Entenda o que é a competência 3 redação Enem, quais são os critérios de avaliação e como garantir os 200 pontos com a sua argumentação na prova.
Com a proximidade das provas, provavelmente você já está pensando em como garantir uma nota alta na redação, acertamos? A competência 3 da redação do Enem é a chave para elaborar um texto que impressione os corretores!
Essa competência se refere à sua capacidade de argumentar. É meio caminho andado para uma boa pontuação, se você pensar que o modelo exigido no exame é justamente um texto dissertativo-argumentativo.
Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para dominar a competência 3 e arrasar na sua redação! Aproveite as dicas!
O que é competência 3 redação Enem?
A competência 3 da redação Enem é como um jogo de xadrez: você precisa pensar estrategicamente para construir uma argumentação sólida, capaz de convencer o seu oponente (no caso, o corretor) sobre a sua tese.
Mas o que significa isso na prática? Para se sair bem, você precisa:
- Selecionar as melhores ideias: escolher os argumentos mais fortes e relevantes para defender o seu ponto de vista.
- Organizar as ideias: colocar essas ideias em uma ordem lógica, criando uma linha de raciocínio clara e fácil de seguir.
- Interpretar as informações: analisar os dados e informações que você encontrou e mostrar como eles se conectam ao seu argumento.
- Defender o seu ponto de vista: usar exemplos, fatos e opiniões de especialistas para convencer o leitor de que você está certo.
Leia também: Veja redações nota 1000 e domine a escrita para o Enem
Critérios e pontuação da competência 3 redação Enem
Conforme a Matriz de Referência para Redação do Enem, a competência 3 apresenta diferentes níveis de avaliação, bem como condições específicas para a atribuição de notas entre 0 e 200 pontos.
Essas informações constam na Cartilha do Participante, conforme a tabela abaixo:
Na hora de avaliar a sua redação, os corretores usam uma grade específica para tornar o processo de correção mais objetivo e focado:
Expectativas da banca corretora com relação à competência 3
A competência 3 redação do Enem exige que você demonstre habilidades específicas na seleção, relação, organização e interpretação de informações. Entenda cada uma dessas etapas com mais detalhes:
- Seleção: diante das diversas informações disponíveis sobre o tema, você precisa escolher aquelas que mais contribuem para a defesa do seu ponto de vista. A escolha dos argumentos deve ser estratégica para fortalecer a sua tese.
- Relação: a apresentação dos dados não pode ser aleatória, mas sim organizada de forma a construir um texto coeso e coerente. Cada informação apresentada deve estar relacionada ao tópico central do parágrafo e, por sua vez, ao tema geral da redação.
- Organização: a organização das informações impacta a clareza e a eficácia da argumentação. Muitas vezes, é necessário reescrever ou parafrasear as informações encontradas em outras fontes, adaptando-as ao seu próprio texto.
- Interpretação: a correta compreensão do tema, das informações e dos exemplos utilizados evita contradições e desvios do foco principal. É preciso garantir que todas as informações estejam relacionadas ao tema proposto e contribuam para a defesa da sua tese.
- Utilização de diferentes tipos de informação: além de citações de obras literárias, artísticas ou científicas, você pode utilizar informações provenientes de notícias e reportagens. As citações mostram que você está atento à realidade social e histórica e que consegue relacionar seus conhecimentos com o tema da redação.
Veja também: 5 estratégias argumentativas para usar na redação do Enem
Dicas para garantir os 200 pontos da competência 3 redação Enem
Agora que você já sabe o que a competência 3 redação Enem avalia no seu texto, os critérios para alcançar a pontuação máxima e as expectativas da banca com relação à sua prova, é hora de saber como construir uma argumentação sólida e bem estruturada.
Confira algumas dicas para alcançar um excelente resultado:
- Elaboração de um plano: crie um plano detalhado do seu texto antes de começar a escrever.
- Hierarquização dos argumentos: organize seus argumentos e dê destaque aos mais importantes.
- Tese concisa: apresente sua tese de forma clara e objetiva no início da redação (introdução).
- Desenvolvimento aprofundado: explore as causas, consequências e evidências de cada argumento de forma detalhada.
- Número de argumentos: como há um limite máximo de linhas, dois argumentos são suficientes.
- Análise das informações: interprete as informações e estabeleça conexões entre elas e sua tese.
- Proposta de intervenção abrangente: a proposta de intervenção deve abordar todas as dimensões do problema.
- Domínio dos critérios de avaliação: conheça os critérios de correção da redação para otimizar sua escrita.
- Evitar generalizações: seja específico em seus argumentos.
- Coerência na argumentação: garanta que seus argumentos sejam lógicos e estejam conectados.
O que pode zerar a redação?
Alguns incidentes podem zerar a sua redação. Saiba quais são para evitar:
- Fugir do tema;
- Não escrever um texto do tipo dissertativo-argumentativo;
- Escrever menos de 8 (oito) linhas;
- Utilizar ofensas;
- Desenhar em qualquer parte da folha de redação;
- Utilizar números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
- Colocar parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- Assinar o nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do(a) participante;
- Escrever em língua estrangeira;
- Entregar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;
- Escrever de forma ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
Quais são as outras competências da redação Enem?
A redação do Enem é avaliada em cinco competências, que analisam diferentes aspectos da sua produção textual. Cada uma delas tem peso específico na nota final. Veja quais são:
- Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência 2 – Compreensão do tema proposto;
- Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos;
- Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5 – Propor uma intervenção para o problema abordado, demonstrando conhecimento das dimensões do problema e articulando a solução com os argumentos desenvolvidos.
Para resumir:
- Competência 1: linguagem;
- Competência 2: compreensão do tema;
- Competência 3: argumentação;
- Competência 4: coesão e coerência;
- Competência 5: proposta de intervenção.
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