Enem – Alunos fogem da Física, Química e Matemática

Cursos tem baixa procura nas universidades nacionais. Faltam professores de exatas nas escolas públicas. Podemos ver o reflexo no Enem?

Enquanto os dados de ingressantes no curso de engenharia são positivos (como o Blog do Enem já postou aqui), outros cursos de graduação apresentam problemas: entre 2010 e 2011, a participação do número de ingressantes nos cursos de física, química e matemática em relação ao total de alunos que entraram nas universidades caiu de 3% para 2,8% (houve crescimento no número absoluto de calouros).

São esses cursos que formam professores para a educação básica, portanto, o problema se reflete nas escolas públicas brasileiras. Essas são as áreas que mais apresentam déficit de professores. O Blog do Enem já falou sobre a falta de professores no Brasil em um post, acesse no link.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou estar atento à questão e que deverá anunciar nos próximos dias um programa de incentivo ao ingresso nos cursos universitários de ciências exatas e biológicas. O objetivo é que haja melhora nas aulas desde o ensino médio, com mais laboratórios, por exemplo, para os alunos serem incentivados antes mesmo do ensino superior.

O diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Cardoso, afirmou que esse cenário causa “muita preocupação”, pois a formação dos estudantes do ensino médio nessas disciplinas é decisiva para o desenvolvimento tecnológico do país.

O ex-reitor da USP Roberto Lobo complementa afirmando que o problema dessas áreas é que os “ensinamentos são abstratos, o aluno fica estudando reações químicas, sem saber muito bem o por quê”. Segundo Roberto, essa é uma dificuldade que acompanha os alunos tanto da educação básica quanto do ensino superior.

Post produzido por Bárbara Cardozo.

Enem

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel