Inep anuncia o fim do Enem digital

Inep anuncia o cancelamento do Enem digital. Mas, as provas físicas já tem um cronograma oficial. Confira mais informações!

Nesta quarta-feira, dia 8 de março, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, anunciou que o Ministério da Educação (MEC) cancelou em definitivo o Enem digital. 

O argumento apontado para a suspensão das provas a distância é a baixa adesão dos estudantes desde a sua criação, em 2020, que acabou não justificando o investimento financeiro para a continuidade da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio.  

Em 2022, foram oferecidas 100 mil vagas para o Enem digital. Ao todo, 66 mil candidatos se inscreveram, mas apenas 30 mil compareceram no dia do exame, que era exatamente a mesma prova do formato impresso.

Ainda conforme Palácios, o custo para a aplicação da prova digital dificulta a expansão do formato. As aplicações em 2022 foram realizadas em 672 locais pelo País, em computadores custeados pelo Inep. 

O formato foi anunciado em 2019, pelo então ministro da Educação, Abraham Weintraub. A expectativa era de um aumento gradual nas aplicações, até que as provas se tornassem inteiramente digitais até 2026. No entanto, como não houve aumento no número de vagas, nem de inscritos, não há planos para que o Enem digital volte a acontecer.

Provas físicas do Enem

As provas físicas do Enem 2023 estão previstas para os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos, e devem seguir o mesmo formato das últimas edições, com 180 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.

Fique atento ao cronograma

  • Inscrições: 08 a 19 de maio
  • Aplicação das provas: 05 e 12 de novembro
  • Gabarito: 24 de novembro
  • Resultado: 16 de janeiro e 16 de março

Estude com o CEG

O Curso Enem Gratuito é uma plataforma de ensino totalmente sem custos para preparar estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. 

No site, são disponibilizados os conteúdos que mais caem nas provas, conforme pesquisas referentes às últimas dez aplicações do Enem. 

Todas as aulas das disciplinas das provas objetivas também têm simulados para testar o nível de conhecimento e, ainda, nosso canal no Youtube traz vídeos para revisar os conteúdos mais importantes.  

Os Planos de Estudo do CEG são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação no Parecer 210/2020, e têm recomendação de uso para todas as escolas públicas e privadas do país através do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação.

Conheça os Planos de Estudo do CEG

A partir do tempo que você tem disponível para estudar, é possível escolher o seu Plano de Estudos. Os conteúdos são separados por disciplina e organizados em trilhas de aprendizagem, com videoaulas, ebooks, artigos e muito mais. 

  • Curso Extensivo: para estudantes que têm mais tempo para se dedicar.
  • Curso Semiextensivo: para quem está com certa pressa de aprender.
  • Curso Intensivo: para quem está super apressado e tem pouco tempo disponível. 

Escolha o ritmo e o tempo de duração mais adequados para acompanhar as aulas e prepare-se para o Enem

As inscrições estão abertas! Veja neste vídeo, como estudar de graça:

Estamos te esperando! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel