FIES 2019: Inscrições terminam nesta segunda, 1 de julho. Veja como fazer a sua!

Já imaginou conquistar uma vaga com juro zero no financiamento do FIES? Seria tudo de bom. O caminho é conferir as regras de participação, fazer as contas da sua renda familiar mensal per capita e mandar bem na disputa das Notas de Corte. Venha conferir tudo sobre as inscrições do FIES 2019!

Uma vaga pode ser a sua. As inscrições do FIES 2019 do segundo semestre terminam nesta segunda-feira, 1 de julho. Confira as novas regras e veja como fazer sua inscrição.

A dica é passar na peneira inicial dos requisitos e ter uma boa nota para contratar as condições do financiamento estudantil. De preferência com Juro Zero! Veja aqui o Simulador de Notas de Corte do FIES. Confira todas as notas e calcule suas chances.

Requisitos do FIES 2019

  • O candidato deve ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter média de no mínimo 450 pontos nas provas objetivas;
  • Não ter zerado a redação;
  • Para o FIES com juro zero: renda familiar per capita de até 3 salários mínimos;
  • Para o P-Fies (com juros): renda familiar per capita de até 5 salários mínimos;
  • Agora, veja também as Notas de Corte do FIES 

A regra geral do FIES 2019 deixa claro que a modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As instituições de ensino deverão cobrar do aluno a menor mensalidade do curso.

Veja como calcular a Renda Familiar Per Capita

Muita gente perde a chance do FIES só porque erra nas contas ou nem mesmo tenta fazer o cálculo da Renda Familiar Mensal Per Capita. Mas, é simples de fazer. Veja em cinco minutos: Como fazer a conta da Renda Per Capita. Pode ser a sua chance.

P-Fies

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Saiba tudo sobre as inscrições do FIES 2019

O Novo Fies é mais moderno. O Financiamento Estudantil foi dividido em duas modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

A primeira modalidade (Fies) oferta vagas com juro zero, reservadas para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Candidatos incluídos nessa situação começarão a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda; dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

Já o P-Fies vale para os candidatos que comprovarem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Para calcular suas chances, confira as Notas de Corte do FIES para Medicina, Direito, Administração, Engenharias e todos os cursos.

Confira as datas do Fies para o primeiro semestre

  • Fim das inscrições: 1 de julho
  • O resultado das inscrições do Novo Fies requer ainda uma etapa de confirmação de informações dos candidatos nos dias 10 a 12 de julho
  • O resultado das inscrições do P-Fies sai dia 9 de julho.
  • Inscrições no portal FIES Seleção

Dicas para mandar bem no Fies 2019

Veja com a diretora de conteúdo do Blog do Enem, Jade Philippe, como você pode se organizar durante as inscrições do Fies 2019 e durante a etapa de seleção.

Como é a Seleção do FIES 2019

Para poder concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos das inscrições do FIES 2019: ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do FIES Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, fechar a contratação do financiamento.

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.

Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.