Dicas de leitura para treinar inglês para Vestibular e Enem

Até hoje não se inventou uma forma melhor de estudo do que começar pela leitura. E isso vale também para o estudo do idioma Inglês. Mas a escolha de um livro deve se basear na sua proficiência, caso contrário você pode se frustrar. Veja abaixo.

Para aprender inglês lendo não é possível começar com livros literários, já que a linguagem utilizada ainda não é dominada pelo aluno de nível básico. Confira as nossas dicas para cada nível de proficiência e aprenda o idioma de uma maneira divertida.

Níveis básicos e pré-intermediários

Leituras em Inglês Muitas editoras lançam livros de acordo com os níveis de proficiência em inglês. Para os níveis básico e pré-intermediário a grande maioria vêm acompanhado de um CD com o áudio completo do texto. Essa é uma ótima opção para quem, além de ampliar o seu vocabulário, deseja praticar um pouco da pronúncia.

Para isso, vá a uma livraria e peça por títulos adaptados por nível. Existem diversos selos que oferecem esses produtos, mas uma dica são os livros da editora Penguin. Alguns títulos encontrados são Five weeks in a Balloon e Journey into the center of the earth, a série com as aventuras de Sherlock Holmes.

Essas obras adaptam a linguagem para um modo mais simplificado. Além disso, no pé das páginas é sempre possível encontrar as traduções de algumas palavras mais desconhecidas, assim como algumas expressões na língua inglesa. De fato uma ótima maneira de aprender a língua e ganhar vocabulário.

Dica 1 – Veja cinco aplicativos gratuitos para você estudar Inglês ou Espanhol para o Vestibular ou Enem: https://blogdoenem.com.br/enem-aplicativos-ingles-espanhol/

Livros de literatura em inglês

Para os alunos que já deixaram o nível pré-intermediário, o mais indicado, mesmo que exija um pouco mais de trabalho, é escolher títulos com seu texto original, ou seja, que não foram adaptados ou modificados para ajudar a compreensão. Esses livros devem ser lidos de maneira sistemática, cerca de três a quatro páginas por dia e com o dicionário ao lado. Hoje em dia, um aliado para procurar o significado das palavras é a internet, que torna a leitura muito mais dinâmica.

Títulos: Aqui estão reunidos alguns clássicos da literatura para que você possa ler e estudar. E lembre-se, é importante que você adquira um ritmo pontuado e contínuo. Não deixe que a leitura pare.

The picture of Dorian Gray – Oscar Wilde;
To kill a Mockingbird – Haper Lee;
Great expectations – Charles Dickens;
1984 – George Orwell;
Alice in wonderland – Lewis Carroll

Leituras em Inglês

Dica 2 – Estudar não precisa ser chato. Aprenda aqui como transformar o estudo em uma rotina mais divertida: https://blogdoenem.com.br/enem-diversao-rotina-estudos/

Victor Barreto se formou em jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Ingles, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano