Atenção às mudanças nos cronogramas do Sisu e Prouni

A demora para a divulgação da chamada regular trouxe algumas mudanças significativas tanto para o cronograma do Sisu quanto do Prouni. É importante ficar atento às novas datas para não perder nenhum prazo. Confira mais informações!

Devido à instabilidade no sistema de inscrição que levou ao atraso na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada, o MEC fez algumas mudanças importantes  nos cronogramas do Sisu e do Prouni. 

É preciso ficar atento às novas datas para não correr o risco de perder prazos e, com isso, a chance de conquistar uma vaga nas universidades federais ou as bolsas de estudos parciais e integrais nas faculdades privadas, oferecidas pelos dois programas. 

Confira como ficaram os calendários e organize a sua estratégia!

Quais são as mudanças nos cronogramas do Sisu e Prouni?

As alterações que foram realizadas pelo MEC nos cronogramas do Sisu e Prouni compreendem a ampliação do prazo para as inscrições do Programa Universidade Para Todos para o dia 2 de fevereiro, e o início das matrículas no Sistema de Seleção Unificada, no mesmo dia. 

Veja os dois calendários atualizados e completos: 

Cronograma do Sisu 2024

  • Resultado da chamada regular: 31 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 2 a 7 de fevereiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 31 de janeiro a 7 de fevereiro
  • Convocação dos selecionados na lista de espera: a partir de 16 de fevereiro

Como participar da lista de espera do Sisu

Se você não foi selecionado na chamada regular, pode tentar uma vaga pela lista de espera do programa, que já está aberta. 

Para isso, basta manifestar interesse no período de 31 de janeiro até 7 de fevereiro. Veja o passo a passo:

  • Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
  • Na próxima página, selecione “Entrar com Gov.br” e faça login com a sua conta;
  • Depois de logado, clique em “Participar da lista de espera na x opção”. Você pode escolher tanto a sua primeira opção de curso quanto a segunda.
  • Caso mude de ideia, basta clicar em “Retirar participação da lista de espera”.

Lembre-se de aguardar a mensagem de confirmação do sistema para se certificar que a sua manifestação foi concluída antes de sair da página. Em caso de dúvidas, entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 61 61 61. 

Cronograma do Prouni 2024

  • Consulta de bolsas: 19 de janeiro
  • Inscrições: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
  • Resultado da 1ª chamada: 6 de fevereiro
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 6 a 20 de fevereiro
  • Resultado da 2ª chamada: 27 de fevereiro 
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 27 de fevereiro a 7 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 14 e 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Comprovação de informações da lista de espera: 19 a 27 de março

Como se inscrever no Prouni? 

As inscrições do Prouni 2024/1 são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Você pode selecionar até duas opções de instituição, local, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

Veja o passo a passo completo para fazer a sua inscrição:

1º passo: acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em “Inscreva-se”. 

2º passo: o portal vai direcionar você para o Sistema Prouni (SisProuni). Nesta tela, clique em “ENTRAR COM GOV.BR”. Caso ainda não tenha cadastro, será necessário se inscrever. Se precisar de mais informações, vá em “Clique aqui para saber como acessar”. 

3º passo: no portal gov.br, faça o login com o CPF e a senha cadastrados. 

4º passo: assim que você fizer o login no Prouni, o sistema recupera, automaticamente, suas notas nas edições do Enem válidas para o processo seletivo, ou seja – 2022 e 2023. Então, basta preencher os campos com os dados cadastrais e informar e-mail e telefone de contato válidos. 

5º passo: no fim da tela, confira a documentação exigida e confirme que está de acordo, depois clique em “Salvar e prosseguir”. 

6º passo: responda ao questionário referente às informações sobre:

  • raça/cor; 
  • se é pessoa com deficiência; 
  • escolaridade;
  • escola em que cursou o ensino médio;
  • se é professor da rede pública de ensino;
  • se tem vínculo acadêmico. 

No fim desta tela, marque o campo de preenchimento da declaração de confirmação dos dados declarados. 

7º passo: esta etapa exige informações sobre as pessoas que integram o seu grupo familiar, a renda delas e a sua renda bruta mensal

8º passo: agora, é a hora de selecionar os cursos em que deseja concorrer, pela ordem de preferência. 

Você pode escolher até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

É importante ficar atento à comprovação de renda exigida na hora da matrícula na instituição de ensino. Caso você tenha informado renda que ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio, só serão apresentados no sistema os cursos e as instituições que oferecem bolsas parciais.

Por último, o MEC vai fornecer um relatório dos dados preenchidos no Sistema. Depois de confirmada a inscrição, você precisa acompanhar a sua classificação no Portal Único de Acesso. 

Simulador do Prouni

A Rede Enem oferece o Simulador do Prouni para que você tenha uma estimativa sobre as possibilidades de conquistar a sua bolsa de estudos. 

Basta inserir a sua nota do Enem, escolher o curso e a universidade que deseja e conferir os resultados para embasar a sua estratégia na hora da inscrição. 

Confira também o Guia de Notas de Corte do Prouni.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel