A Eletricidade e a Lei de Coulomb: resumo de Física Enem

Os opostos se atraem nas cargas elétricas. Veja porque positivo e negativo se atraem. Mas, negativo repete negativo; e positivo repele positivo. Confira a Eletricidade e a Lei de Coulomb

Eletricidade e a Lei de Coulomb: Você já deve ter ouvido várias vezes a frase “os opostos se atraem”. Esta é uma frase costumeiramente utilizada em nossa cultura para dizer que pessoas que são diferentes em alguns aspectos gostam uma das outras. Será essa afirmação verdadeira?

Contra os ditados populares é melhor você tirar as suas próprias conclusões, mas, na física, temos uma afirmação parecida e você poderá conferir sua veracidade neste post. Revise as leis da eletricidade para arrebentar nas questões de física do Enem e dos vestibulares!

 A Eletricidade e a Lei de Coulomb

Charles François de Cisternay du Fay, químico francês, em 1785 foi quem primeiro denominou a atração e repulsão entre cargas elétricas com a celebre frase:

“Cargas de mesmo nome se repelem, enquanto cargas de nomes opostos se atraem.”

Du Fay, porém, ainda não sabia ainda da existência de carga negativa ou positiva, mesmo fazendo tal afirmação. No entanto, ao realizar experimentos com um dispositivo chamado balança de torção, em 1783, foi  Du Fay quem estabeleceu os fundamentos uma lei para esta suposta atração e repulsão que surgiria dois anos depois: A  Eletricidade e a Lei de Coulomb.

A imagem abaixo é do museu de ciência da Universidade do Porto e é de uma balança de torção.1 Neste experimento duas pequenas esferas eletrizadas interagem mostrando um ângulo de torção.

A balança de torção é constituída de uma barra com duas cargas, uma em cada extremidade e uma barra fixa carregada com duas cargas iguais a da primeira barra. Assim era possível medir o ângulo rotacionado pelas barras horizontais.

Entenda o que é Potência Elétrica

Veja agora como professor Marcelo Alves, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você dominar os conceitos básicos necessários para compreender a Lei de Coulomb e gabaritar Física no Enem.

As dicas do professor Marcelo:

  1. Potência elétrica nada mais é do que a transformação de energia elétrica em algum outro tipo de energia, seja ela energia mecânica (no caso de um ventilador, por exemplo), ou até mesmo uma energia térmica (como no caso dos fornos elétricos). Entã,  potência é uma energia dividida pelo tempo.
  2. Só que agora essa energia é elétrica! E energia elétrica remete a um circuito elétrico.  O que seria uma lâmpada potente? Seria uma lâmpada que consegue iluminar muito bem um ambiente.
  3. Quando o circuito for ligado, uma corrente elétrica vai fluir através do circuito e ao atingir a lâmpada, faz com que ela brilhe emitindo luz. Aqui temos a transformação de energia elétrica em energia luminosa.
  4.  Mas como é que vamos trabalhar com essa potência? A potência é a energia elétrica dividida pelo tempo. A potência elétrica depende da tensão elétrica (da fonte) e da corrente elétrica que se desenvolve no circuito. Veja com as demonstrações na aula acima.

 

A descoberta de Coulomb

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) conseguiu calcular uma determinada constante eletrostática através do experimento e estabelecer a proporcionalidade entre carga, distância e força elétrica.

Ao analisar os resultados obtidos, Coulomb averiguou que as forças eram diretamente proporcionais aos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

A equação da eletricidade e a Lei de Coulomb2

Assim podemos entender a frase de Du Fay de uma maneira mais completa pois se duas cargas Q e q separadas por uma distância d forem iguais, ou seja, se tiverem sinais iguais, estas vão se repelir e se forem diferentes, cargas com sinais diferentes, vão se atrair.3Observe agora com calma a imagem acima, para entender e memorizar os processos de atração e de repulsão das cargas elétricas. É o fundamento da Eletricidade e a Lei de Coulomb.

O Consumo de Energia Elétrica

Confira agora com o professor Rossetto, do Curso Enem Gratuito,  como você ffaz o cálculodo consumo de energia elétrica num determinado circuito.

As dicas do professor Rossetto:

  1. Ao chegar em sua residência, a energia passa por um medidor instalado pela companhia distribuidora. Muitas pessoas chamam o medidor de “relógio”.
  2. Esse medidor  que foi instalado pela companhia de eletricidade de sua cidade tem por objetivo deste aparelho é medir a quantidade de energia elétrica usada em sua residência durante o mês (30 dias).
  3. A medida que aparece nos números no painel deste medidor é dada pelo consumo energia pelos aparelhos elétricos que temos dentro de casa durante o periodo de intervalo entre as medições.
  4. Contudo, como podemos saber qual o consumo de energia de cada aparelho dentro de casa? Nesta aula, o professor Rossetto de explica tudo sobre consumo de energia. Veja acima.

 

Vídeo-Bônus!

Saiba mais sobre a Lei de Coulomb no vídeo do canal Curso Enem Gratuito no YouTube:

 

4

Exercícios sobre a Eletricidade e a Lei de Coulomb

5

6

3. (UDESC) Uma das principais contribuições para os estudos sobre eletricidade foi a da definição precisa da natureza da força elétrica realizada, principalmente, pelos trabalhos de Charles Augustin de Coulomb (1736-1806). Coulomb realizou diversos experimentos para determinar a força elétrica existente entre objetos carregados, resumindo suas conclusões em uma relação que conhecemos atualmente como Lei de Coulomb.

Considerando a Lei de Coulomb, assinale a alternativa correta.

a) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e ao quadrado da distância entre estes corpos.

b) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é inversamente proporcional ao produto das cargas e diretamente proporcional ao quadrado da distância entre estes corpos.

c) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre estes corpos.

d) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional a distância entre estes corpos.

e) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional a distância entre estes corpos e inversamente proporcional ao produto das cargas.

4. (CESGRANRIO) Dois pequenos corpos eletricamente carregados são lentamente afastados um do outro. A intensidade da força de interação (F) varia com a distância (d) entre eles, segundo o gráfico:

7

5. (UEL) A força de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes, que estão a 20 cm uma da outra, é 0,030 N. Esta força aumentará para 0,060 N se a distância entre as cargas for alterada para

a) 5,0 cm

b) 10 cm

c) 14 cm

d) 28 cm

e) 40 cm

Gabarito das questões sobre a Eletricidade e a Lei de Coulomb

1. [A] 2. [B] 3. [C] 4. [C] 5. [C]

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor John Rodnei para o Blog do Enem. John é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Física em escolas e cursos pré-vestibulares da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/john.rodnei/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel