Características Básicas dos Seres Vivos – É Biologia no Enem

O que é um ser vivo? Como diferenciar um ser vico de um vírus? Veja 10 características dos seres vivos: 1) Presença de Células; 2) Nutrição e Metabolismo; 3) Crescimento; 4) Composição Complexa; 5) Ciclo vital: 6) Irritabilidade; 7) Organização Complexa; 8) Reprodução & Hereditariedade; 9) Evolução; e 10) Homeostase.

A definição do que é um ser vivo gera até hoje discussão no meio científico. Porém, há algumas características que são inerentes aos seres vivos e que adoram aparecer no Enem e nos vestibulares, como por exemplo a Presença de Células. Compsição Complexa, Metabolismo e a  Reprodução.

Os vírus são outra coisa, bem diferentes, pois são acelulares. Isso significa que eles não possuem célula/estrutura celular. Nem mesmo célula procarionte (que é super simples), muito menos eucarionte!

Muitos cientistas discutem se os vírus são seres vivos ou não. Como eles não possuem estrutura celular, eles também não vão conseguir se reproduzir, a não ser que estejam parasitando uma célula de outro ser vivo. É por isso que os vírus infectam os organismos, para poderem se reproduzir.

As Características dos Seres Vivos

As principais características dos seres vivos são estas: a) Presença de Células; b) Nutrição e Metabolismo; c) Crescimento; d) Composição Complexa; e) Ciclo vital: f) Irritabilidade; g) Organização Complexa; h) Reprodução & Hereditariedade; i) Evolução; j) Homeostase.

Confira o que significa cada característica:

1 – Composição complexa dos seres vivos:

Os seres vivos possuem uma composição química complexa, sendo compostos de matéria orgânica e inorgânica. As moléculas orgânicas (como açúcares, proteínas e gorduras) são em geral maiores e mais complexas que as moléculas inorgânicas. São compostas principalmente pelos seguintes átomos: C H O N P S (Carbono – Hidrogênio – Oxigênio – Nitrogênio – Fósforo – Enxofre).

Já os compostos inorgânicos (como a água, gás carbônico e sais minerais), também muito importantes na composição e no funcionamento de qualquer organismo, possuem composição variada, com uma grade diversidade de substâncias. Geralmente são necessários em pequenas quantidades.

Resumo sobre os seres vivos

Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem gratuito, o resumo inicial para esta aula sobre a Classificação e Características dos Seres Vivos

A definição do que é vida ou do que é um ser vivo é um desafio e pode variar bastante. Não é consenso nem mesmo entre os biólogos. Porém, existem algumas características que são citadas pela maior parte dos cientistas como essenciais para caracterizar um ser vivo.

Veja agora a característica número 2 dos seres vivos.

2 – Organização complexa dos Seres Vivos:

Os seres vivos são organizados de uma maneira extremamente complexa que ajuda na manutenção da vida. Como você sabe, os átomos se organizam em moléculas, que por sua vez podem formar estruturas, como as células, consideradas as unidades básicas dos seres vivosEstas, por sua vez, podem se organizar em grupos – os tecidos, nos pluricelulares, para executarem determinadas funções específicas. Os tecidos podem também se organizar, formando os órgãos que, por sua vez, constituem-se em sistemas.

Vários sistemas reunidos, trabalhando para o funcionamento de um todo, formam um organismo pluricelular. Além do arranjo das estruturas de um organismo, os seres vivos continuam a se organizar em grupos.

Como as populações (conjunto de seres da mesma espécie de determinada região), que por sua vez formam comunidades (conjunto de seres de várias espécies de uma região).

As comunidades juntamente com os componentes físicos e químicos de um ambiente formam um ecossistema. E o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.

3 – A Célula Básica

Os seres vivos possuem pelo menos uma célula: Todos os seres vivos que conhecemos são constituídos por uma ou mais célula. As exceções seriam os vírus, que por não possuírem células, não são considerados como seres vivos por muitos pesquisadores.

4 – Nutrição e metabolismo

Os seres vivos precisam o tempo todo absorver matéria do ambiente, num processo chamado de nutrição. São capazes de processar as moléculas absorvidas transformando-as em outras para obtenção ou produção de energia.

5 – Crescimento

Muitas dessas moléculas que são absorvidas pelos seres vivos são utilizadas para o crescimento do organismo ou para reparos nas células e tecidos. O conjunto de processos que constroem moléculas e outras estruturas no corpo é chamado de anabolismo. O processo inverso, de quebra de substâncias, é chamado de catabolismo. A soma de todos os processos que ocorrem nos seres vivos é chamado de metabolismo.

6 – Homeostase

Todos este processos do metabolismo e o catabolismo visam manter o organismo estável e em equilíbrio dinâmico, com condições adequadas à manutenção da vida. A esta condição de equilíbrio, damos o nome de homeostase.

 

7 – Irritabilidade

Os seres vivos são capazes de reagir a mudanças e estímulos que estejam ocorrendo no ambiente. A irritabilidade, ou a capacidade de reagir a estímulos, pode ser representada pelo movimento ou pelas respostas fisiológicas às características ambientais (como o tremor ou o suor para reagir às diferentes temperaturas).

Mesmo que não consigamos perceber estas reações, elas ocorrem. Por exemplo, se você altera a posição de uma planta em relação à luz, seus cloroplastos logo começarão a serem movimentados e rearranjados dentro das células da epiderme da folha, de modo que fiquem mais voltados para a luz.BiologiaIsso pode ocorrer com a planta como um todo, quando ela cresce em direção à luz, por exemplo. Veja a imagem acima.

8 – Reprodução e hereditariedade:

Os seres vivos são capazes de se reproduzirem e transmitirem suas características genéticas para seus descendentes. A reprodução e a hereditariedade têm como função manter as características da espécie e continuá-las nas gerações seguintes.DNA Seres vivosComo você sabe, a capacidade de hereditariedade se deve à presença do material genético, principalmente o DNA. Mas, é preciso lembrar também que os seres vivos têm suas características influenciadas não só pelo material genético, mas também pela influencia das característica ambientais.

9 – Evolução:

Os seres vivos passam por transformações ao longo do tempo, sendo as espécies atuais, resultado da evolução de espécies que viveram no passado. Este processo, inerente aos seres vivos, é chamado de evolução.

Veja na imagem aula gratuita sobre a Evolução das Espécies: A Evolução das Espécies

10 – Ciclo vital:

Todos os seres vivos possuem um ciclo de vida ou ciclo vital. Ciclo vital é o conjunto de transformações e processos pelos quais podem passar os seres vivos para garantirem a continuidade de sua espécie. Cada espécie tem um ciclo vital diferente, dependendo da sua organização comportamental e também do seu tipo de reprodução.

O que é um vírus?

Uma questão que pode cair nas provas é sobre as características de um vírus. Eles não têm as mesmas características dos Seres Vivo. Confira agora com a professora Juliana:

  1. Os vírus são responsáveis por boa parte das doenças que atingem os seres humanos!
  2. Porém, apesar de sua fascinante capacidade de parasitar nossas células, possuem uma estrutura extremamente simples.
  3. Tão simples que não podem nem ser considerados células.
  4. Essa existência peculiar dos vírus é intrigante e confunde até mesmo os cientistas mais renomados!
  5. Vem que a nossa rainha da bio, a professora Ju, te explica tudo!

E aí, curtiu o post? Conseguiu aprender um pouco mais sobre as características básicas dos seres vivos? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

Exercícios sobre os seres vivos

1)  (FUVEST 2010). Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:

a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

Resposta: C.

2) (FUVEST 2009). Analise as afirmações abaixo referentes aos seres vivos.

I. Relacionam-se e modificam o meio.
II. Reproduzem-se sexualmente.
III. Respondem aos estímulos do meio.
IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica.

São características comuns a todos os seres vivos:

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Resposta: C.

3) (PUC Rio 2002). Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta. São elas:

a) composição química complexa e estado coloidal.
b) elevado grau de organização e execução das funções vitais.
c) manutenção da homeostasia e alto nível de individualidade.
d) consumo de energia e renovação contínua da matéria.
e) capacidade de reprodução e hereditariedade.

Resposta: E.

Simulado de Seres Vivos

.

.

=

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima sobre as características dos seres vivosforam preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem.
Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel