Os Meios de Comunicação no Brasil – Geografia Enem

Confira agora a infraestrutura dos meios de comunicação no Brasil. Rádios, TVs e Internet dependem de torres de transmissão, satélites, cabos e fibras óticas. É geografia Enem:

As informações podem circular por diversos veículos de comunicação: jornais, revistas, rádio, televisão, etc. Alguns deles são muito antigos, como os jornais, que gradativamente se difundiram desde o momento em que Johannes Gutemberg inventou a prensa tipográfica, no século XV.

Porém, o veículo de difusão de informações e de conhecimento que mais tem crescido é a internet, um dos principais símbolos da atual revolução técnico-científica ou informacional. Você sabe quais são as principais maneiras pelas quais nos comunicamos hoje em dia?

Meios de Comunicação no Brasil

Entende as consequências dessas facilidades? Não?! Então vem com a gente e revise a comunicação no Brasil e no Mundo com este post de geografia para o Enem.

Como você sabe, a internet aumentou muito as possibilidades de acesso a diferentes serviços, como troca de e-mails, pesquisa em banco de dados, compra de produtos, e até estudar pela internet, não é mesmo? A internet tornou-se o maior veículo de informação da atualidade, mudando até mesmo as concepções de tempo e espaço.Comunicação no Brasil

De um computador doméstico é possível até pesquisar arquivos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, do Banco Mundial, em Washington, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  no Rio de Janeiro, ou até ler um artigo feito por mim aqui no sul do Brasil, como você está fazendo agora.  Com a internet há possibilidades infinitas de informação contida.

Entretanto, ainda são poucos os que têm acesso a informações disponíveis na rede. Segundo dados do Internet World Stats, em 2016 mais de três bilhões de pessoas estavam conectadas a internet.

É uma quantidade enorme de usuários, mas esse número corresponde a 49,6% da população mundial. Além disso, a maioria dos internautas está fortemente concentrada em países desenvolvidos e em alguns emergentes. A China tem o maior número de pessoas conectadas à internet no mundo (apesar das restrições impostas pelo governo).

Em 2015 o mercado brasileiro era de aproximadamente 180 milhões de acessos de banda larga móvel, o que equivalia a 5,2% do mercado mundial, cujo valor absoluto atingiu 3,459 bilhões de acessos.

Isso colocou o Brasil na 4ª posição global,  como um dos maiores mercados de telecomunicação móvel de dados em valores absolutos, atrás apenas de EUA, China e Japão. Para a banda larga fixa o Brasil fechou 2015 com aproximadamente 25,48 milhões de acessos o que representa 3,2% dos acessos mundiais.

Quer ver mais sobre a trajetória dos meios de comunicação do Brasil? Então assista à esta aula do Curso Enem Gratuito!

Como podemos perceber, do mesmo modo que as redes de transporte e de energia, as redes informacionais são vitais para a interligação do território, pois afetam cada vez mais o funcionamento da economia.

No Brasil, essas redes apresentam assimetria em sua distribuição territorial. A porção mais próxima do litoral persiste com principal eixo de difusão e comunicação do país; nela estão presentes todas as modalidades de redes de transmissão. A transmissão de dados por satélite, por exemplo, é vital para universalização do acesso a meios como a televisão e a telefonia móvel, ou  melhor dizendo , o celular.

O setor da telefonia experimentou forte crescimento a partir da privatização do sistema Telebrás, na década de 1990. A expansão da oferta desse serviço tem sido notável desde então – em particular na telefonia móvel.

A ampliação da oferta dos serviços de telefonia não esconde, porém a desigualdade em seu consumo: a utilização dos serviços de telefonia espelha a disparidade de renda existente no território nacional, uma vez que os estados apresentam distintos níveis nos números que dizem respeito á telefonia fixa móvel.

As regiões norte e  nordeste são as que tem os menores números de usuários de telefones móveis. No Brasil, em 2011, apenas o Maranhão não havia ultrapassado a marca de um celular por habitante.

A internet está mudando comportamentos, como o crescimento do comércio eletrônico, a realização de operações bancárias on-line, a velocidade de transmissão de notícias e informações, está nos ensinando até uma nova maneira de relacionamentos a partir do meio virtual.

Teste seus conhecimentos sobre a Comunicação no Brasil com os exercícios que selecionamos para você:

Exercícios sobre Meios de Comunicação no Brasil

Questão 1

“O que os jornais chamam de Era da Informação nada mais é que o atestado de óbito da cultura de massa — um estilo de vida que surgiu com Gutenberg, no século XV, e foi a tônica da Revolução Industrial. Até hoje você foi obrigado a assistir ao mesmo filme que o vizinho, ler o mesmo jornal que outros 200 mil assinantes, comer o mesmo molho de tomate industrializado e usar uma calça jeans do mesmo modelo do seu amigo de trabalho. Esse tempo está chegando ao fim”.

BARREIRA, W. Era da informação: Tudo ao mesmo tempo agora. Superinteressante. n. 84, set. 1994.

O texto acima, escrito em 1994, realizava uma previsão acerca dos efeitos da Era da Informação na sociedade atual. Nessa perspectiva, as transformações tecnológicas propiciaram:

a) a concessão total de liberdade ao indivíduo

b) o fim da padronização cultural

c) o aumento da interatividade digital

d) a desregulação da moda

e) o declínio das transformações técnicas

Resposta: C

 

Questão 2 – Comunicação

“A tecnologia não é apenas um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.

FORESTI, A. A era digital: apropriação tecnológica e inclusão digital. Oficina da Net, ago. 2013. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br>

A integração da tecnologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:

a) espaço digital

b) espacialidade em rede

c) territórios virtuais

d) meio técnico-científico informacional

e) espaço físico-virtual

Resposta : D

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel