Estudante de baixa renda pode viabilizar seu curso com o FIES

Inscrições abertas para o FIES 2019! Saiba como conseguir um financiamento com juro zero. E fique ligado: o período de inscrições vai até o dia 14 de fevereiro!

Alunos que desejam ingressar em uma universidade particular, ou que já estejam matriculados em uma, podem recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Ministério da Educação.

É o caso de Lidieth Bettina Rodrigues Sanchez, 25 anos. A brasiliense já cursa comunicação social e precisa de um financiamento para continuar estudando. Ela, que já trancou a matrícula uma vez, justamente por não conseguir pagar a mensalidade, vai concorrer agora a uma das 100 mil vagas disponíveis no FIES 2019. O período de inscrições tem início nesta quinta-feira, 7, e se encerra em 14 de fevereiro.

“Quando ingressei na faculdade a mensalidade estava bem pesada e recorri ao FIES. Infelizmente não deu certo, porque o banco, à época, pediu dois fiadores. Acabei trancando a matrícula”, conta Lidieth. Mas ela não desistiu, retomou o curso e, neste ano, pretende procurar o programa mais uma vez. “Quando tentamos concluir a faculdade, a renda não é suficiente, mesmo fazendo um estágio na área. Muitos trabalham só para pagar a mensalidade. Com o FIES, o estudante pode tirar um peso enorme das costas”, ressalta.

O FIES se destina a financiar cursos superiores não gratuitos e oferece diferentes modalidades, de acordo com a renda familiar. Além das 100 mil vagas, para alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos, o programa destina aproximadamente 450 mil vagas ao P-Fies para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda cinco salários mínimos.

Qualquer estudante que tenha feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 pode requerer o financiamento, desde que tenha feito, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do exame e não tenha zerado a redação. Em 2019, os interessados em obter financiamento estudantil pelo FIES podem contar com a garantia de percentual de financiamento mínimo de 50% do curso escolhido, desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre.

Passo a passo

O aluno que fez o Enem e atende aos pré-requisitos precisa acessar a página oficial do FIES entre os dias 7 e 14 de fevereiro e fazer o cadastro, informando o número de CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Ele receberá no e-mail informado o link para ativação do cadastro. Uma vez ativado o cadastro, o aluno deve acessar o sistema, preencher os dados requeridos e indicar até 3 opções de cursos dentre aqueles disponíveis.

Em 25 de fevereiro, será divulgado o resultado dos candidatos pré-selecionados nas modalidades FIES e P-Fies.

Os estudantes pré-selecionados na modalidade FIES deverão acessar o sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março, e realizar a complementação das informações, com os dados necessários para a contratação do financiamento estudantil.

Após a complementação das informações, o estudante terá cinco dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição na qual foi pré-selecionado. A partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA, o aluno deve se dirigir ao banco para contratação do financiamento. No caso do FIES, somente a Caixa Econômica Federal está apta a formalizar o financiamento.

No P-Fies, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à CPSA da instituição para validação das informações prestadas na inscrição. Em seguida, deverá formalizar a contratação do financiamento junto às instituições financeiras participantes.

Calendário

As inscrições serão abertas nesta quinta-feira, 7, e vão até o próximo dia 14. O resultado pode ser conferido pelos estudantes a partir de 25 de fevereiro. A complementação da inscrição (modalidade FIES) poderá ser feita de 26 de fevereiro a 7 de março. A convocação dos estudantes em lista de espera ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 10 de abril.

No caso dos estudantes que tiveram a inscrição postergada para o primeiro semestre de 2019, a complementação das informações deverá ser realizada entre 28 de fevereiro e 11 de março.

recomendações MEC - Guia de Profissões

Fonte: Portal do MEC

Dicas online sobre o FIES 2019

Veja com a diretora de conteúdo do Blog do Enem, e do canal Curso Enem Gratuito, as dicas para você mandar bem na seleção do FIES 2019.

Confira as datas do Fies para o primeiro semestre

  • Início das inscrições: 7 de fevereiro
  • Fim das inscrições: 14 de fevereiro (às 23h59)
  • Resultado da pré-seleção do Fies e P-Fies: 25 de fevereiro
  • Complementação da inscrição: 26 de fevereiro a 7 de março (às 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera do Fies: 27 de fevereiro a 10 de abril (às 23h59)
  • Conclusão da inscrição no Fies Seleção: 28 de fevereiro a 11 de março (às 23h59)

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel