Consulta de vagas no Sisu 2024 está aberta

Realize a consulta de vagas no Sisu 2024 para explorar as mais de 264 mil oportunidades em 127 instituições. Prepare-se para inscrições de 22 a 25 de janeiro e garanta seu acesso ao ensino superior.

A consulta de vagas no Sisu 2024 já está disponível para que os estudantes possam verificar quais são os cursos ofertados pelas instituições públicas de ensino superior participantes dessa edição. De acordo com o MEC, a oferta total é de 264.360 oportunidades em 127 universidades. 

Continue lendo para saber como consultar as vagas disponíveis no programa e planejar a sua estratégia para o início das inscrições.

Calendário do Sisu 2024

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Como consultar as vagas do Sisu 2024?

A consulta de vagas no Sisu 2024 é uma importante ferramenta para a preparação dos candidatos para as inscrições, já que possibilita o conhecimento prévio das oportunidades disponíveis. 

Os estudantes podem pesquisar as opções de cursos por nome, instituições e localização, e, assim, avaliar quais são as melhores opções para a sua inscrição. 

A consulta encerra na véspera da abertura do período de inscrições e pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta clicar em “Consultar ofertas de vagas”.   

Quais universidades participam do Sisu 2024?

O Sisu 2024 terá a participação de 127 instituições de ensino superior. Essa rede proporciona aos candidatos uma variedade de opções e oportunidades para ingresso em cursos superiores.

A lista completa das universidades participantes já foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), com informações detalhadas sobre as vagas e cursos ofertados em cada instituição.

Confira a lista completa em Sisu 2024: vagas e instituições participantes.

Quem pode se inscrever no Sisu 2024

Para participar do Sisu, é preciso cumprir alguns requisitos:

A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Novas regras do Sisu 2024

A edição atual do Sisu apresenta um novo processo seletivo, em edição única. Os candidatos poderão ser selecionados para cursos com início no primeiro ou no segundo semestre de 2024. 

O programa também incorpora as mudanças da nova Lei de Cotas, que determina que estudantes inscritos nessa modalidade serão classificados com base no desempenho no Enem e no perfil socioeconômico indicado durante a inscrição no Sisu, inicialmente na categoria de ampla concorrência. 

Caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão então classificados nas reservas da Lei de Cotas correspondentes ao seu perfil socioeconômico, seguindo o disposto no artigo 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023). 

O objetivo é favorecer pessoas que genuinamente necessitam de medidas compensatórias para o acesso ao ensino superior.

As 127 instituições de ensino superior participantes deverão seguir a distribuição de vagas com base nos percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A oferta de vagas reservadas seguirá a proporção de estudantes provenientes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Do total de vagas – 264.360 para o primeiro e o segundo semestres -, 121.750 serão reservadas para as cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição, somando 141.649. A ampla concorrência contará, portanto, com 122.711 oportunidades.

Para saber mais sobre as novas regras do programa, acesse Mudanças no Sisu 2024: tire todas as suas dúvidas.

Resultado do Enem e notas de corte do Sisu

A divulgação do resultado do Enem 2023 permite aos estudantes analisar as possibilidades de ingresso no ensino superior por meio das notas de corte do Sisu

As informações anunciadas pelo Inep mostram que mais de um milhão de estudantes – 37% dos participantes -, que fizeram o Enem superariam a nota mínima do primeiro grupo de cursos do Sisu 2023, que foi de 20%. 

Em outras palavras, um aluno que obteve 569,62 pontos no Enem teria a chance de se candidatar a mais de 840 cursos disponíveis. 

Simulador do Sisu

Com as notas do Enem em mãos, você já pode começar a preparar a sua estratégia para as inscrições no Sisu 2024

Aproveite as ferramentas disponíveis, como o Simulador do Sisu, que considera as notas de corte finais da disputa mais importante do programa no ano anterior e compara com o seu resultado no exame. Assim, fica mais fácil chegar ao provável cenário das notas de corte da edição deste ano. 

Veja o passo a passo para utilizar a ferramenta: 

A abertura da consulta de vagas no Sisu 2024 é um marco significativo para o ingresso no ensino superior, e traz uma diversidade de opções e oportunidades. Comece hoje mesmo a  planejar o seu futuro! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel