Enem 2012 – Exame serve melhor como avaliação ou processo seletivo?

Revista Veja levanta polêmica a respeito do Enem 2012

De 1998 para cá o Enem mudou bastante sua configuração. O que antes era apenas um dos meios de medir a qualidade da educação brasileira, com o Enem 2012 se consolida como uma espécie de unificador de processos seletivos, mesmo sem mudar sua origem avaliativa. E qual sua opinião? O Enem consegue avaliar e servir de processo seletivo ao mesmo tempo?

Desde 2009, o Enem serve como parte integral ou parcial do vestibular de instituições federais. O Enem 2012 chegou em um momento em que o exame se junta à Lei de Cotas, em uma politica sócio-afirmativa, que visa uma maior igualdade no acesso ao ensino superior. A questão levantada pela Revista Veja diz respeito a essa dualidade: mesmo indo em um caminho tão diverso, o exame acaba  tomando para si duas responsabilidades que não são de sua origem.

Com isso, ao passo que o Enem 2012 traz consigo o mapa das vagas em instituições federais, deve ter o caráter avaliativo e não exclusivo,  para “matar com dois coelhos”: a questão da qualidade e acesso ao ensino superior no país. O Enem 2012 deve ir em caminho contrário às principais críticas destinadas aos clássicos vestibulares. Esses começaram a ser tidos como excludentes, a ponto que deixavam de avaliar e deixavam de lado aqueles candidatos que não conseguiam chegar nas pontuações necessárias.

A questão aqui é analisar o Enem 2012 nesses quesitos: classificatório ou avaliativo? O que o Enem faz de melhor e pior na sua humilde opinião, caro leitor? Deixamos com vocês, mais essa polêmica.

Enem 2012

Dá uma olhada no nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Fonte: Veja Educação.