Está sobrando vaga no Prouni. CGU exige explicações do MEC pois há 25% de Bolsas de Estudo do Prouni não ocupadas. Veja.

Incrível! Relatório da CGU identifica que 25% das Bolsas de Estudo do Prouni estavam ociosas. Até para cursos disputados como Engenharia e Medicina existiam vagas não preenchidas. Pode isso? Veja abaixo.

O Ministério da Educação está devendo explicações do Prouni à Controladoria Geral da União (CGU). Existem Bolsas de Estudo do Prouni sobrando em diversos cursos, inclusive Medicina. Confira.

A missão da CGU é fiscalizar o uso correto dos recursos públicos. No caso das Bolsas de Estudo do Prouni que são concedidas aos estudantes o que ocorre, na verdade, é uma ‘troca de impostos’ que as instituições de ensino fazem com o Governo Federal. O que elas teriam que pagar de impostos é convertido em parte na forma de Bolsas do Prouni. Não é de graça, portando.

Ocorre que a Controladoria Geral da União encontrou casos com até 50% de Bolsas de Estudo do Prouni com vagas não ocupadas. Na média, o número fica de 25% de bolsas de estudo não ocupadas em 2012 (último ano analisado pela CGU).  Em 2006 a taxa de não ocupação era de apenas 15%.  Durante este período houve uma forte divulgação do Prouni, e com milhões de candidatos na disputa das vagas. É, portanto, estranho que sobrem tantas vagas assim.  

Veja aqui como foi a disputa e o resultado das Bolsas de Estudo do Prouni no 1º semestre de 2015. Confira a lista dos cursos mais disputados e das maiores Notas de Corte também. Na 1ª edição de 2015 foram 1.523.878 candidatos para 213 mil bolsas. Resultado: 1,3 milhão ficaram sem bolsa. Como é que ‘sobra vaga’?

prouni
Veja o que é e como funciona o Prouni

  Cursos com bolsas de estudo do Prouni ociosas

Parece incrível, mas até para Medicina  e Engenharia existem bolsas de estudo que não foram ocupados. Entre os exemplos citados pelo relatório da CGU estão os seguintes cursos e respectivas taxas de ociosidade: Jornalismo, 13%; Medicinam 21%; Sistemas da Informação, 26%; Engenharia de Produção, 27%, Educação Fisica, 29%; Relações Públicas, 47%; e Secretariado, com 50% de bolsas de estudo do Prouni não ocupadas.

CGU pede mais rigor ao MEC em relação às Bolsas do Prouni.

A equipe de analistas da Controladoria Geral da União que fez o levantamento sobre o Prouni identificou fragilidades no sistema de controle do Ministério da Educação em relação às faixas de renda e à comprovação dos contemplados em relação às bolsas de 100% ou de 50% das mensalidades. No total 4.421 bolsistas estavam fora das regras do Prouni.

Veja quem pode e quem não pode concorrer às Bolsas do Prouni.

Os dois principais critérios de acesso às Bolsas de Estudo do Prouni são a faixa de Renda Familiar Mensal da família dos candidatos e se estes estudaram ou não em Escolas Públicas. Há também critérios de cor da pele, e que se combinam com os dois primeiros. Confira aqui como é simples e fácil de fazer o Cálculo da Renda Familiar. Quem sabe você pode ser bolsista do Prouni?

cálculo da renda familiar
veja como calcular a Renda Familiar