Enem 2013 e a Biologia – Conheça mais sobre as plantas.

Daí galerinha? Como anda os estudos da biologia? Já ouviram falar do Reino Plantae, as características peculiares do reino e que as plantas podem ser classificadas em diferentes grupos? Vamos então recordar esses detalhes pro ENEM 2013?!?!

A melhor forma de entender a organização do reino vegetal, para o Enem 2013, se dá a partir do conhecimento das características gerais dos organismos que o compõe. Desta forma, o reino das plantas é constituído de organismos:

  1. Pluricelulares: que são formados por mais do que uma célula;
  2. Eucariontes: possuem carioteca individualizando o núcleo celular;
  3. Autótrofos: são os que produzem o próprio alimento;
  4. Fotossintetizantes: organismos capazes de realizar fotossíntese.

Alguns autores defendem a teoria de que os vegetais foram os primeiros a ocupar o ambiente terrestre, há cerca de 500 milhões de anos, devido ao fato de que eles produzem o seu próprio alimento pelo processo da fotossíntese. Assim, eles conseguiram se desenvolver, evoluir e hoje entendemos que é através das plantas que a vida no planeta se mantém.

O ambiente terrestre comparado ao aquático onde algas verdes ancestrais das plantas viviam, oferece aos vegetais vantagens como: maior facilidade na captação da luz, e maior efetividade na troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Visto que esses fatores são importantíssimos no processo da respiração e da fotossíntese.

E qual a constituição das plantas? Quais as suas possíveis estruturas?

Quando pensamos em órgãos animais, logo nos vêm a cabeça, os sistemas: digestivo, respiratório, reprodutor, entre outros., mas no que diz respeito às plantas, tratamos de órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente.

As diferenças nestes órgãos, como também a presença e a ausência deles, entre outras características são empregadas na classificação das plantas para organizá-las em 4 grupos menores.

Sendo assim, pra você Gabaritar no Enem 2013, você tem que saber que existem duas características principais usadas na separação dos 4  grupos de plantas:

  1. As plantas podem ser vasculares ou avasculares, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
  2. E podem possuir ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.

As principais classes ou grupos de plantas são Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, o esquema abaixo vai fazer você entender como elas são classificadas:

Enem 2013

Pra vocês fixarem melhor essas características peculiares de cada grupo e arrasar no Enem 2013, assista a esse vídeo, ele traz macetes que vão facilitar muito na hora da prova!!!

Galerinha depois de anotadas todas as informações aqui do site do Blog do Enem 2013 vocês não tem como errar as questões referentes ao Reino Plantae na Prova do Enem 2013. Agora é hora de testar seus conhecimentos com os exercícios.

EXERCÍCIOS

1.(UEMG-2008) Na história biológica das plantas, muitos eventos ocorreram durante a seleção para a vida no ambiente terrestre. Sobre esta história, só é CORRETO afirmar que:
a)o desenvolvimento de vasos condutores de seivas é característica das pteridófitas.
b)as primeiras fanerógamas eram dotadas de frutos sem sementes.
c)as gimnospermas foram selecionadas para diversidade de agentes polinizadores.
d)as angiospermas constituíram as primeiras espermáfitas.

2.(UFRN-1998) O aparecimento de sementes e frutos – estruturas que atuam como meios de propagação da espécie – justifica o grande sucesso adaptativo, ao meio terrestre, das plantas do grupo:
a) pteridófitas.
b) gimnospermas.
c) briófitas.
d) angiospermas

3.(FGV – SP-2007) As plantas portadoras de frutos surgiram na Terra depois das coníferas, provavelmente há cerca de 135 milhões de anos. A análise dos fósseis indica que a quantidade de angiospermas foi rapidamente aumentando na Terra, enquanto as gimnospermas foram se tornando menos abundantes. Assim, as coníferas dominaram a paisagem dos ecossistemas terrestres em tempos passados, mas as angiospermas dominam a paisagem atual, com cerca de 250 mil espécies conhecidas. (Paulino, W.R., Biologia Atual). Usando as afirmações do texto e os conhecimentos sobre botânica, pode-se afirmar que:]
a) no período anterior a 135 milhões de anos do presente só havia coníferas e, portanto, não havia plantas com frutos, com flores ou com produção de sementes.
b) ao longo dos últimos 135 milhões de anos, as estruturas flor, fruto e semente surgiram nessa seqüência evolutiva, dando origem às angiospermas, com cerca de 250 mil espécies conhecidas.
c) as coníferas, embora não produzam flores, frutos ou sementes, puderam propagar-se e chegar aos dias atuais graças aos mecanismos de reprodução vegetativa.
d) as coníferas, presentes apenas no registro fóssil, são as ancestrais das atuais gimnospermas e angiospermas.
e) as coníferas, ou gimnospermas, não se extinguiram e constituem-se na vegetação dominante de algumas formações florestais atuais.

RESPOSTAS:
1.Alternativa A. sim pois as briófitas que são suas ancestrais ainda eram avasculares, ou seja, sem vasos condutores de seiva.
2.Alternativa D. frutos e sementes é sempre Angiosperma
3.Alternativa E. sendo ela conhecida como floresta das araucárias, floresta constituída de pinheiros que se destacam no meio das demais árvores, e claro que existe, esta mesma espécie comentada aqui a Araucaria angustifolia é que dá origem ao pinhão.

Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Reino Plantea para o Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Só Biologia, Brasil Escola, Projeto Medicina, Biologia Total.

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Cai no Enem, Ciências da natureza, Enem Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel