parasita causador da malária)

Em uma relação de parasitismo, o parasita pode até modificar o comportamento de seus hospedeiros para completar seu ciclo vital. Indico dois vídeos que mostram exemplos muito interessantes disso: caracóis zumbis e formigas zumbis.

Competição interespecífica

A competição interespecífica é uma relação ecológica de competição entre indivíduos de espécies diferentes, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, fatores existentes em quantidades limitadas.

Relações Ecológicas - Competição interespecífica
Chacal espantando abutres que tentam pegar sua presa (exemplo de competição interespecífica)

Relações intraespecíficas desarmônicas

São relações ecológicas que ocorrem entre seres da mesma espécie, com prejuízo de alguma das partes. As relações intraespecíficas desarmônicas são o canibalismo e a competição intraespecífica.

Canibalismo

O canibalismo é uma relação ecológica em que seres de uma mesma espécie comem outros seres da sua própria espécie.

Relações Ecológicas - Canibalismo
Cobra-tigre comendo outra cobra-tigre em uma relação ecológica de canibalismo

Competição intraespecífica

É uma relação ecoógica de competição entre indivíduos da mesma espécie, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, que existem em quantidade limitada..

Dica 1: Quer relembrar os principais conceitos de ecologia? Veja este post e revise o assunto: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-conceitos/

E aí, gostou do vídeo de Ecologia, sobre as Relações Ecológicas? Conseguiu lembrar os conceitos de ecologia e de cada uma das relações ecológicas? Beleza!

Simulado de Relações Ecológicas

.

.

=

Agora, para testar seus conhecimentos e se familiarizar com as questões do Enem, faça o exercício a seguir:

(Enem – 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

A) comensalismo.

B) inquilinismo.

C) cooperação.

D) predatismo.

E) mutualismo.

Resposta: d – Pois a fêmea devora um macho de espécie diferente para obter nutrientes.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel