Engenharia naval: tudo sobre a profissão e o mercado de trabalho

A Engenharia Naval existe há milhares de anos. Isso porque grande parte do comércio mundial sempre utilizou rios, mares e oceanos para o transporte de suas mercadorias.

É um meio eficaz e de menor custo para enviar produtos para outros países e continentes. A Engenharia Naval é um dos ramos da engenharia que se dedica às tecnologias de exploração do mar.

Para isso, o engenheiro naval precisa ter sólidos conhecimentos em matemática, mecânica, hidrodinâmica, máquinas marítimas e arquitetura naval.

Engenharia naval: tudo sobre a profissão e o mercado de trabalho  https://blogdoenem.com.br/engenharia-naval-profissao-mercado/

Dica 1: Precisando fazer uma boa revisão de Química para o Enem? Então não deixe de conferir o resumo de Geometria e Polaridade Molecular.
Dica 2: Antes de fazer uma prova é importante entender como ela funciona. Saiba o que são matrizes de referência e guie seus estudos para o Enem.

QUEM É O ENGENHEIRO NAVAL?

É o profissional que está envolvido com todas as etapas da vida dos veículos de transporte marítimo. O engenheiro naval não só cria os projetos de embarcações, mas cuida também da construção, manutenção e reparação de todos os equipamentos, seja de grandes navios ou de barcos pequenos. O profissional é responsável por projetar a estrutura de plataformas de exploração de recursos marítimos, como as plataformas de petróleo.

Neste caso, o engenheiro naval precisa garantir que a exploração seja feita de maneira segura por meio dos aparatos de segurança necessários. Cabe a ele também a construção de guindastes para portos, a criação de tecnologias de proteção contra naufrágios e a administração do tráfego de embarcações. Assim, o engenheiro naval pode atuar em diferentes áreas:

  • Construção naval: atua em projetos e na construção de barcos, navios, lanchas e outros tipos de embarcações. O engenheiro naval é responsável pela manutenção de motores, cascos e sistemas de bordo. Organiza o espaço interior da embarcação e lida com seus comportamentos hidrodinâmicos e hidroestáticos.
  • Gerenciamento de logística fluvial e marinha: organiza todo o tráfego que envolve o transporte de mercadorias em mares ou em rios. Cuida do embarque, desembarque e armazenamento de cargas.
  • Desenvolvimento tecnológico: atua fazendo estudos e pesquisas na área, visando o desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos oceânicos para serem aplicados em projetos de engenharia naval.
  • Engenharia oceânica: realiza projetos de exploração e de produção de petróleo. Para isso, o engenheiro naval projeta, constrói e faz a manutenção de tubulações e plataformas de exploração de recursos como petróleo e gás.

MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, o mercado de trabalho do engenheiro naval ainda é pequeno. O profissional encontrar vagas de emprego em estaleiros navais, empresas de gestão de projeto, consultorias em engenharia, empresas de qualidade e segurança, entre outras. A indústria oferece oportunidades para o engenheiro naval no setor de construção e reparação naval, de pesca e de logística e transporte.

Empresas exploradoras de petróleo também costumam oferecer oportunidades para os engenheiros navais. E não é apenas no setor naval que o profissional pode atuar. Como todo profissional da engenharia, o engenheiro naval está apto a analisar e resolver problemas bastante complexos, permitindo que ele atue em outros ramos da engenharia como a construção civil e automobilística.

Vários estados do país oferecem oportunidades, mas a região amazônica é a mais aquecida para a engenharia naval. Isso se deve ao fato da região utilizar os rios como principal meio de transporte de carga e de pessoas. O salário médio inicial de um engenheiro naval é de R$ 4,5 mil.

Dica 3: As inscrições para o Fies ainda estão abertas! Veja como funciona e como fazer a sua inscrição.

Daniela Yumi é formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Como todo mundo, teve muitas dúvidas na escolha da profissão. Atualmente, mora em São Paulo e trabalha como redatora freelancer. LinkedIn: br.linkedin.com/daniela-yumi-fujiwara/58/424/a38/pt

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel