Dia do Estudante – Participe do debate para saber como se qualificar para ter uma carreira de sucesso

O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto e, para comemorar, o SENAI vai promover uma manhã de debates ao vivo em sua página do Facebook. Participe para receber dicas sobre os caminhos a seguir para ter uma carreira de sucesso!

Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai realizar uma série de bate-papos, em formatos de lives (ao vivo), no Facebook sobre a qualificação necessária para se ter uma carreira de sucesso.

dia do estudante

Os temas que os convidados vão discutir são:

  • Mercado de trabalho: expectativa versus realidade;
  • Educação Profissional e Ensino Superior: diferenças e oportunidades;
  • Carreira: como se preparar para um mercado cada vez mais competitivo?.
Os debates acontecem ao vivo das 10h às 12h45. Durante o bate-papo, os convidados responderão a perguntas dos internautas. Para participar, basta acessar o perfil oficial do SENAI Nacional no Facebook.

1) Conhecer-se

Nada melhor na vida do que o autoconhecimento. Ir se descobrindo aos poucos, de forma natural, é de suma importância para a tomada de todas as suas decisões e, de quebra, te ajudará a entender melhor também as outras pessoas. Nesse processo de autoconhecimento e de olhar para si, você vai sabendo as suas limitações, os seus gostos, e tudo vai ficando mais fácil. Veja aqui como descobrir os seus objetivos pessoais para ajudar na escolha do curso.

Saber certinho o que você quer ser e ter os objetivos pessoais definidos são duas dicas simples e eficazes. Num mundo tão globalizado como o de hoje, acaba sendo comum os seres humanos olharem para tudo, menos para si e os que estão a sua volta todos os dias, talvez por isso muitas decisões têm dado errado.

2) Possibilidades

Nessa etapa de escolher uma profissão, é legal que você leia a respeito das possibilidades. Veja quais são os profissionais que mais chamam a sua atenção, quais você tem curiosidade de saber mais e vá atrás deles!

3) Pontos fracos

Saber quais são os seus pontos fracos, as disciplinas ou assuntos que você não suportaria ter que lidar todos os dias, com certeza ajuda bastante. Afinal, tendo uma lista do que você não quer ou não gosta, a escolha já fica mais fácil, nem que seja por eliminação mesmo. Muita gente escolhe ‘pela onda’, e acaba escolhendo um curso ‘nada a ver’ para os sonhos pessoais.

4) Orientação

Procurar alguém, de preferência um profissional que possa guiar você nesse momento de escolhas, seria o ideal. Essa ajuda é importante, porque clareia a sua visão, tendo em vista a sua pouca experiência. Outro ponto importante, é que, pessoas de fora acabam enxergando coisas diferentes sobre nós mesmos.

5) Calma

Manter a calma é fundamental. Calma em relação ao tempo que você levará para escolher a sua profissão e calma para você se conhecer, amadurecer as ideias. E calma também para o caso de você escolher uma coisa que não te realize, mas que, com certeza, haverá outra oportunidade para que uma nova escolha melhor seja feita para o curso de graduação no vestibular, no Sisu ou no Prouni.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel