O MEC mudou as regras do Enem 2017: Provas no domingo, inscrição em maio, e muito mais!

Inscrições Abertas para o Enem 2017 de 8 a 19 de maio. O Edital sai até 10 de abril. As provas agora serão em 'dois domingos', dias 5 e 12 de novembro. E, não tem mais o Resultado Enem por Escolas. Confira as Mudanças do Enem 2017 anunciadas pelo MEC.

Agora é oficial. O Ministério da Educação anunciou as mudanças no Enem 2017: Não tem mais o Resultado por Escolas e nem a Certificação para o Ensino Médio. Confira todas as mudanças:

Para você começar a pegar firme nos estudos para o Enem 2017 não muda nada na sua programação. A única certeza é que você precisa pisar no acelerador para dar conta dos desafios. Confira as principais mudanças no Enem 2017 anunciadas pelo Ministério da Educação para o Enem 2017: Inscrição do Enem 2017

  1. Publicação do Edital do Enem 2017 – Até 10 de abril;
  2. Inscrições – De 8 a 19 de maio;
  3. Data das Provas – 5 e 12 de novembro (aos domingos);
  4. Prova de Redação – Será no 1º dia;
  5. Duração das Provas – 5h30min no 1ºpo dia; 4h30min no 2º dia;
  6. Divulgação do Resultado – 19 de janeiro de 2018;
  7. Provas e Gabarito Identificados – Candidatos receberão cadernos de prova e gabaritos com o nome impresso;
  8. Certificação do Ensino Médio pelo Enem – Não tem mais. Quem busca a ‘conclusão do Ensino Médio’ através de um exame de equivalência ou de suficiência terá que participar do ENCEJA  (Exame Nacional de Certificaçãode Competências de Jovens e Adultos em parcerias com Estados e Municípios);
  9. Pedido de Atendimento Especializado (grávidas, portadores de necessidades especiais, mães amamentando, etc.) – Informação no ato da inscrição;
  10. Isenção da taxa de inscrição: Está mantida para os concluintes do 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Públicas. Para as demais isenções o MEC vai cruzar os dados de cadastro social do NIS (Número de Identificação Social) para confirmar a condição socioeconômica do candidato.A isenção vale também para quem estiver no CadÚnico do Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.  Antes, era por ‘autodeclaração’;
  11. Ausências de quem tem isenção da taxa – Quem faltar em 2017, terá que pagar em 2018, salvo se apresentar atestado médico ou uma outra comprovação que justifique a ausência;
  12. Resultado Enem por Escolas – Não tem mais.
  13. Validade do Enem para os processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies – Não muda nada, continua valendo a nota do Enem para os critérios de nota de corte na disputa de vagas e bolsas de estudo nos programas oficiais.
  14. Treineiros não foram proibidos de participar – O MEC chegou a fazer ameaças neste sentido, mas, nada mudou. Todos podem fazer a prova, observadas as regras de isenção de taxa, agora mais restritas.

Curso Enem Gratuito e Simulados Enem 2017 Online

Agora você pode mandar bem no Enem com apoio dos professores, das aulas e das listas de exercícios do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Enem para você revisar com Planos de Estudo Gratuito e Apostilas Pré-Enem Online gratuitas.  Curso Enem GratuitoE, para completar a sua preparação, o Blog do Enem criou Simulados Pré-Enem Online Gratuitos, com todas as disciplinas que caem nos vestibulares e no Enem. Acesse o Simulado Enem Online Gratuito.

Resultados da Consulta do MEC sobre as mudanças no Enem

O Ministério da Educação confirmou que alcançou 600 mil participantes na Consulta Pública que realizou para calibrar as mudanças do Enem 2017 com os interesses dos participantes.

Na pergunta sobre o formado da prova, se em um dia ou dois, os resultados mostraram que 63,7% dos candidatos preferiram  manter a prova em dois dias. Veja na imagem:mudanças no Enem

 

E, em seguida, com a pergunta consecutiva, sobre realizar as provas no formato anterior, de sábado e domingo, ou domingo e segunda-feira, ou, então, em dois domingos, a proposta mais votada foi a de dois domingos, com  42,30% dos votos. Veja na imagem:

 

Mas, o resultado mais forte da Consulta Pública realizada pelo MEC foi a rejeição dos candidatos para a realização de provas através de computadores. Ficou em 70% a reprovação a esta sugestão. Veja no gráfico:  

 

Qual a sua opinião sobre as Mudanças do Enem 2017?

Registre a sua concordância ou discordância nos comentários da fanpage da Rede Enem no Facebook, e compartilhe com a galera: https://www.facebook.com/redeenem

Veja o Resultado da Enquete sobre propostas de Mudanças apresentadas pelo Blog do Enem

As equipes do Blog do Enem e da fanpage Rede Enem elaboraram de maneira independente uma série de questões abordando sugestões para melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio e no uso dos resultados apurados. A enquete foi realizada pela fanpage Rede Enem e pelo Blog do Enem teve 49.359 votos confirmados, com participantes de todo o país. A Enquete foi  uma contribuição na discussão sobre a melhoria do Enem.

Os resultados mostraram apoio dos participantes para:

  1. Diminuir o número de questões;
  2. Criar simulados online gratuitos;
  3. Punições mais rápidas na ocorrência de fraudes;
  4. Incluir a cada ano livros de leitura obrigatória no Exame;
  5. Punir ou premiar escolas públicas de acordo com o desempenho;
  6. Criação de blocos de questões vocacionadas com pontuação diferenciada;
  7. Incorporação progressiva de conteúdos da Base Nacional Comum de Conteúdos;
  8. Garantia da participação dos treineiros nas provas (com pagamento de taxa de inscrição);
  9. Manutenção da isenção de taxa para concluintes do 3º ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas;
  10. E, ainda, uma divisão bastante equilibrada nos votos em relação a realizar as provas em apenas um dia; e sobre a forma de elaborar questões que podem representar doutrinação político-ideológica.

Veja todos os resultados:

enquete mudaças no EnemA maior divisão de votos ocorreu na opção de provas em um ou dois dias (formato atual).  23.297 votaram em mudar, enquanto 22.529 disseram não, e 3.533 votos na opção ‘não sei’.  No placar em percentuais, ficaram 47,3% para provas em um dia; 45,7% para ficar como está; e 7% ficaram indecisos.

Menos questões, simulados online e banco de provas são aprovados

A opção de reduzir o número de questões da prova obteve 87,3% dos votos, contra apenas 10,2% para manter como está, e 2,5% de indecisos. A montagem de um banco público de questões para que os candidatos possam ir treinando durante o ano recebeu apoio maciço dos participantes. Foram 46.582 votos a favor, e apenas 2.777 somados os contra e os indecisos. Da mesma forma foi bem votada a opção de criar provas online simuladas, com 32.229 votos a favor; 11.827 votos contra; e, 5.303 votos indecisos.

A coordenadora pedagógica do Blog do Enem, professora Juliana Evelyn Santos, analisou o resultado da Enquete Mudanças no Enem e declarou que, de fato, os candidatos passam por momentos de longa tensão durante a prova em que não sabem o que é pior, se colocar o cérebro para ler várias vezes um mesmo texto, tentar encontrar uma solução pendente, ou lidar com o incômodo da mesma posição por cinco horas contínuas. E, muitos candidatos acabam por ‘chutar’ ou abandonar uma grande parte das questões. A proposta da professora Juliana seria manter os dois dias de prova, porém com uma redução de 20% na quantidade de questões, o que permitiria a cada candidato maior atenção e tempo de resolução em cada questão.

Apoio para a Base Comum de Conteúdos

Na questão sobre a prova do Enem ir progressivamente incorporando os componentes da Base Nacional Comum Curricular os votantes aprovaram em cheio. Foram 77,5% votando sim, e apenas 14% marcando não, com 8% de indecisos. Ou seja, a proposta de modernização do Ensino Médio está em linha com o pensamento da maioria absoluta dos participantes do Enem. 

A questão sobre as provas do Enem passarem a incorporar blocos de questões por área vocacional ou campo de opção profissional durante o Ensino Médio, valendo pontos diferenciados, também foi aprovada na Enquete. A sugestão foi aprovada por 77,3% dos participantes da Enquete, e recusada por apenas 14,3%, com 8,4% de indecisos. 

Enquete Mudanças no Enem apoia punição e premiação de escolas

A criação de critérios para premiar ou punir escolas públicas que apresentarem melhorias ou declínio continuado nos resultados do Enem durante pelo menos três anos foi um dos temas polêmicos da Enquete. A proposta foi apresentada pelas equipe do Blog do Enem e da fanpage Rede Enem, e obteve aprovação de  57,9% dos participantes. Votaram contra a proposta 25,2%, e outros 16,9% votaram como indecisos.A direção do Blog do Enem comemorou o resultado porque a maioria dos participantes da Enquete Mudanças no Enem demonstrou estar ligada na chave do futuro. Afinal, se uma escola recebe apoio para melhorar e não consegue produzir resultados, quem mais perde são os jovens que ali estiverem matriculados. Este cenário tem que mudar para que todos tenham, de fato, chances equivalentes para vencer na vida através da educação. Os alunos de escolas assim merecem uma chance em escolas melhores.

Treineiros ficam, e pagam a taxa de inscrição

A proibição da participação dos Treineiros chegou a ser considerada pelo MEC em algumas entrevistas, mas depois foi descartada logo em seguida. Se dependesse do resultado da enquete, o ministério nem teria tocado no assunto.  O resultado apontou que 67,3% defenderam os Treineiros no Enem, com 20,2% contra, e 11,5% de indecisos.  E, ainda, 50,9% dos participantes concordaram que os treineiros têm que pagar a taxa de inscrição. Por outro lado, 75% dos votantes defenderam que os concluintes do 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Públicas devem maner a isenção da cobrança da taxa.

Combate às fraudes tem apoio maciço

A pergunta sugerindo maior rigor no combate às fraudes no Enem mostrou apoio em massa para ações mais rápidas e eficazes da polícia e da justiça, com 97,5% de aprovação, contra apenas 1,5% de indecisos, e 1% de votos não. E, sobre acelerar os processos de identificação e de expulsão das universidades públicas de candidatos aprovados em edições anteriores com o uso de fraudes, o apoio de soluções mais rápidas foi de 88,1%. A análise deste resultado pelo diretor do Blog, professor Vianney, é de que os participantes da Enquete Mudanças no Enem estão alinhados com o pensamento dominante na sociedade brasileira de combate mais rápido e eficaz a todos os processos de corrupção.

Aprovada a inclusão de livros de leitura obrigatória no Enem

Os participantes da Enquete Mudanças no Enem votaram a favor da inclusão anual de livros de leitura obrigatória. Podem ser livros de literatura brasileira ou da literatura universal que estejam em domínio público, para que todos os candidatos possam fazer a leitura gratuita.  A opção ‘sim’ recebeu o apoio de 62,5% dos participantes, contra 28,4% de ‘não’, e 9,1% de indecisos. O diretor do Blog do Enem, professor João Vianney, entende que ocorreria uma melhoria significativa no repertório cultural dos candidatos a leitura de pelo menos cinco livros ao longo do ano. Este processo já ocorre em vestibulares qualificados como o da Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo.

A coordenadora pedagógica do Blog do Enem, professora Juliana Evelyn Santos, concorda com os participantes da Enquete Mudanças no Enem sobre a inclusão de livros de literatura como leitura obrigatória para a realização da prova do Enem. A prova de linguagens traz uma grande quantidade de trechos de textos nos enunciados das questões. Por isso, para gabaritar essas questões, é importante que o(a) candidato(a) tenha uma grande facilidade na leitura e interpretação de textos.

É imprescindível, então, dar o suporte aos candidatos com a leitura regular de livros ao longo do Ensino Médio e com exigências específicas no ano de cada prova do Enem. Assim os candidatos podem aprender e treinar para absorver o tema principal, analisar os personagens e a trama, identificar o estilo, e, até, compreender a intenção do autor.

Para ter essas habilidade é necessário que quem preste a prova seja um bom leitor. E, a melhor maneira para treinar bons leitores é incentivar a leitura. Ter livros de leitura obrigatória todo ano poderia, sim,  ser um incentivo, melhorando a capacidade de interpretação dos estudantes.

Divisão sobre a retirada de conteúdos de orientação político-ideológica

O resultado da enquete sobre mudanças no Enem mostrou uma divisão equilibrada entre os votantes na pergunta sobre a retirada ou não de questões com forte orientação político-ideológica nas provas, e vinculadas às linhas de pensamento dos governantes de ocasião.

43,% dos participantes votaram pela retirada de questões com esta característica. Os indecisos foram 12,9%, enquanto 44,1% votaram em deixar a elaboração das provas dentro dos padrões atuais.

Os dados técnicos da Enquete Mudanças no Enem:

O formulário com a enquete da pesquisa foi colocado no ar no dia 5 de dezembro de 2016 às 16 horas e 40 minutos no site do Blog do Enem, e ficou aberto para receber votos até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de fevereiro de 2017.

Neste período o Blog do Enem teve um total de 3.327.648 usuários registrados no sistema Google Analtytics, com 10.169.553 páginas visitadas. Participaram da votação 49.359 usuários. O sistema da Enquete utilizou mecanismo de travamento para proibir a repetição de usuários na votação.

O perfil dos visitantes do Blog do Enem apresenta dispersão nacional proporcional à população de todas as regiões, estados e cidades do país, e têm a seguinte composição de faixas etárias: 69% até 24 anos; 19% de 25 a 34 anos; 6% de 35 a 44 anos; 4% de 45 a 54 anos; e, 2% acima de 55 anos. Em relação ao gênero, 31,4% dos visitantes eram do sexo masculino, e 68,6% do sexo feminino.

A Enquete foi realizada em caráter independente pela fanpage Rede Enem e pelo Blog do Enem. Os resultados apurados foram encaminhados ao Ministério da Educação como uma contribuição às discussões sobre melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio.

O responsável pela elaboração e realização da enquete foi o psicólogo João Vianney Valle dos Santos. Ele é doutor em Ciências Humanas e  mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem Tags:
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel