Dicas de Concentração e de Estudo para você mandar bem no Enem

Se você quer estudar, mas não consegue prestar atenção nas matérias do Enem, mude sua rotina com as dicas de concentração do Blog do Enem!

Concentração na hora de estudar ou mesmo na hora da prova, pode ser um fator determinante para você aproveitar todo o seu potencial. Não adianta fazer um esquema elaborado de horários de estudo e largar os livros a cada cinco minutos para olhar o Facebook. Já tem pesquisas comprovando que rende menos estudar com as redes sociais incomodando. O Blog do Enem reuniu as melhores dicas de concentração para estudar. Para começar, preste atenção no super combo abaixo, feito pela nossa nova colaboradora Carol Grechi:

Horários e tempo de estudo. Se você tem várias atividades durante o dia, não estipule que deve separar quatro, cinco ou mesmo oito horas de estudo diário, ou você só ficará frustrado e desanimado. Seja realista, encontre um horário confortável para se isolar e ajudar na concentração. Tenha uma agenda, post-its ou um quadro branco para estipular suas tarefas, metas e horários.

Claro, tem que ser comprometido com seus estudos para vencer no Enem. Se, com o tempo, perceber que algo está ficando inviável ou desconfortável, faça alterações até encontrar um equilíbrio. Se você sente que sua concentração rende mais num determinado horário, separe as matérias em que possui mais dificuldade para serem estudadas neste período.

Dica 1 – Veja aqui nove dicas de um professor da USP para organizar os seus estudos: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-organizar-estudos/

Cantinho da inteligência. Separe um local quieto na sua casa, bem iluminado, com uma mesa limpa e organizada (pra não perder 3 horas procurando aquela caneta ou apostila), uma cadeira confortável – mas não muito, pois se aninhar em uma super poltrona ou estudar na cama pode dar sono e acabar com o seu escasso tempo!

Lembre-se de deixar o celular o mais longe possível durante os estudos, se for preciso, desligue, ou prenda ele no banheiro e finja que essa tecnologia ainda não existe. E, você já sabe, nada de Facebook, WhatsApp, ou SMS. Cruel, mas necessário. Isso, logicamente, vale também para o ficar navegando à deriva computador. Só use para estudos adicionais ou pesquisas. Durante o estudo, esqueça as redes sociais e demais aparelhos eletrônicos ao seu redor. Concentre-se no conteúdo e nos exercícios!

Dica 2 – Veja as dicas da psicóloga Fernanda Tagliari para controlar a ansiedade na prova do Enem: https://blogdoenem.com.br/enem-ansiedade-provas/

Você precisa de silêncio. Nem sempre o ambiente colabora com a sua concentração, então seja chato mesmo. Avise as pessoas que moram com você, de que você vai começar a estudar e precisa de silêncio e sossego. Se mesmo assim o barulho da vizinhança entrar pela janela junto com o vento – tente estudar em um local arejado – uma opção pode ser usar fones de ouvidos.

Há opiniões contra e a favor desse método, mas, se você sente que se concentra melhor ouvindo música, opte por alguma que não seja em português. A letra da música pode acabar sendo escrita “sem querer” enquanto você copia um texto, o que seria engraçado, mas nada legal para a sua concentração e estudo. Podendo escolher, opte pelo silêncio. No dia da prova é ele quem estará lhe acompanhando, e não os fones.

Dica 3 – Dez dicas para você relaxar e melhorar o rendimento no Enem:  https://blogdoenem.com.br/enem-2012-10-dicas/

Crie um ritual. Nada de fazer a dança da chuva, ou nesse caso, a dança da memória. Acostume o seu cérebro a fazer algo antes de estudar. Por exemplo, você agendou os estudos para as 14:00h. Quando chegar nesse horário, vá ao banheiro, se alongue, traga um copo d’água e coloque sobre a mesa, feche a porta e prepare-se para começar. Com a repetição, essa sequência de eventos vai ajudando o cérebro no processo de concentração, avisando que os estudos para a prova já vão começar.

Caneta e papel. Escrever à mão ajuda na hora de memorizar a matéria. Cada esforço que seu cérebro faz ao desenhar as letras fica gravado enquanto você repete mentalmente o que está copiando ou anotando. Visualizar a sua própria letra e a forma como você destacou os pontos importantes, também ajuda na memória e na concentração. Sendo assim, evite digitar, força na caneta! E lembre-se de escrever o que lhe chama a atenção! Somente a leitura pode não ser suficiente para a sua memória.

Dica 4 – Já escolheu seu curso? Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões em relação ao mercado de trabalho e valor de salário:  https://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/

O que escrever? Você tem cinco livros sobre química, mas obviamente não vai copiar todos à mão. Pense no seguinte: faça de conta que está preparando uma cola. Preste atenção: é pra FAZER DE CONTA, nada de cola no Enem! Seguindo essa lógica, você precisa reunir as principais informações sobre aquele assunto, de uma forma resumida e direta. Pense que no “faz de conta” você teria pouco tempo para consultá-la e estaria escrita em um espaço pequeno.

Faça pausas. Sim, tem horas em que o cérebro trava e a concentração sai correndo enlouquecida, fugindo de você. Quando este momento chegar, faça uma pausa. Pare, respire fundo, levante, dê uma volta pelo seu cantinho da inteligência e tente associar tudo o que estudou até agora, as matérias que vem a seguir, se você ficou com dúvidas, etc. As pausas são importantes para o cérebro associar as informações, não se culpe por descansar a caneta e olhar por alguns minutos pela janela.

Revise a matéria do dia. Não deixe a matéria acumular. Pode parecer papo de professor, mas é verdade. Por exemplo, se na segunda-feira você estudou na escola (ou no cursinho) sobre a reprodução das vespas africanas, ao chegar em casa, dê uma revisada na matéria que você acabou de ver. Seu cérebro perceberá que aquilo é algo importante e irá fazer uma força extra para memorizar o assunto.

Sozinho, no frio e no vento. Não sejamos tão dramáticos, mas sim, o cérebro é um danado que precisa de solidão para funcionar melhor na hora dos estudos. Estudar em grupo é uma coisa que dificilmente dá certo. Querendo ou não, você está com seus amigos, e logo o assunto vai dispersando e a atenção vai se perdendo em meio às piadas.

Geralmente a pessoa que mais memoriza é aquela que explica a matéria para os outros, se você estiver apenas escutando, a atenção foge mais rápido. Sendo assim, se não tiver nenhum ouvinte voluntário, treine a concentração e explique a matéria em voz alta para você mesmo.

Hora das dúvidas. Não adianta você se matricular em três cursos preparatórios e dormir na metade das aulas. Seu momento de maior concentração e entendimento das matérias é durante o estudo em casa. Use as aulas para tirar dúvidas e entender melhor a matéria.

Concentração e memória. Existem alguns exercícios que podem treinar seu cérebro e ajudar na concentração, como uma academia mental. Podem parecer bobos ou tediosos, mas geram bons resultados e sem muita demora. Se liga:

Bolinha – Pegue uma dessas bolinhas de tênis, ou de borracha, e jogue em algum ponto na parede à sua frente. Repita isso cem vezes, tentando acertar sempre no mesmo ponto.

Escrita – Em uma folha, desenhe o número 0 ou o número 8, em seguida fique refazendo este desenho sem tirar a caneta do papel, como se quisesse reforçar o traço da caneta. Faça isso por 60 segundos. Cuidado com a força! Não vá rasgar o papel e levar uma bronca da mãe por riscar a toalha ou a mesa!

Contar – Conte de 60 até 0, em ordem decrescente (60, 59, 58, 57… etc). Se no meio do caminho se perder ou esquecer onde estava, comece de novo.

Seja persistente, estude com atenção e use as dicas do Blog do Enem para treinar sua memória e concentração, fazendo a prova com tranquilidade e segurança! Bons estudos!

Post produzido por Carol Grechi.

Enem

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel