Os Carboidratos são as primeiras opções energéticas das células. Revise mais sobre o conteúdo com esta aula sobre os 'açúcares' para as questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares. Veja abaixo.
Revisão de Carboidratos para o Enem. Você já sabe que os Carboidratos também são conhecidos por Glicídios, ou simplesmente ‘açúcares’. Não sabia? Então revise como Blog do Enem para chegar bem nas provas.
O Carboidrato é a primeira opção energética da célula. Todos os carboidratos são originados a partir da fotossíntese. Quimicamente os glicídios são compostos por um esqueleto de carbono ligado a muitas hidroxilas (OH) e aldeído (CHO) ou cetona (CO). Mas, o cérebro pode ficar viciado nos açúcares. Confira a Classificação e as Propriedades dos Carboidratos.
Podemos chamar os carboidratos de poliálcoois. Se você quer fazer uma revisão do ‘ABC’ dos Carboidratos, veja uma aula de introdução antes de prosseguir. O cérebro ‘adora’ carboidratos. Entenda os motivos nesta revisão expressa sobre Carboidratos.
Os carboidratos são classificados em 3 tipos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
1) Monossacarídeos – É o monômero, menor parte do açúcar. Não sofrem o sofrem, quebra pela água. Sua fórmula molecular é (CH2O)n, com n variando entre 3 e 7. Tipos de monossacarídeos:
- Trioses – n= 3, C3H6O3 Tetroses – n= 4, C4H8O4 Pentoses – n= 5, C5H10O5 (Pentoses são açúcares com cinco Carbosos e que constituem os nucleotídeos)
- Hexoses – n= 6, C6H12O6 Heptoses – n= 7, C7H14O7
- Exemplos: Ribose constitui nucleotídeos de RNA e ATP; e, Desoxirribose constitui nucleotídeos de DNA.
– Hexoses:
Hexoses Possuem seis carbonos e podem ser unidos para a formação de carboidratos maiores, como oligossacarídeos e polissacarídeos. Exemplos de Hexoses:
- Glicose – é a fonte de energia fundamental para a célula na respiração celular.
- Frutose – presente em frutos e no mel, o fígado pode transformá-la em glicose.
- Galactose – presente no leite, pode ser transformada em glicose pelo fígado.
2) Oligossacarídeos
É a união de dois a dez monossacarídeos. Todos os monossacarídeos são unidos por ligações glicosídicas, devido a um processo de desidratação. Podem sofrer processo de hidrólise, quebra em monossacarídeos. Tipos de oligossacarídeos: os dissacarídeos, resultado da união de dois monossacarídeos, são os mais importantes.
Maltose – união de duas moléculas de glicose. É encontrado no malte da cerveja e em cereais.
Sacarose – união de glicose com frutose. É encontrada principalmente na cana-de-açúcar e beterraba. O açúcar refinado é proveniente da sacarose.
Lactose – união de glicose com galactose. É encontrada no leite.A quebra da lactose é realizada por uma enzima chamada lactase, algumas pessoas não produzem essa enzima e acabam sendo intolerantes à lactose. A lactose acumula no organismo, gerando vômitos, náusea e diarreia.
3) Polissacarídeos
Um Polissacarídeo é o resultado da união de mil a seis mil monossacarídeos, geralmente glicose. Pode ter função estrutural, formando partes da célula ou organismo, ou de reserva energética. Exemplos: – Celulose – polissacarídeos estruturais de vegetais e algumas algas.
A Celulose não pode ser digerida por animais, uma vez que não possuem a enzima celulase que quebra a celulose. A ingestão de celulose, conhecida como fibra, estimula o tubo digestivo a eliminá-la, estimulando os movimentos intestinais. Em herbívoros ocorre uma associação entre esses animais e bactérias ou protozoários, que quebram a celulose para esses animais, estabelecendo uma relação de simbiose.
– Quitina – polissacarídeo estrutural animal, presente em exoesqueleto de Artrópodos. Também compõem a parede celular de fungos.
– Amido – polissacarídeo de reserva em vegetais. Vegetais, como batata, mandioca, arroz, milho, trigo apresentam grandes quantidades de amido, por isso, engordam.
– Glicogênio – polissacarídeo de reserva de animais e fungos. Pode conter até trinta mil moléculas de glicose unidas. Os músculos e fígado são os principais armazenadores de glicogênio.
– Peptideoglicano – é um polissacarídeo estrutural que compõe a parede celular de bactérias.
Aula Gratuita
Saiba mais sobre Carboidratos com esta aula do Canal Curso Enem Gratuito, disponível no Youtube:
Dica 2 – Entenda qual a diferença entre o carboidrato bom e ruim, e como influenciam na sua alimentação.
DESAFIOS DO BLOG DO ENEM – Veja se você consegue resolver as questões abaixo. Compartilhe as suas respostas e justifique na caixa de comentários. Quem ensina aprende e nunca esquece! Vamos lá. Resolva e compartilhe.
Questão 1 – (UCS – RS)Em uma refeição composta por arroz, feijão, bife, verdura cozida, salada crua, suco de fruta e doce de sobremesa, não aproveitamos como nutriente a substância denominada:
a) sacarose. b) frutose. c) celulose. d) aminoácido. e) ácido ascórbico.
Questão 2
(ACAFE-SC) Complete as lacunas corretamente.
Os carboidratos que não sofrem hidrólise, de fórmula geral Cn(H2O), são denominados _______, como, por exemplo, a _______, e a associação de monossacarídeos origina os _______, como a _______.
a) Monossacarídeos, galactose, oligossacarídeos, lactose.
b) Monossacarídeos, lactose, oligossacarídeos, galactose.
c) Oligossacarídeos, lactose, monossacarídeos, galactose.
d) Oligossacarídeos, glicose, monossacarídeos, lactose.
e) Monossacarídeos, glicose, oligossacarídeos, galactose.
Dica 3 – Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Questão 3 – Óleos e gorduras são glicerídeos, um tipo de lipídio. Muitas sementes são oleaginosas (exemplo: soja), isto é, armazenam grande quantidade de óleo. Já as aves e os mamíferos armazenam gorduras no tecido adiposo, sob a pele.
a) Comente a importância da presença de óleo para o embrião das sementes oleaginosas.
b) Explique qual a vantagem adaptativa da camada gordurosa sob a pele apresentar-se especialmente desenvolvida em animais de clima frio, como os ursos polares.
Questão 4 – (ENEM 2008) Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.
II Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
III A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.
IV A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água. É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!