Enem 2013 – Dando uma forcinha na temida Matemática

Alunos de São Paulo caem no Ensino Fundamental e melhoram no Ensino Médio. No País, apenas 10% aprendem o básico em Matemática. O que isso pode significar no Enem 2013.

Você está entre os melhores da turma que dão conta do recado, ou precisa de apoio e de reforço para aprender Matemática? Acertar  uma questão a mais faz toda a diferença na hora de conseguir uma vaga pelo Enem 2013, e não dá para se conformar em não aprender.

Cobre da escola e dos professores ensino de maior qualidade em Matemática. Aulas melhores, material didático, listas de exercício, correção dos exercícios e aulas extras para recuperar o conteúdo é o mínimo do mínimo que você merece. É tudo seu direito e obrigação da escola pública ou da particular.

Os números são implacáveis. Os fundamentos da matemática são adquiridos ainda no Ensino Fundamental. É desde lá que se tem que movimentar para tirar o País do atraso. Em São Paulo, por exemplo, no maior Estado em população e indicadores de economia do Brasil, o desempenho dos alunos caiu nos dois ciclos do Ensino Fundamental.

Pelas notas do Saresp (Sistema de Avaliação Escolar do Estado de São Paulo) as médias do 9º ano caíram de 245,2 em 2011 para 242,3 em 2012. A invés de melhorar, está caindo. Cartão vermelho!

No Ensino Médio o indicador está crescendo a passos de tartaruga. De 269,2 pontos em 2009, passou a 269,7 em 2011, chegando a 270,4 em 2012. É pouco. Cartão amarelo!

Na escola pública apenas 5% aprendem o que precisa em Matemática

Ficar acomodado e reclamar que Matemática e mesmo difícil não leva você a lugar nenhum. Quem estuda em escola pública sofre ainda mais. Uma pesquisa do movimento Todos Pela Educação apurou que apenas 5% dos alunos de escola pública aprendem o básico do básico para seguir adiante.

O importante é dominar os fundamentos e conseguir estabelecer relações para a aplicação no cotidiano. A principal meta para matemática no Ensino Médio é que o aluno consiga compreender comportamentos de crescimento ou de decrescimento em funções com representação gráfica, e que entenda o papel das diversas variáveis envolvidas.

Não é o bicho. Se você entende uma tabela de campeonato de futebol, e sabe quais são os fatores que fazem um time subir ou descer, isto é pura matemática.

Conteúdo Gratuito no Blog do Enem

Você vai fazer o Enem 2013? Fique em conexão com o Blog do Enem e curta a Fanpage no Facebook porque a partir de abril você terá conteúdos gratuitos todos os dias para estudar e vencer no Enem 2013. Matemática, então, dia sim, dia não o Blog vai publicar conteúdo novo para você.

Não quer esperar até abril? Melhor ainda. Comece hoje mesmo a estudar com os posts de Matemática já publicados:

Juros Simples e Compostos

Máximo Divisor Comum

Frações

Veja o que mais cai em Matemática

enem 2013

Conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem