Você sabe qual é a relação existente entre ângulos, elementos de uma circunferência e o monumento Stonehenge, localizado no condado de Wiltshire na Inglaterra? E a relação entre o skatista Sandro dias com medidas de arcos? Venha explorar a circunferência trigonométrica para responder a estas e outras questões e deixar seus estudos em dia para o Enem!
Trigonometria: É provável que em anos anteriores você já tenha estudado as razões trigonométricas seno e cosseno associados a ângulos de triângulos. Em geral, nesse contexto, essas razões têm por objetivo determinar medidas de ângulos e lados dos triângulos.
Nesta aula, iremos estender o estudo da Trigonometria, tratando as razões seno, cosseno em uma circunferência. Para isto, vamos abordar tópicos como arcos e medidas de arcos em uma circunferência, a circunferência trigonométrica e redução ao primeiro quadrante.
Stonehenge
É possível que a trigonometria fosse utilizada inicialmente como instrumento prático, aplicada principalmente à Astronomia. Ao que parece, foi essa ciência uma das primeiras a considerar a ideia de ângulos e associá-lo a elementos de uma circunferência como arcos e cordas.
Uma das possíveis evidências dessa associação é Stonehenge, monumento da Idade de Bronze localizado no condado de Wiltshire, na Inglaterra. Stonehenge é um dos mais famosos círculos de pedras do mundo. Alguns historiadores acreditam que, no passado, esse local tenha sido utilizado para observações astronômicas.
Dica: É importante perceber que a medida de um arco não é o mesmo que o comprimento de um arco. A medida depende exclusivamente do ângulo central correspondente enquanto que o comprimento equivale a sua medida linear, dependendo do comprimento do raio da circunferência.
Sinais do seno e cosseno no ciclo trigonométrico
Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do canal Me Salva:
https://www.youtube.com/watch?v=-qVIXr-x0JA