Deixe a ansiedade em casa na hora de fazer a prova do Enem

Você fica 'com os nervos à flor da pele' quando precisa fazer provas? - Vamos mudar este jogo. Veja como deixar a Ansiedade de lado. Não deixe que ela atrapalhe seu desempenho no Enem ou no Vestibular. Confira as dicas da psicoterapeuta Myriam Durante.

Na véspera ou mesmo na hora de fazer o Enem ou o vestibular muitos candidatos bombardeiam a si mesmos com perguntas como “será que estou preparado?” ou então “será que estudei o suficiente?”.

Cada um sabe como responder essas perguntas a respeito de si mesmo. Mas, na hora da verdade não adianta nada chorar pelo leite derramado só por que o tempo para se preparar para o Enem ou para o vestibular não terá sido suficiente. Pensar ou se comportar assim só faz aumentar a carga de ansiedade. Não ajuda em nada.

Por isso, ao invés de tentar recuperar o tempo perdido estudando como um(a) louco(a) na véspera das provas, é preciso deixar um tempo também para relaxar um  pouco.  Quer uma dica quente? Veja aqui como ganhar autoconfiança na hora das provas.  medo-e-ansiedade

O candidato que vai para as provas do Enem ou do vestibular carregado de ansiedade pode acabar não tendo um desempenho tão bom quanto o que teria se tivesse calmo e conseguisse pensar com mais clareza.

Por isso, o Blog do Enem traz para você as dicas da psicoterapeuta Myriam Durante, que conversou com a equipe do portal Universia Brasil, e disse que os candidatos precisam:

  1. pensar positivo;
  2. realizar um simples ritual. e
  3. diminuir a ansiedade.
  4. Veja como relaxar, então:

Ainda em casa, o candidato ao Enem ou Vestibular deve se imaginar indo para o exame calmo e tranquilo. Enquanto mentaliza tudo que estudou durante o ano, respire pelo nariz três vezes e junte os dedos indicador e polegar enquanto respira.  adeus-a-ansiedade

Repita essa sequência mais algumas vezes até associar essas atitudes com a sensação de sossego e bem-estar. Assim, durante a prova, quando você se sentir nervoso e atacado pela ansiedade, basta repetir esse pequeno ritual que você logo irá se acalmar e poderá seguir o exame tranquilamente.

A técnica combate a ansiedade

A psicoterapeuta Myriam explica por que uma técnica tão simples é tão eficaz: o aluno coloca na cabeça que, quando juntar os dedos, ele se lembrará de tudo. Não dependerá mais dele, entende? Fica mais fácil, porque passa a depender de outra conexão”.

O que acontece, em outras palavras, é uma transferência de todo o estresse, ansiedade e nervosismo para um simples exercício de respiração e uma pequena atitude. “Então toda aquela dor de barriga, a mão fria, batimento cardíaco acelerado se mantêm em equilíbrio na hora que ele juntar os dedos. Basta ele acreditar”, completa Myriam.

Portanto, confie no conselho da psicoterapeuta e acredite no poder e na influência dos pensamentos. Pense positivo e garanta um bom desempenho no Enem ou no vestibular, e sem a interferência dos nervos à flor da pele. Boa sorte!

Esse post foi escrito com base em um texto elaborado pela equipe do portal Universia Brasil. Você pode acessar o texto original pelo link: noticias.universia.com.br.

 

Categorias: Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel