Ciência e Saúde: 16 cursos de graduação para ir além da Medicina

Conseguir um bom emprego depois da Faculdade é um sonho e tanto. Os cursos de graduação da Área da Saúde estão em alta no mercado porque sempre há demanda para os profissionais que cuidam da saúde humana ou dos animais. Confira as opções para ajudar você a fazer uma boa escolha.

Os hábitos saudáveis estão cada vez mais acessíveis e presentes na rotina das pessoas. Nessa direção vemos que a preocupação com a saúde também aumentou. Tendo em vista essa transformação e a divulgação de conhecimento da área da Ciência da Saúde podemos notar que esse mercado está em expansão.

Hoje, independentemente da plataforma de comunicação, assuntos que envolvam saúde estão sempre em pauta. Os cuidados com a alimentação, parte física e saúde mental conquistaram o interesse da população.

Assim como a ciência voltada à saúde vem conquistando terreno, as pessoas estão procurando cada vez mais técnicas que auxiliem no bem-estar físico e mental. Ou seja, na prática, existem muitas opções além do curso de Medicina.

Para estas áreas de atuação em Ciência e Saúde estão diversos cursos que proporcionam uma vida mais saudável e voltada para o bem-estar. Em São Paulo, por exemplo, os cursos das áreas de  ciência e saúde, estão com uma oferta bem variada.

Veja a lista de opções para cursos de graduação:

 1 – Biomedicina

O curso de Biomedicina é voltado para quem busca, através da ciência, auxiliar no bem-estar dos cidadãos. O aluno irá aprender sobre Biologia Molecular, Biologia Humana, Biologia Celular, Genética, Anatomia Humana, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.

Ao final do curso, o profissional estará capacitado para avaliar o estado da saúde humana em seus diferentes aspectos, atuando em laboratórios de diagnóstico, clínicas e empresas de perícia.

2 – Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas é responsável por instruir e deixar o estudante apto a atuar na conservação e manejo da biodiversidade, nas políticas de saúde, na biotecnologia, na bioprospecção, na biossegurança, nas análises clínicas, no aconselhamento genético, na vigilância sanitária, na biologia forense e na bioinformática.

3 – Educação Física

O profissional de Educação Física está cada vez mais requisitado. Tendo em vista as diversas modalidades esportivas surgidas nos últimos tempos e do aumento do número de academias, essa é uma área que foi oxigenada.

O estudante de Educação Física irá conhecer as técnicas e conceitos de anatomia, fisiologia, práticas desportivas, didática e psicologia da educação. É válido ressaltar que existe tanto a possibilidade da formação em bacharelado quanto a licenciatura.

5 – Enfermagem

A enfermagem é um dos cursos perfeitos para quem gosta de cuidar de outras pessoas. O estudante aprenderá técnicas que o deixarão capacitado para atuar na promoção da saúde e sairá capacitado para auxiliar pacientes no tratamento de doenças, primeiros socorros e nos procedimentos de emergência.

6 – Estética e Cosmética

Para quem pensa em auxiliar as pessoas com relação a autoestima, o curso de Estética e Cosmética é uma boa pedida. O estudante irá aprender as técnicas e conceitos de anatomia, cosmetologia, química estética, maquiagem e dermatologia.

Após o término do curso, o profissional será capaz de fazer o uso correto de cosméticos e equipamentos específicos, promovendo a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida da população.

7 – Farmácia

O aluno do curso de Farmácia irá estudar medicamentos, cosméticos, alimentos, análises clínicas e toxicológicas. Assim ele terá as ferramentas necessárias para emitir laudos de análises clínico-laboratoriais e toxicológicas, atuar na gestão de serviços farmacêuticos, interpretar e avaliar prescrições médicas e emitir laudos sobre alimentos.

8 – Fisioterapia

O curso de Fisioterapia é voltado para quem gosta de ajudar as pessoas e auxiliar na reabilitação corporal do paciente. O profissional da área irá atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e lesões que prejudicam a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

9 – Fonoaudiologia

Quem busca atuar na área de Fonoaudiologia irá auxiliar o paciente a se desenvolver e impactando na melhora de vida do mesmo. O aluno irá conhecer as técnicas e conceitos de anatomia, linguagem humana, linguística, voz, linguagem oral e escrita, neurologia e psicologia.

O profissional desta área poderá atuar trabalhando a voz e a audição dos pacientes em atividades preventivas, de aprimoramento e de recuperação.

10 – Medicina veterinária

O curso de Medicina Veterinária capacita o aluno a prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de pequeno, médio e grande porte, além de executar ações de defesa aos animais em situação de risco.

A área de atuação não se baseia em apenas clínicas veterinárias, mas apresenta possibilidades em produção e inspeção de alimentos de origem animal; saneamento ambiental e agronegócio.

11 – Musicoterapia

A Musicoterapia é a atividade terapêutica que se vale da música para tratar os pacientes que sofrem de depressão, possuem problemas de comunicação e até dificuldades de memória.

O aluno dessa área irá aprender sobre o conceito de que o som, o ritmo, a melodia e a harmonia promovem mudanças nas pessoas, influenciando todas as suas capacidades: sensorial, motora, mental, afetiva, criadora, musical, estética, cultural e social.

12 – Nutrição

Cada vez mais em voga, a Nutrição é responsável por promover a saúde através dos alimentos. O profissional de Nutrição irá prescrever dietas para que o paciente atinja os seus objetivos.

Depois de formado, o profissional poderá atuar em atendimento e consultoria nutricional em hospitais, clínicas, spas, escolas, creches, hotéis, academias, indústrias de alimentos e departamentos de saúde pública.

13 – Odontologia

O profissional da Odontologia tem como missão promover a saúde bucal. Ele irá atuar em diversas áreas do setor, como prevenção, diagnóstico e tratamento.

O ramo da Odontologia é vasto, podendo o profissional atuar em empresas públicas ou privadas. Ele pode atuar em clínicas, como autônomo, em hospitais, e ainda com a odontologia estética.

14 – Psicologia

O curso de Psicologia forma um profissional capaz de atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de métodos tradicionais e inovadores, além de prestar consultorias aos setores de recursos humanos de empresas, auxiliando na seleção de pessoal.

O curso apresenta técnicas e conceitos das principais linhas teóricas da psicologia, como: psicanálise, cognitivo comportamental, fenomenológica.

15 – Radiologia

O estudante de Radiologia irá aprender a manusear equipamentos de raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia e radioterapia.

O profissional também poderá ser consultor técnico e comercial em empresas fabricantes de equipamentos radiológicos, além de gerenciar rejeitos radioativos da indústria.

16 – Serviço Social

O estudante de Serviço Social irá conhecer as técnicas e conceitos de psicologia, sociologia, cidadania, política social, direito e legislação.

O profissional estará capacitado a planejar e avaliar programas sociais em seguridade social, educação, trabalho, habitação e cultura.

Ciência e saúde por uma vida melhor

Como vimos, a área de atuação para quem deseja trabalhar cuidando e proporcionando uma melhora na qualidade de vida de outras pessoas é bem vasta.

As possibilidades são muitas e as oportunidades também. Agora, basta analisar cada curso e verificar com qual você possui maior identificação.

João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques, Profissões, Tudo sobre Tags: , ,