A convocação da lista de espera do Fies 2024/2 começa nesta segunda, 16 de setembro e vai até 29 de outubro. Saiba como acompanhar!
O resultado da lista de espera do Fies 2024/2 começa a ser divulgado nesta segunda-feira, dia 16 de setembro pelas instituições de ensino superior participantes do programa. A relação dos candidatos aprovados poderá ser publicada nos canais oficiais das próprias faculdades até o dia 29 de outubro.
Essa edição do Fundo de Financiamento Estudantil ofertou 70 mil vagas, com cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.
Acompanhe a leitura e saiba como conferir se você está entre os pré-selecionados e o que fazer em seguida para garantir o financiamento dos seus estudos.
Como consultar o resultado da lista de espera do Fies 2024/2
Conforme o Edital, os candidatos que constam na lista de espera do Fies 2024/2 devem acompanhar a pré-seleção na página do programa.
Aqueles que forem chamados precisam complementar sua inscrição para a contratação do financiamento dentro de um prazo de 3 dias úteis, a contar do dia seguinte à convocação.
Caso um candidato pré-selecionado seja reprovado por não formação de turma no período inicial do curso, ele continua concorrendo na lista de espera e pode ser chamado novamente caso haja vaga em alguma de suas outras opções, respeitando a prioridade indicada durante a inscrição.
Além disso, caso este candidato não cumpra os procedimentos exigidos pela CPSA e pelo agente financeiro nos prazos estipulados, sua inscrição será considerada vencida.
Isso permitirá a pré-seleção de outros candidatos na lista de espera, seguindo a modalidade de vaga e ordem de classificação, desde que haja vagas disponíveis no Grupo de Preferência, curso/turno/local de oferta/IES.
Complementação da inscrição no Fies
A complementação da inscrição no Fies é um processo que ocorre após a divulgação dos resultados da lista de espera quando os candidatos que foram pré-selecionados precisam confirmar e fornecer informações adicionais para prosseguir com o pedido de financiamento.
Como fazer a complementação da inscrição no Fies?
Os candidatos pré-selecionados devem acessar o sistema do Fies com suas credenciais para iniciar o processo de complementação de inscrição.
Em seguida, é preciso preencher as informações solicitadas, como detalhes adicionais sobre a situação financeira, escolha de curso e instituição de ensino, entre outros dados que não foram solicitados no momento da inscrição inicial.
Os candidatos podem precisar anexar ou confirmar informações sobre documentos já fornecidos. Isso pode incluir comprovantes de renda, identificação e informações acadêmicas.
Após a complementação da inscrição no sistema, os candidatos devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. A CPSA é responsável por verificar e validar as informações fornecidas.
Uma vez que a complementação de inscrição é aceita e validada pela CPSA, o candidato segue para a etapa de formalização do contrato de financiamento junto ao agente financeiro designado.
Reserva de vagas e Fies Social
O Fies 2024 do 2º semestre passou a oferecer, pela primeira vez, reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de àqueles com deficiência.
Assim como no último semestre, o Fies Social vai reservar 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É importante destacar que o cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital.
No caso dessas pessoas, será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
O Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, retoma o papel social do programa no atendimento às necessidades de estudantes de baixa renda.
Outras opções de bolsas de estudo
Além das bolsas de estudos do governo federal, diversas instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi e a Unicesumar, por exemplo.
As bolsas de estudos têm descontos de 30% a 100%, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014, ou seja, você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto.
Também é possível optar por Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.