Sabe tudo sobre os tipos de poluição e as formas como ela pode degradar o meio ambiente? Revise com esta aula de Biologia e fique pronto para o Enem!
Poluição e Impacto Ambiental
Poluição significa estragar, sujar, macular, alterar ecossistema, causar impacto e danos ao meio ambiente. Existe a poluição sonora, visual, hídrica, do solo, dos alimentos, do ar. Poluição e Impacto Ambiental caem direto no Enem.
- “Smog” ou fumaça: nas cidades com muitas indústrias e veículos, há muita fuligem, resultado da queima de combustíveis fósseis, gerando gases que ficam na atmosfera.
- Assim, há problemas de pele, respiratórios, oculares, cardíacos e alérgicos às pessoas expostas à esse ar poluído. Além disso, se houver uma quantidade muito grande, acaba bloqueando a passagem de parte da luz, prejudicando a taxa de fotossíntese. É o “smog” fotoquímico.
- Eutrofização da água: o excesso de esgotos com muita matéria orgânica, os adubos jogados na lavoura que são carregados pela água da chuva.
- Os detergentes biodegradáveis que acabam gerando sais na água, são responsáveis por nutrir demasiadamente ambientes aquáticos, possibilitando condições para o crescimento exagerado de plantas aquáticas e algas, que impedem a passagem de luz para o ambiente sub-aquático, ocasionando a morte de fauna e flora.
- Agrotóxicos: são venenos agrícolas, que jogados exageradamente ocasionam danos aos animais que entram na cadeia alimentar. Nos seres humanos os agrotóxicos causam lesões no fígado, rins e cérebro. Eles têm efeito cumulativo nas cadeias alimentares.
Resumo sobre Poluição e Impacto Ambiental:
Dica 1 – Biologia Enem – Conheça o ciclo do carbono e o que ele tem a ver com Poluição e Impacto Ambiental.
Fonte da imagem: saudealternativa.org
Veja a poluição por Metais Pesados:
- Envenenamento por metais pesados: os metais pesados, especialmente o chumbo (usado em tintas, soldas, agrotóxicos, esmaltes, maquiagem facial), que causa lesões em cérebro, rins e fígado.
- O chumbo é o metal pesado mais abundante na natureza. A doença é conhecida como plumbismo ou saturnismo.
- Outro metal pesado que causa danos aos mesmos órgãos é o mercúrio (usado em termômetros, garimpo de ouro, pilhas e baterias, lâmpadas), pois causa hidrargiria ou mal de Minamata.
- Aquecimento global: é o agravamento do efeito estufa, causado por excesso de gás carbônico, óxido nitroso, excesso de metano e outros gases que retém calor.
imagem: style.greenvana.com
Poluição por resíduos orgânicos
- Lixo: materiais como alumínio, vidro, papel e plástico, podem ser reciclados. O lixo hospitalar deve ser levado à incineração ou para autoclavação.
- O lixo orgânico deve ser usado para compostagem ou aterro sanitário. Num aterro sanitário há interposição de lixo e terra, onde o solo deve ser impermeabilizado para evitar a infiltração do chorume.
- Devem ser colocados canos para a saída do metano produzido por matéria orgânica em decomposição. O metano pode ser canalizado e utilizado como combustível.
Dica 2 – Biologia Enem – Sabe tudo sobre Ecologia? Confira nessa aula! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-3/
A Poluição do Petróleo
- Petróleo: não é biodegradável e forma a “maré negra”, pois não se mistura com a água e impede a passagem de luz, ocasionando a morte de fauna e flora, além de ser levado pelas marés para as praias e manguezais.
Curtiu esse conteúdo? Que tal revisar o conteúdo com o professor Carrieri para fixar o assunto e, depois, resolver alguns desafios!
Desafios sobre Poluição e Impacto Ambiental
Questão 01
(Fatec-SP) Normalmente, o ar próximo ao solo é mais quente e menos denso que o ar das camadas superiores. A diferença de densidade faz surgirem duas correntes de ar em sentidos opostos, uma de ar quente que sobe. Geralmente, durante o inverno, ocorre o aquecimento de camadas superiores, interrompendo o fluxo de ar. Consequentemente, o ar poluído estaciona, e as substâncias tóxicas se acumulam no ambiente.
O texto descreve o fenômeno chamado:
a) destruição da camada de ozônio.
b) efeito estufa.
c) inversão térmica.
d) chuva ácida.
e) eutrofização.
Dica 3 – Biologia Enem – Aula sobre as relações entre os seres vivos – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-seres-vivos/
Questão 02
(Mack-SP) A eutrofização é um fenômeno que ocorre periodicamente em lagos, causando a morte de milhares de indivíduos. Esse fenômeno é devido:
a) ao aumento exagerado de certas algas, pelo excesso de sais minerais na água.
b) diminuição drástica de peixes pela pesca predatória excessiva.
c) à erosão causada pelas chuvas que arrastam o solo para a água, enriquecendo-a em substâncias orgânicas.
d) à diminuição de sais minerais na água que prejudicam o desenvolvimento das algas e, consequentemente, à redução de oxigênio no meio.
e) à diminuição da quantidade de algas e à morte dos peixes pela ausência de fotossíntese.
Questão 03
(UEPG-PR) A elevação da taxa de gás carbônico e outro gases na atmosfera, acarretando o aumento da temperatura da Terra, é chamada de:
a) maré vermelha.
b) efeito estufa.
c) ecótono.
d) ecobiose.
e) fotossíntese.
Questão 04
(UEBA) Considere as afirmações:
I. As radiações solares ultravioleta, em grande intensidade, podem produzir câncer de pele e alterações genéticas.
II. A camada de ozônio da atmosfera impede totalmente a passagem das radiações ultravioleta.
III. A camada de ozônio da atmosfera vem sendo progressivamente destruída.
IV. O emprego de gás CFC em aerossóis é uma das causas de destruição da camada de ozônio.
São verdadeiras apenas as afirmações:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV
Questão 05
(UEL-PR) Em uma lagoa foram lançados produtos organoclorados e, após dez anos, fez-se uma análise da concentração dessas substâncias nos organismos que aí ocorrem. Os resultados, em partes por milhão, foram os seguintes:
Garças: 13,80
Fitoplâncton: 0,40
Peixes herbívoros: 0,23
Peixes carnívoros: 2,08
Plantas submersas: 0,08
Esses resultados comprovam que os produtos organoclorados são:
a) decompostos por bactérias.
b) destruídos naturalmente com o tempo.
c) estáveis, concentrando-se mais nos organismos produtores.
d) estáveis, acumulando-se ao longo das cadeias alimentares.
e) biodegradáveis e totalmente consumidos pelos organismos autótrofos.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!