Cinema – Concurso de roteiro premiará estudantes do Ensino Médio

Sonha em ser um cineasta? Conheça o concurso “Esporte para Todos: Meu roteiro de inclusão”. Inscrições até 14 de março, somente para alunos do Ensino Médio de escolas públicas

Se você está cursando o Ensino Médio em escola pública e pensa em cursar faculdade de cinema depois de fazer o Enem, se ligue neste concurso que pode lhe ajudar a treinar para o mundo da sétima arte! “Esporte para Todos: Meu roteiro de inclusão” é um concurso promovido pela TV Escola e que traz o esporte como tema desta edição. A história deve ser contada através de um roteiro de curta metragem, de 4 a 6 minutos, e deve acontecer no espaço da escola.

De acordo com o regulamento, a equipe vencedora do melhor roteiro irá participar de uma oficina de formação e então produzir o curta-metragem com equipamentos e supervisão da TV Escola, emissora do Ministério da Educação.

Dica 1 – Quer cursar Cinema? Confira notas de corte parciais dos candidatos ao curso através do Prouni 2014-1. Assim você já tem uma ideia da nota que deve tirar quando fizer o Enem – https://blogdoenem.com.br/prouni-2014-cinema/

A inscrição pode ser individual, mas o estudante deve ter a supervisão de um professor. Para se inscrever basta apresentar sinopse e roteiro do seu curta, dados de identificação dos autores, declaração do professor responsável e autorização dos pais para menores de 18 anos.

O tema é o esporte como fator de inclusão e a sinopse, com o máximo de cinco linhas, deve resumir a história do filme.

Direção, roteiro, fotografia, produção, som e edição são funções que devem ser preenchidas na ficha de inscrição do concurso. O roteiro deve ser dividido em cenas e, se há diálogo, eles deverão ser descritos.

Dica 2 – Veja aqui tudo o que você pode fazer com a sua nota do Enem: Sisu, Prouni, Fies, Pronatec, Ciência Sem Fronteiras e muito mais: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-nota-o-que-fazer/

Também é necessário informar o gênero do filme – humor, drama, terror, romance, suspense, entre outros. Segundo o regulamento, os alunos não precisam ter experiência nas diversas funções descritas no roteiro, mas a ficha de inscrição deve informar a função de cada um.

Dica 3 – Inscrições Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos. Salários de R$ 7 mil – https://blogdoenem.com.br/inscricoes-pronatec/

Para orientar o trabalho de criação, o regulamento indica quais serão os sete critérios de avaliação: criatividade, clareza da proposta, coerência entre as cenas, viabilidade do projeto, originalidade, representatividade cultural e adequação ao tema do concurso.

Os autores do melhor roteiro irão participar de uma oficina de capacitação no Rio de Janeiro, de 26 a 31 de março; vão produzir o filme na escola onde estudam, com equipamentos (câmera, luzes e microfones) e a supervisão de uma equipe da TV Escola, até 4 de abril; a gravação será de 6 a 11 de abril.

Para editar e finalizar o curta-metragem, os vencedores irão a Brasília nos dias 12 a 14 de abril. As despesas com viagem, hospedagem e alimentação durante as oficinas serão custeadas pela TV Escola. Os autores do roteiro premiado cederão à TV Escola os direitos de exibição pública do curta, na íntegra, por diferentes meios de divulgação.

Acesse o site da TV Escola e saiba mais!! – tvescola.mec.gov.br

Inscrições até 14 de março!

 
Fonte: portal.mec.gov.br
 

Esporte para todos: meu roteiro de inclusão

Gostou do post? Use os botões ao lado e os links abaixo para espalhar por suas redes sociais!

Facebook: /RedeEnem | Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel