Enem: veja Redações nota 1000 aprovadas na correção oficial

Confira agora 10 textos premiados com a nota máxima na correção oficial do Enem. Veja os modelos vencedores para se inspirar, e confira as dicas dos professores para você também mandar bem.

Veja redações nota 1000 e também redações acima de 900 pontos, todas  aprovadas na correção oficial do Enem 2020. E confira as dicas dos professores do Curso Enem Gratuito para você mandar bem no próximo Enem.

Tirar uma nota boa na Redação é um passaporte que ajuda muito na hora de abrir as portas dos cursos mais concorridos no Sisu, no Prouni, ou no Fies. E a sua nota vale também em Portugal, nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Conseguir a melhor avaliação possível, então, é um sonho. Tirar acima de 800 pontos já é muito bom.

Antes de ler o primeiro texto, aprenda com a professora Daniela Garcia a organizar as suas ideias para começar bem o texto dissertativo-argumentativo. Aprenda agora como elaborar a introdução da Redação do Enem:

Então, quem foi mesmo que disse que não dava tempo pra fazer uma boa redação durante a prova? Dá tempo sim, e você pode fazer uma excelente redação em apenas uma hora. Veja os exemplos de textos premiados na correção oficial:

Veja Redações nota 1000

Os textos avaliados com a nota 1000 e selecionados aqui para você ver  foram elaborados em quatro parágrafos. Um parágrafo de Introdução, para você colocar a sua Tese ou Ponto de Vista sobre o tema; Dois para o Desenvolvimento, para você apresentar seus dados e argumentos; E um parágrafo para a Conclusão, onde você apresenta a Proposta de Intervenção.

O Blog do Enem pesquisou para você os primeiros textos que já foram divulgados com as Redações nota 1000 do Enem 2020. Até agora temos sete campeãs na lista da nota máxima.

Veja Redações nota 1000 da Isabella Sampaio, da  Maria Júlia Passos, da Raíssa Picolli Fontoura, da Isabella Gadelha,  da Júlia Vieira, da Aline Soares, e do Francisco Matheus. E acompanhe também as dicas dos professores para você mandar bem na redação do próximo Enem.

Isabella Sampaio – Redação Enem nota mil

O filme “Coração da Loucura” – que narra a história da psiquiatra Nise da Silveira – retrata a desumanização sofrida pelos indivíduos que possuem psicopatologias, o que dificulta a realização de tratamento adequado e a inserção social destes. Nesse sentido, a temática da obra está intimamente relacionada à sociedade brasileira atual, visto que o estigma associado às doenças mentais é um problema que restringe a cidadania no país. Com efeito, hão de ser analisadas as causas que corroboram esse grave cenário: a desinformação e a mentalidade social.

Nesse viés, é necessário pontuar que a falta de informação acerca das doenças mentais precisa ser superada. A esse respeito, o jornalista André Trigueiro, em seu livro “Viver é a Melhor Opção”, afirma que parte expressiva dos cidadãos portadores de alguma disfunção mental possui dificuldade em viver de forma mais saudável devido à falta de conhecimento sobre sua condição. Sob essa perspectiva, constata-se que grande parta dos brasileiros desconhece a diferença entre tristeza e depressão ou entre ansiedade e estresse, por exemplo – tal como denunciado por André Trigueiro.

Dessa forma, embora a psiquiatria e a psicologia tenham avançado no que diz respeito ao controle dos sintomas das psicopatologias, o fato de esse tema ser silenciado impede que muitos tenham acesso à saúde mental e faz com que o sofrimento psíquico seja reduzido a uma “frescura” ou sentimento passageiro. Assim, enquanto a desinformação se mantiver, o Brasil permanecerá distante da inclusão dessa parcela da sociedade.

Ademais, a mentalidade social preconceituosa existente no território nacional dificulta a superação dos estigmas no que tange às disfunções mentais. Nesse cenário, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na sociedade brasileira – que tende a priorizar ideias particulares em detrimento do bem estar coletivo.

Desse modo, observa-se que as doenças mentais são frequentemente associadas à incapacidade ou fraqueza por destoarem do ideal inalcançável de perfeição cultivado no ideário nacional, o que faz com que mutos cidadãos sejam alvo de preconceito e exclusão, fatos que demonstram o egoísmo ainda presente na mentalidade brasileira. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil: fator imprescindível na construção de uma sociedade igualitária e democrática.

Portanto, o Ministério da Educação deve promover a informação segura a respeito das doenças mentais desde os primeiros anos da vida escolar por meio da adição de uma disciplina de saúde mental à Base Nacional Curricular, além de realizar campanhas informativas na mídia, visando à plena educação psicossocial da população. Somado a isso, o Ministério da Saúde pode dirimir o preconceito por intermédio da divulgação de vídeos em suas redes sociais que contem a história de portadores de doenças mentais – ressaltando a necessidade de desenvolver a empatia e o respeito – a fim de que a sociedade seja mais democrática e inclusiva. Com essas medidas, “Coração da Loucura” será apenas um retrato passado do Brasil, que será socialmente justo e promoverá de forma efetiva a saúde mental de seus cidadãos.

Viu só que show de texto bem escrito? Além de caprichar no Português a Isabella Sampaio também mandou muito bem nos critérios de Coesão e Coerência. Confira agora um resumo com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, para você também gabaritar neste critério.

Dicas de Coesão e Coerência na Redação Enem

Agora, veja o texto premiado da Maria Júlia Passos, que também mandou muito bem, e conquistou a Redação Enem nota mil!

2 – Redação Enem nota mil – Maria Júlia Passos

A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena. Nesse livro, os pacientes são tratados por meio de métodos arcaicos e invasivos, desde agressões psicológicas até choques elétricos, demonstrando a violência sofrida por indivíduos portadores de transtornos psíquicos. Assim, além de expor os abusos do sistema de saúde da época, o texto também é atual, uma vez que o preconceito e a omissão estatal perpetuam o estigma associado às doenças mentais no Brasil. 

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, mesmo que diversos estudos atuais demonstrem a relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença.

Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. De acordo com a escritora nigeriana Chimamanda Adichie, a rotulação de grupos sociais através de uma característica marcante é responsável pela criação de histórias únicas, as quais são repletas de preconceitos. Nesse viés, ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.

Ademais, a ausência de compromisso do Estado para com a saúde mental dos cidadãos é outro ponto que fomenta o estigma criado sobre o problema. De certo, a falta de incentivos financeiros na área da psiquiatria e na acessibilidade é a realidade enfrentada no país, resultando nos diagnósticos tardios e na exclusão de uma parcela significativa da sociedade que necessita de cuidados especiais. Segundo o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros para todos os setores, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos e o acesso a uma vida digna. Sob essa óptica, torna-se evidente que o Brasil não é um exemplo dessa ética do pensador inglês, visto que negligencia a saúde mental dos brasileiros ao não investir corretamente nos setores públicos voltados ao atendimento e ao acolhimento desses indivíduos, submetendo-os a uma notória subcidadania. 

Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar o estigma associado aos transtornos. Destarte, as Secretarias de Educação devem desenvolver projetos educativos, por meio de palestras e de dinâmicas que levem profissionais da saúde mental e pacientes para debaterem sobre o preconceito enfrentado no cotidiano, uma vez que o depoimento individual sensibiliza os estudantes. Isso deve ser feito com a finalidade de ultrapassar os estereótipos prejudiciais. Outrossim, o Ministério da Fazenda deve redistribuir as verbas, principalmente para hospitais públicos e para campanhas de conscientização. Por fim, será possível criar um país mais democrático e longe da realidade retratada por Daniel Arbex.  (Fonte)

Redação nota 1000 em 4 parágrafos

A Maria Júlia organizou muito bem o texto dissertativo-argumentativo dentro dos quatro parágrafos. Ela cumpriu toda a estrutura de Introdução (um parágrafo); Desenvolvimento (dois parágrafos); e da Conclusão (um parágrafo). Parabéns!

Antes de você ler a próxima Redação Nota 1000 aprovada na correção oficial, veja um resumo da professora Tharen Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre como você também pode organizar assim o seu texto e mandar bem na Redação do próximo Enem.

Gostou do resumo da professora Tharen? Muito bom. Assim você já lê a próxima Redação nota 1000 observando os aspectos que o seu texto precisará apresentar para obter uma boa nota também.

Veja redações nota 1000

3 – Isabella Gadelha

Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos. No contexto nacional atual, indivíduos com patologias mentais ainda sofrem com diversos estigmas criados. Isso ocorre, pois faltam informações corretas sobre o assunto e, também, existe uma carência de representatividade desse grupo nas mídias.

Primariamente, vale ressaltar que a ignorância é uma das principais causas da criação de preconceitos contra portadores de doenças psiquiátricas. Sob essa ótica, o pintor holandês Vincent Van Gogh foi alvo de agressões físicas e psicológicas por sofrer de transtornos neurológicos e não possuir o tratamento adequado. O ocorrido com o artista pode ser presenciado no corpo social brasileiro, visto que, apesar de uma parcela significativa da população lidar com alguma patologia mental, ainda são propagadas informações incorretas sobre o tema. Esse processo fortalece a ideia de que integrantes não são capazes de conviver em sociedade, reforçando estigmas antigos e criando novos. Dessa forma, a ignorância contribui para a estigmatização desses indivíduos e prejudica o coletivo.

Ademais, a carência de representatividade nos veículos midiáticos fomenta o preconceito contra pessoas com distúrbios psicológicos. Nesse sentido, a série de televisão da emissora HBO, “Euphoria”, mostra as dificuldades de conviver com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), ilustrado pela protagonista Rue, que possui a doença. A série é um exemplo de representação desse grupo, nas artes, falando sobre a doença de maneira responsável. Contudo, ainda é pouca a representatividade desses indivíduos em livros, filmes e séries, que quando possuem um papel, muitas vezes, são personagens secundários e não há um aprofundamento de sua história. Desse modo, esse processo agrava os esteriótipos contra essas pessoas e afeta sua autoestima, pois eles não se sentem representados.

Portanto, faz-se imprescindível que a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonia social – deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil. (Fonte)
.

Muito bem escrito o texto da paraibana Isabella Gadelha. Ela enriqueceu a redação com uma profusão de citações pertinentes. Mostrou uma especialista com um legado de renome no Brasil (a doutora Nise da Silveira); um caso clássico do mundo das artes plásticas, com o disturbio que afetou a vida do pintor Van Gogh; e ainda citou uma série de TV Contemporânea, também com a trama relacionada ao tema.

Antes de ler o próximo texto nota 1000, confira agora as dicas da professora Daniela Garcia, especialista em Redação no Curso Enem Gratuito, com as dicas para você conquistar os avaliadores logo no começo do seu texto. Veja os três elementos que não podem faltar na elaboração da Introdução da Redação.

As dicas da professora Daniela:

  • Sua introdução da redação do Enem vai precisar ter três elementos: contexto, tema e tese;
  • Contexto: é algo que faz parte desse tema, mas que não aborda a especificidade apresentada pela prova. Ou seja, é algo que perpassa a temática, mas não é ela propriamente dita;
  •  Tema: é o que a própria proposta nos apresenta, a parte principal do enunciado;
  •  Tese: é o que mostrará o posicionamento que você irá defender no decorrer do texto;
  • Aprenda agora com a professora Daniela, e pratique nos seus rascunhos.

4 – Redação Enem nota 1000 – Raíssa Picolli Fontoura

De acordo com o filósofo Platão, a associação entre saúde física e mental seria imprescindível para a manutenção da integridade humana. Nesse contexto, elucida-se a necessidade de maior atenção ao aspecto psicológico, o qual, além de estar suscetível a doenças, também é alvo de estigmatização na sociedade brasileira. Tal discriminação é configurada a partir da carência informacional concatenada à idealização da vida nas redes sociais, o que gera a falta de suporte aos necessitados. Isso mostra que esse revés deve ser solucionado urgentemente.

Sob essa análise, é necessário salientar que fatores relevantes são combinados na estruturação dessa problemática. Dentre eles, destaca-se a ausência de informações precisas e contundentes a respeito das doenças mentais, as quais, muitas vezes, são tratadas com descaso e desrespeito. Essa falta de subsídio informacional é grave, visto que impede que uma grande parcela da população brasileira conheça a seriedade das patologias psicológicas, sendo capaz de comprometer a realização de tratamentos adequados, a redução do sofrimento do paciente e a sua capacidade de recuperação. Somada a isso, a veiculação virtual de uma vida idealizada também contribui para a construção dessa caótica conjuntura, pois é responsável pela crença equivocada de que a existência humana pode ser feita, isto é, livre de obstáculos e transtornos. Esse entendimento falho da realidade fez com que os indivíduos que não se encaixem nos padrões difundidos, em especial no que concerne à saúde mental, sejam vítimas de preconceito e exclusão. Evidencia-se, então, que a carência de conhecimento associado à irrealidade digitalmente disseminada arquitetam esse lastimável panorama.

Consequentemente, tais motivadores geram incontestáveis e sérios efeitos na vida dos indivíduos que sofrem de algum gênero de doença mental. Tendo isso em vista, o acolhimento insuficiente e a falta de tratamento são preocupantes, uma vez que os acometidos precisam de compreensão, respeito e apoio para disporem de mais energia e motivação no enfrentamento dessa situação, além de acompanhamento médico e psicológico também ser essencial para que a pessoa entenda seus sentimentos e organize suas estruturas psicológicas de uma forma mais salutar e emancipadora. O filme “Toc toc” retrata precisamente o processo de cura de um grupo de amigos que são diagnosticados com transtornos de ordem psicológica, revelando que o carinho fraternal e o entendimento mútuo são ferramentas fundamentais no desenvolvimento integral da saúde. Mostra-se, assim, que a estigmatização de doentes mentais produz a escassez de elementos primordiais para que eles possam ser tratados e curados.

Urge, portanto, que o Ministério da Saúde crie uma plataforma, por meio de recursos digitais, que contenha informações a respeito das doenças mentais e que proponha comportamentos e atitudes adequadas a serem adotados durante uma interação com uma pessoa que esteja com alguma patologia do gênero, além de divulgar os sinais mais frequentes relacionados à ausência de saúde psicológica. Essa medida promoverá uma maior rede informacional e propiciará um maior apoio aos necessitados. Ademais, também cabe à sociedade e a mídia elaborar campanhas que preguem a contrariedade ao preconceito no que tange os doentes dessa natureza, o que pode ser efetivado através de mobilizações em redes sociais e por intermédio de programas televisivos com viés informativo. Tal iniciativa é capaz de engajar a população brasileira no combate a esse tipo de discriminação. Com isso, a ideia platônica será convertida em realidade no Brasil.

A Estrutura do texto da Raíssa Picolli Fontoura também utilizou quatro parágrafos. Ela utilizou dois deles para o desenvolvimento, e conseguiu dar uma coesão de continuidade a partir da Introdução. Está de parabéns a Raíssa.

Veja agora com a professora Daniela as dicas essenciais para você também conseguir fazer dois bons parágrafos de  desenvolvimento na redação do próximo Enem. Depois do resumo, veja redações nota 1000 aprovadas no Enem 2020.

O Desenvolvimento da Redação

As dicas da Daniela:

  • Durante o desenvolvimento da redação, é importante perceber que apenas informações sobre o tema não são o suficiente para argumentar.
  • Da mesma forma que somente críticas sem comprovação não cumprem o papel de um texto dissertativo. Logo, é essencial que haja tanto o posicionamento do autor, quanto a corroboração por meio de fatos, dados ou exemplos.
  • O parágrafo do desenvolvimento da redação relaciona-se com o gênero dissertativo por meio de suas três partes:
  • 1 – ✅ Tópico Frasal: introdução da ideia central a ser defendida;
  • 2 – ✅ Comprovação: apresentação de fatos, dados ou exemplos que justifiquem de forma objetiva a crítica inicial;
  • 3 – ✅ Fechamento do parágrafo: finalização do parágrafo que relaciona a informação apresentada ao Tópico Frasal.
  • Agora, é com você para praticar estas dicas nos seus rascunhos.

5 – Redação Enem nota mil – Júlia Vieira

No filme estadunidense “Coringa”, o personagem principal, Arthur Fleck, sofre de um transtorno mental que o faz ter episódios de riso exagerado e descontrolado em público, motivo pelo qual é frequentemente atacado nas ruas. Em consonância com a realidade de Arthur, está a de muitos cidadãos, já que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação desta classe por parcela da população verde-amarela. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida, a fim de que o longa norte-americano não mais reflita o contexto atual da nação.

Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos transtornos da mente, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal neste caso. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país que apresenta o maior número de casos de depressão da América Latina e, mesmo diante desse cenário alarmante, os tratamentos às doenças mentais, quando oferecidos, não são, na maioria das vezes, eficazes. Isso acontece pela falta de investimento público em centros especializados no cuidado para com essas condições. Consequentemente, muitos portadores, sobretudo aqueles de menor renda, não são devidamente tratados, contribuindo para sua progressiva marginalização perante o corpo social. Este quadro de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Desse modo, é imprescindível que, para a refutação da teoria do estudioso polonês, essa problemática seja revertida.

Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão de parte dos civis ao grupo em pauta, uma vez que ambos são impasses para sua completa socialização. Esse preconceito se dá pelos errôneos ideais de felicidade disseminados na sociedade como metas universais. Entretanto, essas concepções segregam os indivíduos entre os “fortes” e os “fracos”, em que tais fracos, geralmente, integram a classe em discussão, dado que não atingem essas metas estabelecidas, como a estabilidade emocional. Por conseguinte, aqueles que não alcançam os objetivos são estigmatizados e excluídos do tecido social. Tal conjuntura segregacionista – os que possuem algum tipo de transtorno, nesse caso — na teia social. Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que o princípio da alemã seja validado no país tupiniquim.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Para isso, compete ao Ministério da Saúde investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos especializados de cuidados, destinando mais medicamentos e contratando, por concursos, mais profissionais da área, como psiquiatras e enfermeiros. Isso deve ser feito por meio de recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União – órgão que opera feitos públicos – com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz. Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento dos vulneráveis. Assim, os ideais inalcançáveis não mais serão instrumentos segregadores e, finalmente, a cotação de Fleck não mais representará a dos brasileiros. (Fonte)
.

6 – Redação Enem nota mil da Aline Soares

O filme O Coringa retrata a história de um homem que possui uma doença mental e, por não possuir atendimento psiquiátrico adequado, ocorre o agravamento do seu quadro clínico. Com essa abordagem, a obra revela a importância da saúde psicológica para um bom convívio social. Hodiernamente, fora da ficção, muitos brasileiros enfrentam situação semelhante, o que colabora para a piora da saúde populacional e para a persistência do estigma relacionado à doença psicológica. Dessa forma, por causa da negligência estatal, além da desinformação populacional, essas consequências se agravam na sociedade brasileira.

Em primeiro lugar, a negligência do Estado, no que tange à saúde mental, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem à assistência psicológica na sociedade contribui para a precariedade desse setor e para a continuidade do estigma envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de possuir tratamento adequado, o que resulta na piora de sua doença mental e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988 determinar como direito fundamental do cidadão brasileiro o acesso à saúde de qualidade, essa lei não é concretizada, pois não há investimentos estatais suficientes nessa área. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.

Nota-se, outrossim, que a desinformação na sociedade é outra problemática em relação ao estigma acerca dos distúrbios mentais. Nesse aspecto, devido à escassez da divulgação de informações nas redes midiáticas sobre a importância da identificação e do tratamento das doenças psicológicas, há a relativização desses quadros clínicos na sociedade. Desse modo, assim como é retratado no filme O Lado Bom da Vida, o qual mostra a dificuldade da inclusão de pessoas com doenças mentais na sociedade, parte da população brasileira enfrenta esse desafio. Com efeito, essa parcela da sociedade fica à margem do convívio social, tendo em vista a prevalência do desrespeito e do preconceito na população. Nesse cenário, faz-se necessário uma mudança na postura das redes midiáticas.

Portanto, vistos os desafios que contribuem para o estigma associado aos tratamentos mentais, é mister uma atuação governamental para combatê-los. Diante disso, o Ministério da Saúde deve intensificar a criação e atendimentos psiquiátricos públicos, com o objetivo de melhorar a saúde mental da população e garantir o sue direito. Para tal, é necessário um direcionamento de verbas para a contratação dos profissionais responsáveis pelo projeto, a fim de proporcionar uma assistência de qualidade para a sociedade. Além disso, o Ministério de Comunicações deve divulgar informações nas redes midiáticas sobre a importância do respeito às pessoas com doenças psicológicas e da identificação precoce desses quadros. Mediante a essas ações concretas, a realidade do filme O Coringa tão somente figurará nas telas dos cinemas.

Parabéns para a Aline, que mandou mesmo muito bem, e merece o lugar de honra na galeria dos campeões da Redação Enem nota mil.

7 – Francisco Mateus – Veja Redação Enem nota mil

A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, no artigo 196, prevê a todos os cidadãos o direito à saúde, e é dever do Estado promovê-la. Entretanto, a não aplicabilidade dos direitos e a desigualdade em conjunto com ausência de informação na esfera da saúde mental, permite entender a falha na Constituição como um desafio a ser enfrentado de maneira mais organizada na sociedade. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis medidas para esse efeito.

Inicialmente, pode-se destacar a não aplicabilidade das garantias asseguradas pela Carta Constitucional como a ocasionadora do impasse. Nesse viés, ratifica-se a tese desenvolvida pelo jornalista Gilberto Dimensteim em seu livro “O Cidadão de Papel”, no qual implica que os direitos dos brasileiros estão denotados apenas no papel, isso é, embora o País apresente um conjunto de garantias bastante consistentes, eles atêm-se, de forma geral ao plano teórico. Nesse raciocínio, a obra faz-se concernente à realidade do Brasil, na qual inúmeras pessoas possuem problemas psíquicos e são estigmatizadas como “loucos” ou “frescuras”, acarretando muitas vezes em enfermidades graves, como a depressão. É, portanto, inaceitável que o Estado e a sociedade não sejam capazes de solucionarem a problemática, para que, consequentemente, todos tenham seus direitos assegurados.

Além disso, destacam-se a desigualdade como a consequência cardial da ineficácia das garantias estabelecidas. Acerca disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que mais de 13 milhões de brasileiros vivem em extrema pobreza sem acesso à saúde. É factual que esses indivíduos detêm uma probabilidade maior de não possuírem meios para informação e acompanhamento adequado à saúde mental, e quiçá encontrando-se à margem da sociedade. Em síntese, torna-se claro, os efeitos maléficos da desigualdade em uma país.

Desse modo, os alarmantes argumentos supracitados mostram a importância de medidas para esse fenômeno. Destarte, o Estado em conjunto com o Ministério da Saúde devem criar projetos de inclusão da saúde mental por meio de ampliações das unidades básicas de saúde e um quadro de profissionais qualificados e bem valorizados em áreas pobres e distantes, além disso promover beneficências para custear os gastos de pessoas que estão em um tratamento psíquico, com o intuito de mudar a realidade de mais de 13 milhões de pessoas. Outrossim, para que isso seja exequível, compete a Receita Federal redirecionar verbas para mudar o quadro preocupante da peça fundamental de uma nação, saúde, a fim de que o artigo 196 não seja axioma a realidade, e sim intrínseco, fazendo-se antagônica à tese do jornalista Gilberto Dimensteim. (Fonte)

Como fazer a redação em uma hora

Você quer mais dicas sobre como elaborar o seu texto? Confira aqui os Elementos da Estrutura da Redação.

Redações com mais de 900 pontos

Veja agora textos fantásticos, de redações muito bem escritas, que passaram dos 900 pontos na correção oficial do Enem 2020.

8 – Redação da Vitória Ferreira – 940 pontos

No século XX, o Brasil vivenciou um episódio conhecido como “Holocausto Brasileiro”. Esse nome foi dado em decorrência do número de mortes ocorridas em um precário hospital psiquiátrico localizado no estado de Minas Gerais. O acontecimento revela o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, e que ainda é evidente após décadas. Logo, o problema em questão vem se acentuando pela discriminação acerca dos transtornos psíquicos, bem como pelos obstáculos para obter ajuda especializada.

Em primeira análise, os rótulos em torno das doenças psiquiátricas são fatores alarmantes no corpo social. Especialistas consideram a depressão como mal do século, entretanto, ainda há um enorme tabu com relação a essas e outras doenças, haja vista o número de indivíduos que afirmam não receber apoio familiar. Assim, nota-se o preconceito em volta das enfermidades desse gênero.

Ademais, a dificuldade de pacientes para adquirir atendimento profissional torna o problema ainda mais grave, distanciando o tema de uma visibilidade séria e informativa. A Constituição Federal assegura aos cidadãos o direito à saúde. Porém, esse direito muitas vezes não é respeitado para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade emocional, revelando as barreiras para obtenção do apoio de profissionais.

Portanto, é necessário que haja atuação governamental a respeito do tema proposto. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as redes de ensino, a promoção de projetos educacionais voltados para a saúde mental. Isso seria feito através de palestras e linhas de apoio, explicando como ocorrem os transtornos emocionais e os meios de adquirir suporte para os alunos e seus familiares. Desse modo seria possível reduzir os estigmas sobre os assunto, gerando informações e acolhimento.

9 – Texto do Agnaldo Alves Xavier – 900 pontos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em seu artigo 2º, assegura a todo indivíduo o direito de não sofrer discriminação. Visto isso, o governo brasileiro, como é membro da ONU (Organização das Nações Unidas), deve buscar garantir tal benefício à população, haja vista que está escrito isso no preâmbulo do documento supracitado. Entretanto, o fato de muitas pessoas terem preconceito para com os deficientes mentais, na sociedade brasileira, demonstra não apenas que o direito mencionado não é efetivo no país, mas também que tal problemática necessita de intervenção governamental, seja por causa da ignorância social, seja por causa da consequência disso.

Nesse contexto, convém salientar a relação entre o estigma da sociedade para com os doentes mentais e a ignorância dessa. Nessa perspectiva, o filme “Coringa”, em uma das cenas, mostra uma situação, no qual o protagonista Coringa, portador de uma doença mental grave, começa a rir de alguns rapazes que estavam praticando bullying com uma garota, os quais após perceberem que o personagem principal estava sorrindo do ocorrido a um longo período de tempo, o que era consequência do problema cerebral que tinha, começaram a atacá-lo verbalmente e fisicamente e, mesmo ele dizendo que as rizadas eram devido a um problema mental que tinha, eles continuaram as agressões. Situações como essa também acontecem fora da ficção, sendo que, segundo o site “Zenklub”, 95% dos brasileiros ignoram as enfermidades mentais, o que é consequência da falta e conhecimento por parte do corpo social.

Como consequência desses problemas, tem-se, muitas vezes, a classificação dos depressivos como inferiores aos demais cidadãos. Nesse sentido, em uma reportagem da “TV Brasil”, uma jovem, portadora de uma doença incapacitante, diz que muitos a tinha como incapaz e mentirosa. Indubitavelmente, esse contexto é lastimável, pois todos os cidadãos são iguais em dignidades e direitos, segundo a DUDH, e uma enfermidade não altera isso.

Nota-se, portanto, que tal realidade necessita de solução, é resultado de preconceito social e que tem efeito negativo. Logo, para atenuar tal problemática, o governo federal, órgão vital da democracia brasileira, deve, por meio de recursos próprios, criar programas de televisão, com especialistas em saúde mental, a fim conscientizar a população sobre o tema debatido e, consequentemente, tornar a DUDH efetiva.

Veja mais Redações nota 1000 em 4 parágrafos. Confira outros textos nota mil:

veja redações nota 1000 em quatro parágrafos

Ler bastante e praticar bastante são segredos básicos para mandar bem no texto dissertativo-argumentativo. Veja redações nota 1000 aqui no Blog do Enem, de todas as edições do Exame. Aprenda com os campeões e com as dicas dos professores.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel