5 dias para o Encceja 2023: dúvidas frequentes

Em 5 dias, acontece o Encceja 2023! Tire dúvidas comuns e encare a prova com segurança. Lembre-se de que a preparação é essencial para a aprovação!

Faltam apenas 5 dias para a realização do Encceja 2023. Mais de um milhão de estudantes farão o exame no próximo domingo, dia 27 de agosto, em todo o Brasil. A expectativa e a preparação estão no ar. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma oportunidade importante para aqueles que buscam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. No entanto, com a proximidade da data, é natural que surjam diversas perguntas sobre o exame.

Por isso, preparamos este conteúdo para esclarecer as dúvidas mais comuns e auxiliar os estudantes a se sentirem mais confiantes e preparados para o Encceja. 

Quando acontece o Encceja 2023?

No domingo, 27 de agosto, as provas do Encceja serão realizadas em todo o Brasil, tanto no período da manhã quanto no período da tarde. 

Abertura e fechamento dos portões

  • Turno matutino (manhã): os portões abrirão às 8h e fecham às 8h45 
  • Turno vespertino (tarde): os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15 

É importante lembrar que o horário oficial a ser seguido é o de Brasília.

Tempo mínimo de permanência 

Tanto de manhã quanto à tarde, você pode sair da sala de prova assim que terminar. Porém, o tempo mínimo para entregar a prova é uma hora após o início dela.

Qual é a duração das provas do Encceja?

Para as provas da manhã, os participantes têm um tempo total de 4 horas. Já para as provas da tarde, o tempo disponível é de 5 horas. 

É importante destacar que os participantes que recebem atendimento especializado específico têm um acréscimo de 1 hora em cada turno.

Qual é o limite de tempo para concluir as provas?

As provas do Encceja estão organizadas da seguinte maneira:

Manhã: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Tarde: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Não existe uma sequência fixa para fazer as provas, o importante é que todas sejam concluídas dentro do período estipulado. Isso significa que você pode escolher com qual dos eixos começar em cada período.

Entretanto, é fundamental administrar cuidadosamente o tempo disponível. Não se esqueça da redação e de transcrever suas respostas para a folha de gabarito no tempo estipulado para cada prova.

Quantas questões tem cada prova? 

O Encceja possui um total de 30 questões por área de conhecimento para o ensino fundamental e para o ensino médio, somando um total de 120 questões para as quatro áreas avaliadas. 

O Encceja tem intervalo? 

Questionamentos a respeito dos intervalos e horários relacionados ao Encceja 2023 também são bastante comuns. 

O único intervalo oficial ocorre das 13h às 15h15, durante o qual os participantes podem sair da sala. Em outros momentos, é permitido sair apenas para beber água ou utilizar o banheiro, sempre acompanhados por um fiscal.

Neste intervalo, os participantes podem deixar o local de prova, inclusive para almoçar. Entretanto, é essencial estar atento ao horário, assegurando o retorno ao local de prova até as 15h15.

Além disso, é permitido consumir alimentos nas salas de aula durante o exame. Sugerimos optar por refeições leves e que não causem muita bagunça ao comer.

Como é calculada a nota do Encceja?

É válido saber que a prova possui questões consideradas “fáceis”, “médias” e “difíceis”, e que a nota do Encceja é calculada baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Nesse sistema, não adianta acertar muitas questões difíceis e errar as fáceis, porque dessa forma o sistema entende que o candidato chutou. Por isso, a dica é: priorize tentar acertar o máximo de questões fáceis e médias na prova.

Caso você tenha ido mal apenas em uma matéria, a boa notícia é que não é necessário fazer a prova inteira de novo no ano que vem, mas somente aquela disciplina em que não atingiu a pontuação mínima. 

Qual é a nota mínima para ser aprovado?

A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos. Assim, para ser aprovado, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10. 

O que levar no dia do Encceja 2023? 

No dia da prova do Encceja 2023, é imprescindível estar bem preparado e levar consigo os itens necessários para garantir uma experiência mais tranquila. 

  • Documento de identificação com foto: é obrigatório ter em mãos um documento de identificação válido, com uma fotografia atualizada, como RG, CNH ou passaporte.
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente: é obrigatória para o preenchimento do cartão de respostas e da folha de redação. Lembre-se de levar uma caneta extra. 
  • Cartão de confirmação de inscrição: embora não seja obrigatório, ter o cartão de confirmação de inscrição pode ser útil para conferir informações importantes.
  • Garrafa transparente e sem rótulo com água: mantenha-se hidratado ao longo do exame.
  • Refeições práticas: leve algo para comer durante o intervalo de almoço e lanches de fácil consumo, preferencialmente algo que não exija muita preparação.

Esses itens garantem que você esteja bem equipado para o Encceja e possa realizar as provas com conforto e eficiência. Sempre verifique as orientações específicas fornecidas pelo órgão responsável e pelo local de aplicação do exame. 

Como saber o local de realização da prova?

O local onde você fará a prova já está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Encceja

Neste documento é possível verificar horários e local de prova, número de inscrição e as principais orientações para a aplicação do exame. Além disso, informa se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado.

É possível alterar o local de prova?

Não é possível alterar a cidade escolhida no momento da inscrição, nem os locais de prova específicos. O Inep define os locais de acordo com a cidade escolhida e essas informações não podem ser modificadas posteriormente.

Como estudar para o Encceja 2023

Com a contagem regressiva de apenas 5 dias para a prova, é fundamental aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para estudar, como o Curso do Encceja Gratuito.

Nessa plataforma, você terá acesso a uma variedade de materiais educativos, como aulas escritas, resumos, videoaulas, e-books e simulados online, todos cuidadosamente elaborados com base nos tópicos mais frequentes do exame.

Além disso, destaca-se o Curso Redação Encceja Começando do Zero, composto por 10 aulas e um e-book complementar, desenvolvido para que você possa dominar a habilidade de escrever um texto dissertativo-argumentativo e alcançar uma pontuação satisfatória.

Aproveite bem o tempo! Acesse agora mesmo e se prepare para o exame. Cada momento de estudo conta para o seu sucesso! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel