Vai se inscrever no Sisu 2024? Prepare o seu título de eleitor! 

Para se inscrever no Sisu 2024, é preciso ter o título de eleitor em mãos! Este guia fornece o passo a passo para a emissão online do documento, essencial para a matrícula universitária. Aproveite a praticidade e evite contratempos!

Para os estudantes que pretendem se inscrever no Sisu 2024 a partir desta segunda-feira, dia 22 de janeiro, é importante começar a preparar a documentação do programa. Apresentar o título de eleitor é um dos requisitos para os maiores de 18 anos. 

A boa notícia é que dá para fazer isso sem precisar sair de casa, de forma rápida e gratuita. Basta ter um celular ou computador.

Para não correr o risco de perder o prazo de inscrição, a orientação é fazer a solicitação o quanto antes. Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar! Bora?

Cronograma do Sisu 2024

Confira aqui a lista completa de documentos para efetivar a sua matrícula.

Como tirar o título de eleitor para se inscrever no Sisu?

Existem duas maneiras de solicitar o título de eleitor, pela internet e presencialmente. 

Para emitir o documento eleitoral de forma on-line, faça o seguinte:

Na tela seguinte, na tela “Identificação” – Campo “Título eleitoral”, selecione a opção “NÃO TENHO” somente se nunca tiver tirado o título.

Você vai precisar enviar a documentação: 

  1. Foto segurando um documento: anexe uma foto sua de rosto (selfie) segurando o seu documento de identificação, com o lado da foto para frente.

Não serão aceitas:

  • Foto com óculos escuros, chapéu ou boné;
  • Foto com outras pessoas;
  • Foto cortada, desfocada ou imprópria;
  • Foto de corpo inteiro.
  1. Documento de identificação: cópia digitalizada ou foto de seu documento de identificação. São válidos: 
  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira profissional (OAB, CREA, CRM etc.);
  • Passaporte (somente com filiação).
  1. Comprovante de vínculo residencial, afetivo ou profissional: comprovante de vínculo com o município, emitido no mínimo nos 3 meses anteriores, em nome do solicitante ou de seus pais. Pode ser:
  • Conta de luz, água ou telefone;
  • Envelope de correspondência;
  • Contrato de trabalho;
  • Escritura do imóvel;
  • Título ou boleto de pagamento da mensalidade em clube social.
  1. Certidão de nascimento ou casamento: exigidas apenas para os casos de alteração de nome civil, inclusão ou alteração de filiação. Irão prevalecer no cadastro eleitoral as informações contidas nos documentos mais recentes.
  1. Outros documentos ou comprovantes: declarações ou certidões.

Após preencher o formulário de solicitação e adicionar a documentação necessária, o sistema vai informar um número de protocolo para acompanhar a análise pela Zona Eleitoral. Anote o número ou imprima a tela que for mostrada. 

Acesse o Autoatendimento Eleitoral – Título Net e selecione o botão “Atendimento ao eleitor”. Em seguida, selecione “Acompanhe uma solicitação”.

As solicitações para o primeiro título, transferência e revisão dos dados normalmente são enviados no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, para processamento ou, se for o caso, colocados em diligência pela zona eleitoral responsável.

O Tribunal Superior Eleitoral providencia o processamento da solicitação em prazo não superior a 3 (três) dias úteis, em regra. Somente depois disso é possível acessar o título pelo Portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título com os dados atualizados.

Para obter o documento

Com as informações enviadas e, se não houver nenhuma pendência, você poderá fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS). 

A partir daí, é possível utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel. Caso haja necessidade, também é possível imprimir o título pela internet, por meio da consulta no Título Net.

Quem pode tirar o título?

Pessoas com idade a partir de 15 anos podem tirar o título de eleitor, mas poderão votar somente quando completarem 16 anos de idade. Conforme o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos aos jovens de 16 e 17 anos e aos analfabetos e aos maiores de 70 anos. No entanto, são obrigatórios para cidadãos com idade a partir de 18 anos.

Inclusão

Pessoas travestis e transexuais podem incluir o nome social no documento, conforme solicitação no momento do alistamento eleitoral ou após atualização dos dados cadastrados.

Pronto para fazer o seu título antes de se inscrever no Sisu 2024? Aproveite que é possível fazer tudo online e com mais tranquilidade para ter tempo hábil de tirar o seu! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel